White and black blues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

"White and black blues" ("Blues branco e preto") foi a canção que representou a França no Festival Eurovisão da Canção 1990, interpretada em francês (com algumas palavras em inglês por Joëlle Ursull, do seu álbum Black French. Foi a 14.ª canção a ser interpretada na noite do evento. Terminou em segundo lugar, recebendo um total de 132 pontos.

Autores[editar | editar código-fonte]

Composta por Georges Ougier de Moussac e letra de Serge Gainsbourg, a canção tinha originalmente o título "Black Lolita Blues", todavia Ursull (a primeira cantora negra a representar a França no Festival Eurovisão da Canção) declinou cantá-la devido às conotações pejorativas da palavra "black".[1] A versão rescrita obteve o se consentimento e tornou-se um canção favorita entre os seus fãs da cantora. No festival, a cação foi orquestrada por Régis Dupré.

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção em si fala da necessidade de se atravessar os preconceitos da cor da pele. Ursull canta que "Quando alguém fala-me sobre a cor da pele/Eu tenho os blues que enviam calafrios para baixo da minha espinha/Eu sinto como se estivesse num conto de Edgar Allan Poe". Ela diz que não acredita na renúncia inteira à sua ligação a África ("África, meu amor, Eu tenho-te na minha pele"), mas admite que ela enfrenta dificuldades na sociedade branca. A cantora diz que a cor da pele não interessa, somos todos iguais.

Musicalmente, a música tem efeitos de um acordeão e de um sintetizador que apareceu no Festival Eurovisão da Canção nos inícios dos anos 90.

Vendas[editar | editar código-fonte]

A canção teve um grande sucesso em França e foi um dos êxitos do verão de 1990. Estreou-se num #47 a 26 de maio de 1990, e alcançou o n.º 2, sete semanas mais tarde, mas foi incapaz de atingir o n.º 1. O single manteve-se no top 50 durante 26 semanas. Recebeu um disco de ouro.

Na Suécia e Alemanha, o single não teve tanto sucesso, alcançando respetivamente o n.º #19 e #86. esteve também no top ten da Áustria.

Faixas[editar | editar código-fonte]

CD single
  1. "White and Black Blues" — 3:00
  2. "White and Black Blues" (instrumental) — 3:00
7" single
  1. "White and Black Blues" — 3:00
  2. "White and Black Blues" (instrumental) — 3:00

Certificações[editar | editar código-fonte]

País Certificação Data Vendas certificadas Vendas físicas
França[2] Gold 1990 500,000 483,000[3]

Top de vendas[editar | editar código-fonte]

Charts[editar | editar código-fonte]

Chart (1990) Peak
position
Austrian Singles Chart[4] 10
French SNEP Singles Chart[4] 2
German Singles Chart[5] 86
Swedish Singles Chart[4] 19

Referências

  1. Diggiloo.net (Consultada em 28 de junho de 2009)
  2. French certifications Chartsinfrance.net (Retrieved August 20, 2008)
  3. Joëlle Ursull's certifications and sales See: "Les Ventes" => "Toutes les certifications depuis 1973" => "URSULL Joëlle" (Retrieved August 20, 2008)
  4. a b c "White and Black Blues", in various singles charts Lescharts.com (Retrieved April 5, 2008)
  5. German Singles Chart Charts-surfer.de (Retrieved April 5, 2008)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música


França "White and black blues", canção da França no Festival Eurovisão da Canção 1990.