We're Not Gonna Take It

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"We’re Not Gonna Take It"
Single de Twisted Sister
do álbum Stay Hungry
Lançamento Estados Unidos 27 de abril de 1984
Formato(s) CD single
Gravação 1 de janeiro de 1984
Gênero(s) Glam metal[1][2]hard rock
Gravadora(s) Atlantic records
Composição Dee Snider
Produção Tom Werman
Cronologia de singles de Twisted Sister
"You Can't Stop Rock & Roll"
(1983)
"I Wanna Rock"
(1984)
Vídeo musical
"We’re Not Gonna Take It" no YouTube

"We’re Not Gonna Take It" é uma canção da banda norte-americana de heavy metal Twisted Sister, lançada oficialmente em meados de 1984 como primeiro single de seu terceiro álbum de estúdio, Stay Hungry. O single alcançou a 21ª posição na parada de singles da Billboard Hot 100, tornando-se o único Top 40 do Twisted Sister. Além disso, é também o single mais vendido da banda nos Estados Unidos, tendo ganhado certificação de ouro em 3 de junho de 2009 por vendas de mais de 500.000 unidades.[3] A canção foi classificada na posição 47 em 100 Greatest 80's Songs e na posição 21 no 100 Greatest One Hit Wonders dos anos 80. A canção foi escrita inteiramente pelo vocalista Dee Snider. Como influências para a música, ele cita a banda de glam rock Slade e a canção natalina "O Come, All Ye Faithful".[4] O final da música usa versos do personagem Douglas C. Niedermeyer no filme Animal House. Além disso, Mark Metcalf, que interpretou Niedermeyer, estrela o vídeo.

A série True Spin do VH1 explica a música simplesmente como um hino da rebelião adolescente, mas Snider apareceu dizendo que estava feliz por muito tempo depois de ter partido, a qualquer momento que o time está abaixo de dois, ou alguém teve um dia ruim no escritório, eles vão se levantar e cantar "We’re Not Gonna Take It". A canção já foi regravada por vários artistas, inclusive, em 2016, Dee Snider deu ao mágico Criss Angel os direitos de usar a música como um "hino" para sua instituição de caridade HELP (Heal Every Life Possible). "Dee e eu nos conhecemos desde a década de 1990 e ele foi um forte defensor meu durante anos. Ambos somos de Long Island, ou, como gostamos de pensar, 'Strong Island' e sua editora discográfica me deram os direitos da música e é o nosso hino gratuitamente". Snider apareceu em um vídeo de uma versão acústica simplificada para a caridade, gravada no deserto fora de Las Vegas e apresentando crianças hospitalizadas e uma jovem raspando a cabeça para simbolizar a luta contra o câncer.[5]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe foi dirigido por Marty Callner com ênfase na comédia pastelão. O vídeo começa com um filho desobediente (interpretado pelo filho de Callner, Dax) tocando músicas do Twisted Sister em seu quarto enquanto o resto da família está jantando. O pai, "Douglas C." (interpretado por Mark Metcalf como um personagem semelhante ao seu Douglas C. Niedermeyer do filme Animal House de 1978), vai ao quarto do menino e o repreende por estar interessado apenas em sua Guitarra e Twisted Sister. 

No final do discurso, ele grita "O que você quer fazer da sua vida?", ao que o filho responde "I Wanna Rock!", então ele dedilha sua guitarra e o som explode o pai de uma janela próxima. O menino se transforma em Dee Snider, e a música começa. Snider canta para as outras crianças, que se transformam no resto da banda, e eles causam estragos. O pai fica com o pior das travessuras da banda, enquanto tenta repetidamente (e não consegue) se vingar dos membros da banda.

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Tabela musical (1984) Melhor
posição
Austrália (Kent Music Report)[6] 6
Estados Unidos (Billboard Hot 100)[7] 21
Canadá (RPM)[8] 5
Nova Zelândia (Recorded Music NZ)[9] 2
Suécia (Sverigetopplistan)[10] 10

Créditos[editar | editar código-fonte]

  • Dee Snider - vocais principais
  • Eddie "Fingers" Ojeda - guitarra principal, backing vocal
  • Jay Jay French - guitarra base, backing vocals
  • Mark "The Animal" Mendoza - baixo, backing vocals
  • A.J. Pero - bateria, percussão

Referências

  1. «50 melhores álbuns de hair metal de todos os tempos». https://www.rollingstone.com. Consultado em 21 de agosto de 2021 
  2. «Dee Snider entra para o 'Rock of Ages' da Broadway». http://www.billboard.com. Consultado em 21 de agosto de 2021 
  3. «American single certifications - Twisted Sister - We Not Gonna Take It». https://www.riaa.com. Consultado em 21 de agosto de 2021 
  4. «Dee Snider em seu Rock & Roll Christmas Tale». http://www.timeout.com. Consultado em 21 de agosto de 2021 
  5. «"Versão emocionalmente despojada de Dee Snider de "We're Not Gonna Take It"». Consultado em 21 de agosto de 2021 
  6. Kent, David (1993). Australian Chart Book 1970–1992 Illustrated ed. St Ives, N.S.W.: Australian Chart Book. p. 71. ISBN 0-646-11917-6  N.B. The Kent Report chart was licensed by ARIA between 1983 and 19 June 1988.
  7. «Stay Hungry – Awards». AllMusic. All Media Network. Consultado em 26 de junho de 2021 
  8. «Canadian peak». collectionscanada.gc.ca. Consultado em 26 de agosto de 2021. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2016 
  9. «Charts.nz – Twisted Sister – We're Not Gonna Take it» (em inglês). Top 40 Singles. Consultado em 26 de junho de 2021.
  10. «Swedishcharts.com – Twisted Sister – We're Not Gonna Take it» (em inglês). Singles Top 100. Consultado em 26 de junho de 2021.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]