Kilauea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vulcão Kilauea)
 Nota: Para a região censo-designada do Havaí, veja Kilauea (Havaí).
Kilauea
Kilauea
Emissões de dióxido de enxofre na cratera de Halemaumau, que contribuem para a produção de um fenômeno de poluição atmosférica denominado vog.
Coordenadas 19° 24' 26" N 155° 17' O
Altitude 1 247 m (4 091 pés)
Localização  Estados Unidos, Havaí
Cordilheira Arquipélago do Havaí
Última erupção 30 de Setembro de 2021 (em andamento)

O Kīlauea é um vulcão localizado no Parque Nacional de Vulcões do Havaí.[1]

Em dezembro de 2005 uma parede de rochas rompeu, causando um abismo de 18 metros à beira do mar e um rio de lava do Kilauea, que formou uma plataforma que dá continuidade à ilha. A queda de lava e rochas é a maior já registrada no Kilauea desde que entrou em erupção, em 1983. A mais recente erupção foi registrada em 7 de maio de 2018. É considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo, de um grupo de vulcões ativos que incluem o Stromboli e o Etna (Itália), o Monte Érebo (Antártida) e o Piton de la Fournaise (Reunião, França).

O vulcão tornou-se uma atração turística a partir de 1840, e os empresários locais, construíram vários hotéis na orla, o mais famoso é o Volcano House,o único hotel e restaurante localizado dentro das fronteiras do Parque Nacional de Vulcões do Havaí.

O Museu Thomas A. Jaggar, localizado na borda da caldeira possui um deck de observação que oferece a melhor vista abrigada da cratera. A atual erupção do Kilauea remonta a janeiro de 1983 e é de longe sua erupção mais longa, bem como uma das erupções mais longas do mundo. A partir de janeiro de 2011, a erupção produziu 3,5 km³ de lava e ressurgiu 123,2 km2 de terra.

O Kilauea tem uma grande caldeira cúpula, medindo 4x3,2 km com paredes de até 120 m de altura, e duas zonas ativas, uma com 125 km extensão a leste e outra 35 km a oeste.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Kilauea» (em inglês). Getty Thesaurus of Geographic Names. Consultado em 25 de novembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Kilauea
Ícone de esboço Este artigo sobre vulcões é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.