Wanderlust

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Wanderlust, ou em português, "desejo de viajar", é um termo que descreve um forte desejo de caminhar, de ir a qualquer lugar, em uma caminhada que possa levar ao desconhecido, a algo novo, de viajar.

Estrada de areia na Namíbia.

Definição[editar | editar código-fonte]

Wanderlust é uma expressão derivada do alemão: ‘’wandern’’, ‘’a vagar’’, e ‘’Lust’’, ‘’desejo’’. É comumente definido como um forte desejo de viajar, ou de ter um forte desejo de explorar o mundo.

Não é somente um simples desejo, é uma sensação que toma todo o corpo e a mente, e em uma seqüência de fatores, incluem-se uma sensação de desconforto nas pernas, nos músculos, e aquele desejo incontrolável de ir, de seguir um rumo qualquer em direção ao desconhecido ou a algum lugar que se vá encontrar algo novo, que é a razão daquele desejo de ir.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Também caracterizado por um saudosismo, ou sensação de saudade de algum lugar no qual nunca se esteve antes, compreende-se o termo ‘’’wanderlust’’’ mais a um nível profundo do sistema humano, quando a necessidade por uma busca também acontece no que concerne à filosofia ou a religião, ou até mesmo lugares que dentro da mente de cada um se identificam como idílicos ou fantasiosos, desencadeando daí um incansável desejo por essa viagem que pode levar a pessoa até seu destino final como uma locomotiva que não para até que tenha alcançado sua estação, a qual no caso pode ser um local geográfico ou mesmo uma descoberta filosófica ou um novo conceito religioso.

Mostrado no filme Forrest Gump, o personagem principal se lança a uma caminhada longa através de todo os Estados Unidos, em uma corrida que o leva a um determinado ponto após uma longa jornada, a qual foi inteiramente guiada por seu forte desejo de ir, e apenas ir.

Em suma, ‘’’Wanderlust’’’ significa a viagem que cada um deseja fazer de algum modo, talvez em uma busca através de si mesmo, começando com o primeiro passo ao longo de uma extensa jornada.

Referências[editar | editar código-fonte]

Wanderlust na cultura popular[editar | editar código-fonte]