Wikipédia:Convenção de nomenclatura/Biologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma convenção de nomenclatura para artigos sobre Biologia.

Nomes científicos[editar | editar código-fonte]

  • O título do artigo deverá ser o nome científico da espécie, e os nomes populares deverão ser redirecionados para ele. Os nomes populares serão apenas aqueles que não tiverem uma classificação taxonómica específica.

Os nomes de taxa devem seguir o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica sempre que aplicável, e redirecionamentos a partir de sinónimos válidos devem ser criados. A nomenclatura binomial deve ser seguida para nomes de espécies, com o nome genérico começando em maíuscula e o epíteto específico obrigatoriamente em mínusculas. Os nomes científicos de espécies e géneros devem ser também italicizados ou, se não possível (se a frase toda estiver em itálico, por exemplo), sublinhados ou de outra forma realçado. Por questões técnicas, não é possível italicizar o título dos artigos directamente, pelo que se pode usar a predefinição {{título em itálico}} para obter o mesmo efeito. Deve ser tomada atenção caso um artigo seja movido de um nome científico para um nome comum de se retirar esta predefinição.

Nomes populares[editar | editar código-fonte]

Os nomes comuns de animais (e plantas) devem ser hifenizados e escritos com todas as iniciais minúsculas.2

Nomes não ambíguos

Deve ser escolhido um nome não ambíguo (ver WP:CN#Seja preciso e claro). Por exemplo: Leão.

Uso do singular

Deve ser usado o título no singular, como em Artrópode, mas parece haver uma excepção para classes taxonómicas na convenção de nomenclatura geral (Ver WP:CN#Uso de plurais em títulos).

Desambiguação de nomes

Caso o nome comum seja ambíguo, podendo indicar várias espécies ou outras categorias taxonómicas, o assunto mais conhecido deve ficar nesse título, e feita uma página de desambiguação para listar todos os títulos existentes (caso hajam mais do que dois artigos com o mesmo título). Se houver apenas dois títulos com o mesmo título, o assunto mais conhecido fica nesse título, e deverá ser incluída a predefinição {{ver desambig}} indicando o caminho para o outro título.

Se o animal for conhecido amplamente por outro nome, poderá ser usado esse nome se esse nome novamente não for ambíguo. De outro modo, deve ser usado o nome científico.

Nome comum, vernacular ou vulgar

Se for escolhido um nome comum, este deve ser escrito em português e deve ser um nome usado em algum lugar da lusofonia, de preferência com a maior amplitude possível. Não se devem fazer traduções literais de nomes de outras línguas, como o inglês ou latim, a não ser que se comprove o uso desse nome por fontes fiáveis. Se o nome comum conhecido em Portugal for significativamente diferente do nome comum conhecido no Brasil, por exemplo, deverá ser escolhido o nome científico. Caso o artigo seja criado com uma destas versões, a versão em outras versões da língua será criado como redirecionamento e as diferenças das versões explicadas no primeiro parágrafo do artigo. Caso o animal esteja distribuído num país lusófono, pode ser dada preferência à versão usada no país de origem.

Taxon que contém apenas uma subdivisão
Uso do k, y e w

Segundo o novo acordo ortográfico de língua portuguesa, o uso destas letras é permitido quando usado em nomes próprios e seus derivados, como por exemplo Dragão-de-komodo.

Referências