Usuário(a):TopInvestBrasil/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A TopInvest Educação Financeira é uma instituição que oferta cursos preparatórios para certificações financeiras exigidas dentro do mercado financeiro. Ela tem sede na cidade de Caxias do Sul, região nordeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Com seu site e canal no Youtube sendo atualizados constantemente, ela produz um conteúdo gratuito com o intuito de levar conhecimento e educação financeira a todos os brasileiros para que assim possam ter uma condição de vida digna. A TopInvest se tornou uma das referências em simulados para certificações do mercado financeiro nacionalmente.

História[editar | editar código-fonte]

Sonho para realidade[editar | editar código-fonte]

Em 21 de novembro de 2011, Kleber Stumpf, fundador da TopInvest Educação Financeira, tirou seus planos da gaveta e colocou em prática. Trabalhava com contabilidade, mas seu sonho falou mais alto. Investia na Bolsa de Valores desde os seus 16 anos e queria compartilhar as suas experiências e conhecimentos com outras pessoas. Por isso, iniciou o blog e o canal de vídeos no Youtube falando sobre a Bolsa de Valores, depois se direcionando para finanças pessoais e chegando então ao carro-chefe da TopInvest, os cursos preparatórios para as certificações do mercado financeiro nacional.

A oferta de cursos preparatórios para as certificações do mercado financeiro iniciou com os da ANBIMA, depois os da ABECIP e por fim o da ANCORD. Fazendo uma grande parceria com a T2 Educação, uma empresa paulista do ramo, as forças e sonhos se uniram. Cada uma busca os seus objetivos por meio da parceria e o tato que possibilita que esse feito seja alcançado a cada dia mais.

Diante desses cursos, o grande destaque da TopInvest é na área de treinamento para Bancários e Agentes de Investimento. Neste processo, já foram ajudados mais de 12.000 pessoas a progredirem em suas carreiras na área financeira.

Cursos preparatórios[editar | editar código-fonte]

Cursos preparatórios, são cursos que ensinam algum conteúdo e o preparam para alguma prova. Esses cursos podem ser ofertados em formato online (EaD) ou presencial, sempre pondo como objetivo o aluno para entrar no mercado de trabalho ou se qualificar ainda mais em sua profissão. Como premissa, esses cursos enfatizam: a flexibilidade do curso em relação aos horários, a comodidade do aluno, a adaptação das aulas para a rotina do aluno e entre outros pontos. Dessa forma, estes cursos têm o princípio de possibilitar ao aluno uma economia real de tempo e dinheiro.

ANBIMA[editar | editar código-fonte]

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a ANBIMA, é uma instituição que fala em nome de diversas outras, como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras e que possuem entre si o único objetivo de produzir a pluralidade do mercado brasileiro. Criada a partir de uma junção de duas organizações, atua na organização de processos com o compromisso de representar, autorregular, informar e educar dentro do mercado financeiro. Busca sempre alinhar este mercado com instituições fortes, sendo uma empresa que desenvolve o mercado de capitais para que os resultados sejam de evolução econômica e social.

CPA 10[editar | editar código-fonte]

A certificação CPA 10, é uma certificação básica para quem quer ser bancário. Conforme a regulamentação do BACEN e a própria auto regulamentação imposta pela ANBIMA, a certificação é realizada através de uma prova técnica onde são levados em conta os conhecimentos acerca do mercado financeiro em geral, crimes de lavagem de dinheiro e especialmente sobre produtos a serem vendidos pelos próprios profissionais. Tal certificação não possui nenhum requisito acadêmico ou vínculo com uma instituição associada à ANBIMA para o candidato. Para ser aprovado na CPA 10 é necessário um aproveitamento de 70% das questões onde o candidato possui 2 horas para responder 50 das mesmas sobre os conteúdos postos no edital, sendo que a inscrição também é realizada diretamente no site da ANBIMA.

CPA 20[editar | editar código-fonte]

A certificação CPA 20, como a anterior, também é uma certificação básica para quem quer ser bancário, mas principalmente para quem pretende se qualificar na profissão que atua junto ao segmento de alta renda. Conforme a regulamentação do BACEN e a própria auto regulamentação imposta pela ANBIMA, a certificação se dá através de uma prova técnica onde são cobrados conhecimentos sobre o mercado financeiro em geral, crimes de lavagem de dinheiro e acerca de produtos a serem vendidos por estes profissionais. Tal certificação não possui nenhum requisito acadêmico ou exigência de vínculo com a ANBIMA. Para ser aprovado na CPA 20 é obrigatório ter um aproveitamento de 70% das questões onde o candidato possui 2 horas e 30 minutos para responder 60 das mesmas sobre conteúdos postos no edital, sendo que a inscrição também é realizada diretamente no site da ANBIMA. A principal diferença da CPA 10 com a CPA 20 é que ela trabalha com profissionais capacitados a trabalhar no ramo de alta renda como private banking e corporate banking. Porém, uma é substituível da outra, não havendo a necessidade e pré-requisito de realizar a 10 antes da 20, visto que elas possuem praticamente todo o mesmo conteúdo.

CEA[editar | editar código-fonte]

A certificação CEA é uma certificação que qualifica os profissionais que assessoram bancários e gerentes de conta. Conforme a regulamentação do BACEN e a própria auto regulamentação imposta pela ANBIMA, a certificação é realizada através de uma prova técnica onde são levados em conta os conhecimentos acerca do mercado financeiro em geral, crimes de lavagem de dinheiro, particularmente de análise de investimentos e acerca de produtos que estes profissionais utilizam em seu dia-a-dia. Tal certificação não possui nenhum requisito acadêmico ou exigência de vínculo com a ANBIMA. Para ser aprovado na CEA é necessário ter um aproveitamento de 70% das questões onde o candidato possui 3 horas e 30 minutos para responder 70 das mesmas sobre conteúdos conforme programa detalhado pela ANBIMA, sendo que a inscrição é realizada diretamente no site desta. A CEA é um complemento da CPA 10 e CPA 20, isso representa que ela não possui pré-requisito de realização das outras certificações. Logo, ela realiza tudo o que a CPA 10 e 20 te habilitam a fazer, apenas se apresenta com conteúdos mais amplos e de maior escala, por isso é conhecida por possui algo a mais e exigir um pouco mais de conhecimentos, visto que, possui mais matérias obrigatórias.

ABECIP[editar | editar código-fonte]

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, a ABECIP, foi formada em 1967 no I Encontro Nacional das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança, bem como o seu nome, para executar função decisória na estruturação do crédito imobiliário do país. Como representante do setor financeiro de crédito imobiliário compreende instituições integrantes do SFH, do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

CA-300[editar | editar código-fonte]

A certificação CA 300 é uma certificação que qualifica os profissionais da área bancária que pretendem atuar como Correspondentes de Crédito Imobiliário junto à instituições financeiras, normalmente imobiliárias. Conforme a regulamentação da ABECIP a certificação é realizada através de uma prova técnica onde são cobrados os conhecimentos acerca do mercado financeiro e imobiliário. Tal certificação não possui nenhum requisito acadêmico ou exigência de vínculo com uma instituição financeira. O profissional que pretende realizar esta certificação deve ter conhecimentos acerca de como age o Sistema Financeiro Nacional (SFN), os sistemas de financiamento habitacional, como SFH e SFI, sem exceção de princípios básicos de matemática financeira e do Código de Defesa do Consumidor. Para ser aprovado na CA 300 é obrigatório possuir um aproveitamento de 60% das questões onde o candidato possui 1 hora e 30 minutos para responder 30 das mesmas sobre conteúdos postos no edital, sendo que a inscrição é realizada assim que houver o pagamento da taxa.

CA-600[editar | editar código-fonte]

A certificação CA 600 é uma certificação que qualifica os profissionais da área bancária que pretendem atuar na comercialização de produtos de crédito imobiliário e na estruturação de processos financeiros em relação em imóveis. Conforme a regulamentação da ABECIP a certificação é realizada através de uma prova técnica onde são cobrados os mesmos conhecimentos da CA 300 e específicos do mercado imobiliário. Tal certificação não possui nenhum requisito acadêmico ou exigência de vínculo com uma instituição financeira. O profissional que pretende realizar esta certificação deve ter os mesmos conhecimentos da CA 300 buscando proporcionar qualidade ao consumidor e diversos públicos, do mesmo modo como a sua capacidade prática e experiência no mercado de crédito imobiliário. Para ser aprovado na CA 600 é obrigatório possuir um aproveitamento de 70% das questões onde o candidato possui 2 horas para responder 50 das mesmas sobre conteúdos postos no edital, sendo que a inscrição é realizada mediante ao pagamento da taxa.


A CA 600 é equivalente a CA 300, em relação a não possuir pré-requisitos para a realização da prova e obtenção das certificações ou qualificações. Logo, a CA 600 propõe tudo o que a CA 300 habilita a fazer, apenas se apresenta com conteúdos mais amplos e de maior proporção.

ANCORD[editar | editar código-fonte]

A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, a ANCORD, oferece direcionamentos por meio de certificações, credenciamentos e educação constante no desenvolvimento e gerenciamento do mercado financeiro e de capitais. É a mais importante entidade consolidada no país, pois reúne companhias como Corretoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários e de Câmbio, além de, defender os interesses das intermediações de produtos e serviços.

Agente Autônomo de Investimento

Dentro do âmbito da Ancord e de única responsabilidade dela, é realizado a prova de certificação dos Agentes Autônomos de Investimentos ou melhores conhecidos como AAI que podem exercer sua função como (pessoas físicas e jurídicas) e instituições financeiras. Essa prova é obrigatória para quem pretende ser um AAI, onde tem por objetivo captar clientes, entender sobre investimentos e do sistema de negociação, bem como conhecer produtos e serviços de instituições financeiras. Esse profissional é um orientador para as pessoas em relação ao uso do seu dinheiro em investimentos. O profissional AAI é o principal intermédio entre um cliente e as corretoras em uma sociedade simples, onde há gerenciamento por sócios, ou até mesmo em escritórios particulares, porém há sempre a necessidade de ligação com uma corretora. É por isso que esta profissão é conhecida por ser exercida por Pessoa Jurídica, pois há um intermédio entre o AAI e a corretora para quem ele trabalha ou é associado. Para esta prova de certificação é utilizado o padrão da Ancord. E para ser aprovado, o candidato deve ter um aproveitamento de 70% das questões, onde possui 2 horas e 30 minutos para responder 80 das mesmas com acerto mínimo de 56 das perguntas.

A Ancord, além de ser evidência na promoção de atuações que favorecem o crescimento dos negócios de seus componentes, promove frequentemente ações com estratégias, inovações e novos negócios relacionados ao mercado financeiro.

Cursos sobre o mercado de capitais[editar | editar código-fonte]

Com o foco em levar cada vez mais conhecimento sobre educação financeira para todos, a TopInvest desenvolve gradualmente conteúdos e principalmente cursos sobre os mercados de capitais. Produzidos pelo seu idealizador, Kléber Stumpf, o ponto chave destes cursos são relacionados aos mercados de capitais e suas formas de investimentos e maneiras como os consumidores são capazes de realizar o seu próprio enriquecimento de forma inteligente e segura. Estas formas partem de cursos como: Finanças Pessoais, que auxilia na administração de uma vida e um futuro mais tranquilo; Tesouro Direto, que aborda todos os tipos de investimentos possíveis dentro do mercado, tendo uma das melhores carteiras de faturamento pessoal.

Inovação Constante

Além destas opções, também está sendo preparado pela empresa, porém ainda sem data de lançamento definida, o curso CCE - Como Começar a Enriquecer, que visa buscar as principais maneiras de podermos modificar nossa mente com a utilização do termo em inglês mindset, levando em conta a atualização e inovando a maneira da educação financeira. Esse novo conteúdo será especializado em demonstrar amplamente como podemos utilizar o mercado de capitais a favor do enriquecimento próprio na teoria, mas principalmente na prática, visto que, é a partir da preparação da mente que é possível começar a enriquecer. A base de cada curso desenvolvido acerca do mercado de capitais é diretamente para demonstrar dicas de como iniciar e administrar o orçamento de cada um, na prática de fundamentos em questões do dia-a-dia, abordando sempre ideias de planejamento e objetivos financeiros.

Finanças pessoais[editar | editar código-fonte]

Um dos assuntos mais novos dentro do mercado financeiro brasileiro é sobre Finanças Pessoais. Tratada como uma instrução que estuda a execução de conceitos financeiros e empresariais no momento de decisão financeira de um ou de vários indivíduos, frequentemente está ligado a tudo o que se relacione à dinheiro na vida das pessoas, logo, se enfatiza na vida privada, isto é, tudo o que envolve qualquer movimentação financeira desde o movimento de qualquer fonte de renda. As Finanças Pessoais giram em torno de complexos de organização pessoal em Regime de Capitalização Simples e Compostos em mercado financeiro e volatilidade.

Investindo em Bitcoins e Criptomoedas[editar | editar código-fonte]

Cada vez mais presentes dentro do mercado financeiro e do mercado mundial, as digitais criptomoedas já estão presentes neste meio desde os anos 90, porém não obtiveram sucesso, por inúmeros motivos, como a falta de público, confiança ou tecnologia suficiente. Contudo, com a extensa modernização, aumento de inovação e tecnológica, as criptomoedas estão cada vez mais comuns e presentes nas escolhas dos indivíduos. E foi assim que Satoshi Nakamoto, um pseudônimo utilizado por uma ou algumas pessoas que as desenvolveram a Bitcoin. É um tipo de criptomoedas lançada em 2009 e que se desenvolveu ainda mais em meados do ano seguinte, em 2010. Esta moeda surgiu como um produto alternativo e que atualmente ganha cada vez mais força no mercado de dinheiro digital, por ser moedas virtuais têm a capacidade de fundar novos negócios, tecnologias e investimentos. Por ser uma moeda digital criada e mantida eletronicamente não é possível haver controle da mesma, que rodeia os computadores ao redor do mundo. Por consequência disso ela se torna descentralizada e pode realizar diversas transações através do network bitcoin, daí vem a ideia de troca de dados e moedas e não como uma forma exata de investimento, visto que eles são uma aplicação de um recurso para receber um retorno, enquanto as criptomoedas são uma troca de recursos por outro, como comprar dólares.

Tesouro Direto[editar | editar código-fonte]

O Tesouro Direto é uma plataforma para que pessoas físicas possam investir em títulos públicos criada pelo Governo Federal. Quem faz a emissão desses títulos públicos é o Tesouro Nacional, que também realiza a compra, venda e troca de recursos tendo como objetivo financiar a dívida pública, que acontece principalmente pelas saídas de dinheiro do caixa para as área de saúde, educação e infraestrutura, dentre outros gastos do país. Tais títulos exercem função como uma nota promissória em que o responsável por este pagamento é unicamente o próprio Governo. Estes títulos se diferem pelo seu prazo e tipo de remuneração que concedem, sendo que se dividem em duas classes, os Pré-Fixados e os Pós-Fixados. Dentro do Tesouro Direto qualquer pessoa pode investir, por ser títulos públicos, porém é necessário realizar esta ação por meio de um Agente de Custódia registrado na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), como uma corretora de valores, podendo cada indivíduo comprar os títulos em parcelas e não em um todo.

Simulados TopInvest[editar | editar código-fonte]

Os Simulados TopInvest entram de suma importância nos desenvolvimento de estudos específicos dos alunos e beneficiam os mesmos com dicas, vídeos e questões comentadas. Independente de qual a certificação que a pessoa escolher, os Simulados TopInvest são criados para serem parte fundamental da preparação para as provas de certificação. Além de estar disponível em navegador, também está disponível no aplicativo da TopInvest que viabiliza usuários do Android e IOS a criarem seus próprios simulados personalizados. Estes simulados são desenvolvidos especialmente para as certificações de interesse de cada aluno, podendo serem separados por módulos e serem otimizados de acordo com a preferência de cada um, visto que, eles são preparados para a união da teoria com a prática e ser o mais real e semelhante o possível com a prova da certificação. Apresentando maior semelhança, os simulados TopInvest trazem as questões de acordo com o edital de cada certificação e possui conteúdos conforme os percentuais indicados no mesmo.

Ebooks[editar | editar código-fonte]

Os ebooks são uma das ferramentas cada vez mais utilizadas dentro das plataformas de educação utilizadas na TopInvest. Eles são conteúdos criados de forma a serem livros digitais para maiores conhecimentos na área de estudos do mercado financeiro e de investimentos. Os ebooks desenvolvidos nascem a partir da experiência do idealizador, Kléber Stumpf, girando na grande proporção de linha de aprendizagem com o âmbito do saber sobre o enriquecimento pessoal. Estes livros digitais estão cada vez mais presentes na produção de conteúdo da empresa e podem ser encontrados e fornecidos de forma gratuita e também, até o momento, dois pagos que são intitulados: Desmistificando o Tesouro Direto: Um guia do Iniciante ao Avançado em Tesouro Direto, e Tripé das Finanças Pessoais: O sucesso financeiro em três passos simples.