Weifang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Weifang

潍坊市

潍坊

  Prefeitura com nível de cidade  
transliterações em Chinês
 • Simplificado 潍坊
 • Tradicional 濰坊
 • Pinyin Wéifāng
Rua Dongfeng em Weifang
Rua Dongfeng em Weifang
Rua Dongfeng em Weifang
Localização
Localização em Xantum
Localização em Xantum
Localização em Xantum
Weifang está localizado em: China
Weifang
Weifang na China
Coordenadas 36° 43' N 119° 06' E
País China
Província Xantum
Administração
Sede da cidade Distrito de Kuiwen
Prefeito Xu Liquan
Características geográficas
Área total 15 800 km²
População total (2007) 8 500 000 hab.
Densidade 538 hab./km²
Fuso horário China padrão (UTC+8)
Código Postal 261 000
Código de área 536
Outras informações
PIB RMB¥ 12.46 bilhões (2008)
Chapa de licença Prefixo 鲁G & 鲁V
litoral 113 00 km
Principais etnias Han: 99.86%
Divisões-nível de Condado 12
Sítio www.weifang.gov.cn

Weifang (chinês tradicional: 濰坊, chinês simplificado: 潍坊, pinyin: Wéifāng) é uma prefeitura com nível de cidade na província de Xantum, na China. Tendo como fronteira Dongying para o noroeste, Zibo, a oeste, a sudoeste Linyi, Rizhao para o sul, Qingdao, a leste e a Baía Laizhou ao norte.

História[editar | editar código-fonte]

Weifang é uma cidade histórica com figuras bem conhecidas. O Imperador Shun, líder chinês, o político Yan Ying do Período das Primaveras e Outonos, o estudioso confucionista Zheng Xuan da dinastia Han Oriental eram todos de Weifang. Kong Rong, Fan Zhongyan, Ouyang Xiu, Su Dongpo, Zheng Banqiao entre outros tem os seus trabalhos ligados à história de Weifang. Atualmente, escritores e artistas revolucionários como Wang Jinmei, Shaomin Chen, Yuanjian Wang, Wang Tongzhao, Kejia Zang são bem conhecidos na China. Weifang também tem inúmeras relíquias históricas e outros pontos turísticos, como Shihu Jardim (do final da Dinastia Ming e início da Dinastia Qing), o Pavilhão Fangong (da Dinastia Sung), sítios de fósseis (incluindo fósseis de dinossauros, em Shanwang, Linqu), o Parque Nacional Monte Yi, o Monte Qingyun. Xilogravuras do Ano Novo de Yangjiabu também são bem conhecidas.

Administração[editar | editar código-fonte]

A prefeitura com nível de cidade de Weifang administra 12 condados de nível divisões, incluindo 4 distritos, 6 condados de nível e 2 condados.

Chinês Área
(km²)
População
Distritos
Distrito de Weicheng
Distrito de Kuiwen
Distrito de Fangzi
Distrito de Hanting
Distrito de Shibei
Distrito de Shinan
Distrito de Sifang
Cidades
Cidade de Qingzhou
Cidade de Zhucheng
Cidade de Shouguang
Cidade de Anqiu
Cidade de Gaomi

Geografia[editar | editar código-fonte]

A oeste as cidades próximas são Jinan e Zibo para o oeste, Yantai a nordeste e Qingdao a sudeste.

Weifang sofre uma grande influência das monções, variando as estações climáticas entre o Clima continental húmido e o Clima subtropical úmido ( Köppen Dwa / Cwa, respectivamente), com verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. A média mensal diária de temperaturas variam de -2,9 ° C (26,8 ° F) em janeiro a 26,2 ° C (79,2 ° F) em julho e a média anual é de 12,5 ° C (54,5 ° F). Mais de 70% da precipitação anual ocorre de junho a setembro e o sol é geralmente abundante durante todo o ano.

Economia[editar | editar código-fonte]

Área de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico Weifang Binhai[editar | editar código-fonte]

A Área de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico Weifang Binhai foi fundada em agosto de 1995 com a aprovação do Governo da Província de Xantum é uma área voltada para as pesquisas tecnológicas. Cobrindo uma área de 677 quilômetros quadrados, com uma população de cerca de 100.000 pessoas, está instalado em um terreno industrial estatal, com uma área útil de cerca de 400 quilômetros quadrados. O espaço pode ser adequado de forma a atender a demanda de construção dos mais variados tipos de projeto e proporcionar espaço amplo para a instalação das empresas na área. O espaço foi nomeado como uma Zona de Demonstração Nacional, Base Nacional de Dados de Inovação para melhoria comércio através da ciência e tecnologia e Parque Nacional Eco-industrial de Demonstração)[1]. A cidade é a sede da Weichai uma empresa de motores a diesel. A aldeia de Yangjiabu no Distrito Hanting é famosa pela pintura artesanal em blocos de madeira (nianhua)[2] e a produção de pipas. Em 1980, uma grande mina de safira, foi descoberto em Changle (昌乐 县). Segundo informações divulgadas, estima-se que a reserva pode chegar a bilhões de quilates de safira sob o território da mina de 450 km ², tornando-se uma das quatro maiores minas de safira do mundo.

Forças Armadas[editar | editar código-fonte]

Weifang é a base da 26ª Companhia de Exército do Exército de Libertação Popular, um dos três grupos armados que compõem a Região Militar de Jinan responsável pela defesa da planície do Rio Amarelo.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Pipas[editar | editar código-fonte]

Museu da Pipa em Weifang

A prática de soltar pipas é um costume tradicional entre as pessoas na primavera de Weifang. Em 1984, o Primeiro Festival Internacional de Pipas foi realizado em Weifang. Mais de 10 mil aficcionados por pipas participaram da cerimônia de abertura, com pessoas de 11 regiões e países diferentes, incluindo os Estados Unidos e o Canadá, participaram do festival. Desde então é realizado todos os anos, no mês de abril em Weifang o Festival Internacional de Pipas[3].

Pintura[editar | editar código-fonte]

O Anuário de Yangjiabu (杨 家埠 木版 年画), é uma das três mais famosas pinturas populares da história da China, datada do final da Dinastia Ming. Ele atingiu o auge de seu desenvolvimento durante a Dinastia Qing. As pessoas costumam substituir os velhos anuários com os novos na véspera do Festival da Primavera, que é a festa mais importante na China, a fim de dar bênçãos para a família e amigos para o ano seguinte. Os motivos do Anuário de Yangjiabu são variados, incluindo desde flores, paisagens, personagens de mitos e lendas.

Recorte de Papel[editar | editar código-fonte]

A arte de cortar desenhos em papel remonta a história da cidade de Gaomi. Este tipo de artesanato tem estilo único e os personagens vêm na maior parte das histórias dramáticas, flores e pássaros.

Culinária[editar | editar código-fonte]

Ji-Ya Hele ("鸡鸭 和 乐") Weifang Ji-Ya Hele é um prato típico da região, feito com macarrão e cozido com caldo de galinha e pato. Em 1997, Ji-Ya Hele foi homenageado com o título de "Famoso Lanche Chinês" pela Associação de Culinária Chinesa [4].

Pessoas Notáveis[editar | editar código-fonte]

  • Liu Yong (1719–1805) - renomado burocrata da Dinastia Qing

Referências

  1. «Weifang Binhai Economic & Technological Development Area» (em inglês). Consultado em 4 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 21 de fevereiro de 2014 
  2. «Woodblock New Year Painting in Yangjiabu» (em inglês). Consultado em 4 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 21 de fevereiro de 2014 
  3. «Festival Internacional de Pipas 2011 realizado em Weifang». Consultado em 4 de dezembro de 2012 
  4. «Weifang Food and Restaurants» (em inglês). Consultado em 4 de dezembro de 2012