Usuário(a):Risoumi/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caminhabilidade[editar | editar código-fonte]

Caminhabilidade é a medida que as características de um ambiente urbano favorecem o deslocamento a pé. Essa prática traz benefícios à saúde, ambientais e econômicos.[1] Fatores que influenciam a capacidade de locomoção incluem a presença, ou ausência, e qualidade de trilhas, calçadas ou outros caminhos de direito do pedestre, condições de tráfego e estrada, padrões de uso da terra, acessibilidade a edifícios, e segurança, entre outros.[1] É um conceito importante em design urbano sustentável.

Ainda que de grande importância, esse tema é pouco abordado no meio científico. No entanto, essa situação está mudando aos poucos. De acordo com uma pesquisa, feita por Pitilin, Carvalho e Sanches (2018), no ano de 2007 o número de artigos publicados com esse tema foi 25 e, em apenas 10 anos, multiplicou-se em quase 7 vezes, em 2017 foram publicados 169 artigos.[2]

Definições[editar | editar código-fonte]

É uma medida quantitativa e qualitativa para medir o quão convidativa ou não convidativa uma área pode ser para as pessoas, pedestres.

Outra definição proposta é: “A extensão para qual o ambiente construído é favorável à presença de indivíduos vivendo, comprando, visitando, curtindo ou passando o tempo em uma área.[3] Fatores afetando a caminhabilidade incluem, mas não são limitados por:

  • Conexão com a rua;
  • Frequência e variedade de prédios;
  • Entradas e outras sensações ao longo das fachadas das ruas;
  • Transparência, que inclui quantidade de vidro nas janelas e portas, orientação e proximidade de casas e edifícios para observar a rua;[4]
  • Muitos lugares para ir perto da maioria das casas;
  • Calçadão, como design de ruas que funcionam para as pessoas, não somente carros;
  • Relação da área de varejo.

Maiores fatores infraestruturais para melhorar a caminhabilidade, incluem acesso a transporte público, presença e qualidade de calçadas, amortecedores para o tráfego em movimento (canteiros, estacionamento na rua ou ciclovias) e faixas de pedestres, estética, destinações locais próximas, qualidade do ar, sombra e sol em estações apropriadas e todo tipo de mobiliário urbano, destinado às pessoas caminhando, volume e velocidade do tráfego e condições do vento.[1]

A capacidade de locomoção também é examinada com base no ambiente construído ao redor. Os cinco “D”s da construção de ambiente de Reid Ewing e Robert Cervero - densidade, diversidade, design, destino acessível e distância do trânsito - influencia fortemente a caminhabilidade de uma área. As combinações desses fatores influenciam a decisão de um indivíduo de caminhar.

História[editar | editar código-fonte]

Antes dos carros e bicicletas serem produzidos em massa, andar era o principal meio de transporte. Esse era o único jeito de ir de lugar a lugar por muito tempo na história humana. Na década de 30, o crescimento econômico levou ao aumento da fabricação do automóvel. Carros também tornaram-se mais acessíveis, levando à ascensão do automóvel durante a expansão econômica do Pós-II Guerra Mundial.

Os efeitos prejudiciais das emissões de automóveis logo levaram a preocupação do público com a poluição. Alternativas, incluindo transporte público melhorado e infraestrutura de caminhada, atraíram mais a atenção de planejadores e formuladores de políticas.

Benefícios[editar | editar código-fonte]

Saúde[editar | editar código-fonte]

Verificou-se que os índices de caminhabilidade estão correlacionados com o Índice de Massa Corporal (IMC) e atividade física de populações locais. Atividade física pode prevenir doenças crônicas, como a doença cardiovascular, diabetes, hipertensão, obesidade, depressão, e osteoporose. Assim, por exemplo, um aumento na contagem de caminhada na vizinhança está ligado ao melhor perfil de risco metabólico cardiovascular e diminuição do risco de ataque cardíaco. O Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer e Instituto Americano de Pesquisa do Câncer liberaram um informe de que novos desenvolvimentos deveriam ser criados para encorajar a caminhada, com o fundamento de que andar contribui para a redução de câncer. Uma outra justificação é fundada a partir de motivos evolutivos e filosóficos, alegando que andar é importante para o desenvolvimento cerebral em humanos.

Devido a discrepâncias entre a saúde de moradores em bairros do centro da cidade e bairros suburbanos com medidas de capacidade de locomoção semelhantes, são necessárias mais pesquisas para encontrar fatores adicionais do ambiente construído nos índices de caminhabilidade.

Ambiental[editar | editar código-fonte]

Um dos benefícios mais importantes da caminhabilidade é a diminuição do número de automóveis na comunidade. Emissões de carbono podem ser reduzidas se mais pessoas optarem por andar ao invés de dirigir ou usar transporte público. Os benefícios de menos emissões incluem melhores condições de saúde e qualidade de vida, menos poluição do ar intensa, e menos contribuição para a mudança climática global.

Esta categoria agrupa indicadores relacionados a aspectos ambientais que possam afetar as condições de caminhabilidade de um espaço urbano. Esses indicadores estão relacionados a aspectos de conforto, como sombra e abrigo, e a condições ambientais, como poluição sonora e limpeza urbana.[1]

Econômico[editar | editar código-fonte]

A caminhabilidade também tem muitos benefícios econômicos, incluindo acessibilidade, poupança de custos para ambos o indivíduo e o público, aumentando a eficiência do uso do solo, habitabilidade aumentada, benefícios econômicos de saúde pública melhorada, e desenvolvimento econômico, entre outros. Os benefícios da capacidade de locomoção são melhor garantidos se todo o sistema de corredores públicos é caminhável – não limitados a certas rotas especializadas. Mais calçadas e aumento da caminhabilidade podem promover o turismo e aumentar o valor de propriedades.

Recentemente, a demanda de habitação em um contexto urbano caminhável tem aumentado o termo "Missing Middle Housing" ("Habitação Média Desaparecida"), inventado por Daniel Parolek da Opticos Design, Inc., refere-se à tipos de habitação multi-unidade (como duplex, fourplex, quadra de bangalô e mansão-apartamento não maior que uma casa grande), que são integradas nos bairros mais tranquilos da déc. 40, mas que se tornaram muito menos comuns depois da II Guerra Mundial, daí o termo “missing” (“desaparecida”). Esses tipos de moradias costumam ser integrados em blocos com residências unifamiliares, para fornecer diversas opções de moradias e gerar densidade suficiente para suportar o trânsito e as comodidades comerciais que servem localmente.

O design de ruas com foco automático diminui a caminhada e a necessidade de "olhos na rua”, proporcionado pela presença constante de pessoas em uma área. A capacidade de caminhar aumenta a interação social, mistura de populações, número médio de amigos e associados onde os indivíduos vivem, crime reduzido (com mais pessoas andando e vigiando bairros, espaços abertos e ruas principais), o senso de orgulho e voluntariado.[4]

Fatores socioeconômicos contribuem para a vontade de escolher andar ao invés de dirigir. O percurso a pé é influenciado por renda, idade, raça, etnia, educação e situação familiar.

Medindo a caminhabilidade[editar | editar código-fonte]

Muitas cidades necessitaram adequar a questão da mobilidade urbana, para atender a legislação que trata o tema no Brasil. Para isso, é necessário incentivar práticas urbanas, tais como, o amplo acesso a sistemas de mobilidade não motorizado, como uma alternativa às práticas construtivas mais antigas que favorecem os carros.

Razões para essa mudança incluem uma crença de que a dependência de carros é ecologicamente insustentável, dificultando a mobilidade das cidades. Ambientes orientados para automóveis geram condições perigosas para ambos, motoristas e pedestres.

Uma ferramenta que algumas cidades americanas como Cincinnati, OH, estão implementando para melhorar a caminhabilidade é um tipo de zoneamento chamado de “Form-based coding” (Codificação baseada no formato).

Existem diversas formas de fazer uma comunidade mais caminhável:

  • Calçadas podem ser implementadas onde existem "lacunas na calçada" com prioridade às áreas onde andar é encorajado, como ao redor de escolas ou estações de trânsito. Campanhas como a Atlanta, a rota da Geórgia mais segura para transitar, estão providenciando acesso mais seguro para faixas de pedestre. Quando implementando novas calçadas, há vários fatores a se considerar, como a largura. O “Americans with Disabilities Act” (ADA; Lei dos Americanos Portadores de Deficiência)[5] requer que calçadas tenham pelo menos 5 pés de largura.
  • Obstruções de passagem, como placas de trânsito e postes, podem aumentar a parte caminhável da calçada. Manutenção de qualidade e iluminação adequada das ruas reduz dificuldades, melhora a segurança e encoraja o passeio a pé.
  • Melhorar a segurança da faixa de pedestres também aumenta a capacidade de andar. As extensões do meio-fio diminuem os raios dos cantos do meio-fio nos cruzamentos, acalmam o tráfego e diminuem a distância que os pedestres precisam atravessar. Nas ruas com estacionamento, as extensões do meio-fio permitem que os pedestres vejam melhor o trânsito, onde de outra forma seriam forçados a entrar na rua para ver os carros estacionados no passado. As faixas de pedestres listradas também fornecem travessias mais seguras, porque fornecem melhor visibilidade para motoristas e pedestres.
  • Novas zonas de infra-estrutura e pedestres substituem as estradas para melhor capacidade de locomoção. As cidades realizam projetos de pedestres para melhorar o fluxo de tráfego, fechando o acesso a automóveis e permitindo apenas a passagem de pessoas. Projetos como o High Line e o 606 Trail aumentam a capacidade de locomoção conectando bairros, usando elementos da arquitetura paisagística para criar espaços verdes visualmente estéticos e permitir atividades físicas.
  • Monitorar e melhorar a segurança nos bairros pode tornar a caminhada uma opção mais atraente. A segurança é uma das principais preocupações das crianças ao escolher como ir e vir da escola. Garantir áreas de passeio mais seguras, mantendo os caminhos bem conservados e bem iluminados, pode incentivar a facilidade de locomoção.
  • A acessibilidade aumenta com a densidade. A densidade permite a criação de moradias populares mais próximas do local de trabalho de um indivíduo e de outras necessidades básicas. Isso incentiva as pessoas a andar de um lugar para outro, o que aumenta sua saúde e diminui sua pegada de carbono. Cidades mais densas também criam uma chance maior de criar interações sociais com comunidades e eventos sociais.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d Marquez, Rafaela (2018). «Índice de Caminhabilidade Versão 2.0 – Ferramenta» (PDF). Instituto de Políticas em Transporte e Desenvolvimento. 1 ed. Consultado em 2 de dezembro de 2019 
  2. PITILIN, Taiany Richard; CARVALHO, Camila Umbelino; SANCHES, Suely da Penha (2018). «A CAMINHABILIDADE: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA» (PDF). 32º Congresso de Ensino e Pesquisa em Transporte da ANPET. Consultado em 4 de dezembro de 2019 
  3. Schlindwein, Bruna L.; Bugs, Eduarda K. Trevisan; Schmitz, Anelise (2017). «Importância da caminhabilidade para a sociedade urbana contemporânea». XXVIII CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA. Consultado em 4 de dezembro de 2019 
  4. a b *BARROS, Ana Paula Borba Gonçalves; **MARTÍNEZ, Luis Miguel Garrido; **VIEGAS, José Manuel (2015). «A caminhabilidade sob a ótica das pessoas: o que promove e o que inibe um deslocamento a pé?» (PDF). *Universidade de Brasília e Instituto Superior Técnico; **International Transport Forum. Consultado em 7 de dezembro de 2019 
  5. «Lei dos Americanos Portadores de Deficiência» (PDF). Departamento de Estado dos EUA, Bureau de Programas de Informações Internacionais. 2012. Consultado em 8 de dezembro de 2019