Vila Chã de Sá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portugal Portugal Vila Chã de Sá 
  Freguesia  
Localização
Localização no município de Viseu
Localização no município de Viseu
Localização no município de Viseu
Vila Chã de Sá está localizado em: Portugal Continental
Vila Chã de Sá
Localização de Vila Chã de Sá em Portugal
Coordenadas 40° 36' 35" N 7° 57' 18" O
Município Viseu
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
Área total 8,37 km²
População total (2011) 2 009 hab.
Densidade 240 hab./km²

Vila Chã de Sá é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Viseu. Localiza-se a cerca de 6 quilómetros da cidade de Viseu, capital de concelho e distrito.

Em 2013, no âmbito da Lei n.º 11-A/2013, foi extinta e inserida na União das Freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá, de qual é sede.

Devido à proximidade é grande a evolução económico-social que se tem vindo a assistir nas últimas décadas nesta freguesia, em todos os parâmetros de desenvolvimento.

Existe um livro publicado acerca da história da freguesia, do presente atual e do futuro, com elevado detalhe acerca das riquezas histórico-culturais desta freguesia.

População[editar | editar código-fonte]

População da freguesia de Vila Chã de Sá [1]
1864 1878 1890 1900 1911 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011
721 837 822 869 972 904 1 110 1 159 1 117 1 148 1 104 1 374 1 578 1 798 2 009

Agricultura[editar | editar código-fonte]

A freguesia possui muito terreno arável, mas a maior parte dos terrenos verdes está votada aos matos e bosques, muitas vezes ao abandono. No entanto, muitos dos terrenos ainda cultivados estão dedicados a hortícolas para consumo doméstico, como sejam o feijão e a batata. Durante o verão, muitos dos terrenos são usados no cultivo de milho para alimentação de criações aviárias ou de caráter doméstico.

É terra rica em castanheiros e carvalhos, sendo por isso a produção da castanha uma das atividades agrícolas mais produtivas, a par do azeite e do vinho de excelente qualidade.

Atividades comerciais[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser uma freguesia de reduzida dimensão e relativa proximidade com a cidade de Viseu, Vila Chã de Sá mantém uma atividade comercial ampla e saudável.

Destaca-se a restauração, com pelo menos 3 restaurantes, ao longo da estrada de acesso ao IP3, e cerca de 5 cafés/snack-bars ao longo da povoação. Além de actividades relacionadas com a restauração, Existem Espaços de Venda de Material eléctrico, Material para aproveitamento de energia solar, Aquecimentos Central, Canalização e Piscinas; espaços de venda de churrasqueias, e caravanas de viagem, stands de automóveis, indústrias de madeiras e de construção civil, um consultório dentista e de venda de estanteria para hotelaria, entre outros.

Um dos factos mais interessante é que Vila Chã de Sá possui três supermercados: um tradicional, um mais recente e desde 15 de dezembro de 2011 o Meu Super, uma superfície de média dimensão com produtos Continente e outros, a preços competidores com as grandes superfícies, mas perto de casa. Foi a 3ª loja desta rede a abrir a nível nacional.

Festas e romarias[editar | editar código-fonte]

Nesta freguesia realizam-se diversas festas romeiras, ao longo de todo o ano. O padroeiro é São João Batista, mas regra geral a festa mais celebrada é em honra de São Sebastião, a 20 de janeiro.

Em agosto, usualmente, realiza-se a festa do povo, numa data móvel, e com duração média de 4 a 5 dias. Esta é uma das maiores festas população dos arredores da cidade de Viseu, e sempre uma das mais acorridas e com melhor cartaz. Realiza-se na Pedra D´Águia, localmente conhecida por Campo da Bola.

Jogos Tradicionais[editar | editar código-fonte]

Praticam-se os tradicionais jogos da malha, das damas, sueca, dominó e cantilhos.

Património[editar | editar código-fonte]

Tem como património histórico uma “elegante” Igreja Matriz (Igreja de São João Baptista), o cruzeiro de pedra, a capela de São Sebastião, a capela de São José, o Lugar do Castelo e o Quintal do Fidalgo, a Casa das sete portas, e desde 29 de Junho de 2007 o Museu da Antiguidade, também chamado de Eco-museu ou de Museu Etnográfico de Vila Chã de Sá.

Outros:

  • Ponte romana na Laje do Pincho
  • Penedo do Santo
  • Capela de São Domingos
  • Alguns cruzeiros e que significavam sacrifício de Jesus Cristo a caminho do calvário
  • A Laje do Pincho onde estão desenhados os pés de pessoas poderosas, às quais se dava o nome de Moiros
  • Chico Lopes da Guarda
  • Várias alminhas que são pedras trabalhadas onde se fazia uma cruz e se escrevia a data de quando alguém morresse naquele local
  • Moinhos de água
  • Talegre (Vértice Geodésico)

Cultura[editar | editar código-fonte]

Desporto[editar | editar código-fonte]

Vila Chã de Sá é uma freguesia muito ativa no que toca a movimentos desportivos. A Associação de Socidariedade Social Recreativa e Desportiva desta freguesia promove e incentiva a prática dum ritmo de vida saudável, com a oferta dum espaço aberto interno para treinos, no polivalente da instituição, e através da Escola de Futebol, que funciona na Pedra D´Águia, por um preço simbólico de 10€/mês/criança. Esta equipa tem subido já a altos lugares da tabela classificativa, em especial nos escalões de formação, tendo jogado frequentemente com equipas como o Académico e o Lusitano.

Houve também em tempo movimentos de escutismo e montanhismo, hoje extintos, assim como equipas de futsal e andebol.

Referências

  1. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.