Wikipédia Discussão:Wikipédia na Universidade/Cursos/FIS01223 (20132)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo à página de discussão[editar código-fonte]

Este é o local para relatar o andamento do curso, colocar questões, falar sobre eventuais problemas e discutir a atribuição de tarefas com colegas e com outros editores da wikipédia. Para começar uma discussão, clique na aba Adicionar tópico logo acima. No final de uma mensagem, sempre coloque sua assinatura através de 4 tiles ~~~~.

Para fazer sua proposta de edição de verbete, clique em editar na aba superior da página e informe os dados baseados no modelo abaixo no tópico correspondente às propostas. Após análise você será notificado através desta página de discussão. Procure vigiar as páginas que tens interesse para receber notificação por e-mail.

Modelo de proposta para edição de verbete[editar código-fonte]

  1. o nome do verbete em tema relacionado ao curso,
  2. seu nome de usuário na WP,
  3. um parágrafo descrevendo criticamente o estado atual do artigo
  4. um ou dois parágrafos descrevendo sua proposta de edição no artigo: Enumerar inclusão de referências/fontes fiáveis, links internos da Wikipédia, inclusão de seções ou figuras, revisão de seções.

Finalize com sua assinatura através de 4 tiles ~~~~.

Em tempo será adicionado um modelo para o relatório neste espaço.

Propostas Primeiro Verbete[editar código-fonte]

  1. Verbete: Cor
  2. Usuário: Lucnico (DctribAElogsBMF)
  3. Esse artigo carece de uma explicação científica sobre as causas das cores dos objetos. Ele também carece de referências a fontes fiáveis, em muitas seções sem nenhuma fonte. A seção "Teoria da Cor" está sem nenhuma estrutura e organização, sem explicitar as diferentes teorias e desenvolvimento histórico. A seção "Combinação de cores" está muito reduzida, não cita referência e não apresenta uma imagem ilustrando as combinações mais comuns.
  4. Pretendo melhorar esse artigo fazendo uma discussão das causas microscópicas das cores dos objetos, incluindo a absorção e emissão de luz pelos átomos e inferferência da luz por micro/nanoestruturas. Vou melhorar a apresentação histórica e conceitual das diferentes teorias das cores, referenciando seus atores mais importantes a outros verbetes da Wikipedia. Vou fazer uma figura para ilustrar ao menos a combinação de cores RGB.

Lucnico (discussão) 18h36min de 8 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Interferômetro de Michelson[editar código-fonte]

  1. Verbete: Interferômetro de Michelson
  2. Usuário: Fdagnol (DctribAElogsBMF)
  3. O artigo contém uma explicação muito básica e pouco informativa sobre, principalmente, as aplicações do dispositivo, mas também pode ser melhor descrito historicamente e ter um relato mais detalhado sobre seu funcionamento. A adição de mais imagens complementares também é válida.
  4. Pretendo melhorar o artigo relatando detalhadamente a criação do dispositivo, o modo de funcionamento e as principais aplicações na medição de comprimentos de onda, principalmente, baseando-me em páginas da internet, livros e no próprio artigo na língua inglesa.

Fdagnol (discussão) 07h33min de 11 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Fdagnol, verbete atribuído a você. Uma das aplicações mais diretas deste instrumento e que veremos em aula é para medir o índice de refração de um material. Esse verbete tem espaço para muitas melhoras, espero que faças um bom trabalho. Note que a única figura apresentando o esquema do experimento está em inglês. Tome cuidado com imagens com direito autoral e uso de referências fiáveis e páginas da internet que inspiram credibilidade. Dê prioridade para referências em português.
Lucnico (discussão) 16h34min de 13 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Polarização de Ondas Eletromagnéticas[editar código-fonte]

  1. Polarização
  2. Gherzog (DctribAElogsBMF).
  3. O Artigo aborda de forma abrangente e superficial diversos tópicos relacionados a Polarização de Ondas Eletromagnéticas.
  4. Organizarei o artigo para torná-lo mais acessível aos demais usuários, aprofundarei os tópicos abordados e acrescentarei detalhes que contribuirão para o enriquecimento científico do tema abordado.

--Gherzog (discussão) 22h13min de 11 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Gherzog, é necessário que você coloque melhor as carências/defeitos específicos desse artigo. Esse é um artigo que aborda temas muitos amplos, então uma estratégia de ações, delineando pontos diretamente relacionados ao nosso curso se fazem necessários para cumprir os prazos e completar a tarefa proposta. No curso veremos três mecanismos de polarização da luz: por absorção, por reflexão e por espalhamento. Dos nossos livros-textos, o que melhor apresenta esse conteúdo é o Tipler (seção 31-7 do volume 3, 5a edição). Outro ponto sobre a versão atual é que nenhuma parte do texto está referenciada.
Lucnico (discussão) 16h39min de 13 de agosto de 2013 (UTC)[responder]
Verbete atribuído a você.
Lucnico (discussão) 18h22min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]
Professor, inseri no artigo os tipos de polarização de ondas eletromagnéticas, alguns links e referências e alterei a introdução do artigo.

Experiência de Young[editar código-fonte]

  1. Experiência de Young
  2. vinigm (DctribAElogsBMF).
  3. O Artigo aborda de forma superficial diversos tópicos relacionados a Experiência de Young (dupla fenda).
  4. Organizarei o artigo para torná-lo mais acessível aos demais usuários, aprofundarei os tópicos abordados e acrescentarei detalhes que contribuirão para o enriquecimento científico do tema abordado.

Vinigm (discussão) 01h47min de 12 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi vinigm, você não referenciou bem qual o artigo que deseja editar. Você precisa fazer uma proposta de maneira própria, no sentido que ela deve ser redigida por você e feita especificamente para o artigo que escolhestes. Enumere as carências do artigo e como você pretende trabalhar nele. Metas claras ajudam a conduzir o trabalho a uma conclusão dentro dos prazos. O verbete Experiência da dupla fenda apresenta o assunto essencialmente sobre o ponto de vista da mecânica quântica, conforme vamos ver na segunda área. Na primeira área estamos vendo uma primeira versão desse experimento como realizado por Thomas Young, verificando a natureza ondulatória da luz. A versão em inglês existe um verbete específico para o experimento de Young. Como vamos tratar de temas relacionados a primeira área, se tu desejar seguir com esse artigo, recomedo então a criação um novo verbete específico para o experimento de Young em português.
Lucnico (discussão) 17h03min de 13 de agosto de 2013 (UTC)[responder]
Verbete atribuído a você. Crie o novo verbete com o nome Experimento de Young.
Lucnico (discussão) 18h24min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Fendas múltiplas e redes de difração[editar código-fonte]

  1. Verbete: Redes de difração
  2. Usuário: elisabs (DctribAElogsBMF)
  3. Este verbete não existe, porém é citado em vários artigos, considero válida a sua criação. Ele é citado muito superficialmente na página sobre difração.
  4. Pretendo criar o verbete e com base em páginas da internet e livros explicitá-lo adequadamente.

Elisabs (discussão) 21h01min de 12 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi elisabs, verbete atribuído a você. Como você vai criar um verbete novo, é bom enumerar prioridades para respeitar os prazos da atividade. Procure primeiramente cobrir o funcionamento das redes de difração conforme veremos nessa primeira área: operação, exemplos de rede de difração (o CD é um exemplo comum que usaremos em aula), aplicações, dispersão e o poder de resolução de uma rede de difração. Tome cuidado com referências fiáveis e não reproduza nada literalmente para evitar plágios.
Lucnico (discussão) 17h05min de 13 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Birrefringência[editar código-fonte]

  1. Verbete: Birrefringência
  2. Usuário: Laisabk (DctribAElogsBMF)
  3. O artigo já existe, mas contém apenas 3 parágrafos com frases soltas, que não explicam de forma didática nem científica essa propriedade. Além disso, cita brevemente o fenômeno da dupla refração, sem explicá-lo. O pequeno texto não tem forma e carece de conteúdo.
  4. Quero organizar o texto para que tenha uma breve introdução e explicações tanto sobre a birrefringência quando sobre a dupla refração. É evidente que o artigo existente tem que ser reformulado por completo. Pretendo formar tópicos sobre a experiência que levou ao conhecimento dessa propriedade e o fenômeno relacionado a ela.

Laisabk (discussão) 12h37min de 14 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Laisabk, verbete atribuído a você. Procure também acrescentar figuras e referências fiáveis, de preferência em português. Dos nossos livros textos, o livro do Tipler (seção 31-7 do volume 3, 5a edição) apresenta um material interessante. Um cristal birrefringente usado como placa polarizadora, o Espato da islândia, teve papel importante no estabelecimento da teoria ondulatória da luz, como uma onda puramente transversal.
Lucnico (discussão) 17h11min de 14 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Interferência em filmes finos[editar código-fonte]

  1. Verbete: Interferência em filmes finos
  2. Usuário: civ.bessler (DctribAElogsBMF)
  3. O artigo existe, porém, apenas em inglês. Considero válida a sua tradução e melhora. É um fenômeno interessante, que tenho a intenção de explicar de forma didática.
  4. Pretendo traduzir e melhorar o verbete com base no artigo já existente em inglês, em livros e com informações de páginas da internet. Citando e explicando de forma clara os tópicos envolvidos.

189.63.152.161 (discussão) 23h36min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi civ.bessler, verbete atribuído a você. Você pode editar esse parágrafo para assinar sua publicação. Como este é um tema que veremos muito em aula, tu poderás aproveitar bastante o nosso material didático. Por se tratar da criação de um verbete, organize os ítens a serem trabalhados em ordem de prioridade para que concluas tua contribuição com um verbete completo, no sentido de possuir uma introdução compreensível ao público leigo, além de ítens essenciais, como a explicação do fenômeno, exemplos (como alguns casos de Iridescência na natureza) e aplicações.
Lucnico (discussão) 17h32min de 14 de agosto de 2013 (UTC)[responder]


Interferência[editar código-fonte]

  1. Verbete: Interferência
  2. Usuário: yagofernando (DctribAElogsBMF)
  3. O artigo já existe, mas é sucinto e pobre de explicações. No conteúdo é igualmente deficiente, deixando vários aspectos relevantes sem sequer mencionar.
  4. Pretendo acrescentar aspectos importantes que não são mencionados, pequenos tópicos históricos e aplicações modernas como a utilização desse principio em equipamentos astronômicos.

Yagofernando (discussão) 18h00min de 14 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi yagofernando, esse é um verbete muito abrangente, contemplando muitos assuntos fora do nosso conteúdo, e muitos alunos já estão trabalhando com temas que entrariam como sub-seções da interferência ótica. Poucos alunos escolheram temas relacionados à difração, como o critério de Rayleigh ou Glórias (fenômeno ótico/atmosférico). Pense/pesquise a respeito, se mesmo assim quiseres continuar com esse verbete, ele será atríbuido a você.
Lucnico (discussão) 17h24min de 16 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Polarização por reflexão[editar código-fonte]

  1. Verbete: Polarização por Reflexão
  2. Usuário: Pedro Oderich da Costa (DctribAElogsBMF)
  3. O artigo não existe em português. Considero importante sua criação por estar relacionado com diversas áreas da teoria ondulatória e ter muita aplicação prática.
  4. Pretendo explicar detalhadamente o funcionamento da polarização por reflexão, usando imagens para tornar a explicação mais didática. Pretendo também mostrar suas aplicações, para contextualizar melhor a importância do fenômeno.

Pedro Oderich da Costa (discussão) 23h42min de 15 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Pedro Oderich da Costa, realmente esse verbete não existe, porém existe um equivalente: Ângulo de Brewster. Dê uma olhada nele, se desejar continuar com esse tema, esse verbete será seu. Me responda por aqui.
Lucnico (discussão) 17h16min de 16 de agosto de 2013 (UTC)[responder]
O verbete Ângulo de Brewster está bem incompleto. Considero válida sua edição. Se possível, gostaria de continuar com esse verbete.
Pedrocosta2 (discussão) 19h02min de 17 de agosto de 2013 (UTC)[responder]
Ok, verbete atribuído a você.
Lucnico (discussão) 20h21min de 17 de agosto de 2013 (UTC)[responder]
  1. Verbete: Difração
  2. Usuário: Jefferson Niewierowski (DctribAElogsBMF)
  3. O artigo existe em português, porém possui poucos e pobres tópicos, especialmente se comparado à versão na língua inglesa, e pode ser melhor organizado.
  4. Pretendo adicionar o contexto histórico e falar dos exemplos de difração da luz e melhorar as citadas, também reorganizando o verbete de forma mais didática. Aprofundar as informações através de livros e da própria página em inglês sobre difração. (O verbete tem carência de muita informação. Poderia ser feita uma colaboração com um colega?)
Oi Jefferson Niewierowski, verbete atribuído a você. O artigo em português falta referências, figuras, um pouco da história e um tratamento matemático ao problema. O artigo em inglês pode ser uma boa fonte de figuras, e um guia em geral para fazeres um bom melhoramento. Acho que a idéia de colaborar está embutida nesse projeto em um sentido mais amplo e especial de comunidade. Vamos exercitar essa colaboração, e continuar com o planejado de um artigo por aluno. Por ser um tema amplo, trace prioridades: introdução (uma que o público leigo possa entender), história, modelagem do fenômeno conforme veremos em aula, referências fiáveis. Por ser um trabalho relacionado a primeira área, dê prioridade para o principal ali que é a difração da luz.
Lucnico (discussão) 13h48min de 18 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Placas Polarizadoras[editar código-fonte]

  1. Verbete: Placas Polarizadoras
  2. Usuário: João Roberto C. Teixeira (DctribAElogsBMF)
  3. O artigo específico não existe em português além de conter poucas e fracas informações sobre o tópico no verbete Polarização
  4. Pretendo explicar detalhadamente o assunto e de forma mais abrangente, incrementar assuntos já citados relacionando de forma mais completa ao tópico polarização. (Melhorar as informações principalmente por livros visto que as informações sobre o assunto também são pobres em inglês).

João Roberto C. Teixeira (discussão) 19h18min de 18 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi João Roberto C. Teixeira. Verbete atribuído a você. Sugiro a criação de um verbete chamado Polarizador, o termo mais geral para esse tipo de material/instrumento. O equivalente em inglês seria o Polarizer. Se você quiser se aprofundar em uma das aplicações específicas de um filtro polarizador, como nos óculos polarizadores, óculos 3D, fotografia, também é possível. Lembre-se, são artigos relacionados, isso inclui o próprio conteúdo, fenômenos/exemplos específicos, aplicações e biografias também.
Lucnico (discussão) 17h09min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Efeito Raman[editar código-fonte]

  1. Verbete: Efeito Raman
  2. Usuário: ((Mikael Maçaneiro))
  3. O artigo em português que se refere ao Efeito Raman traz apenas uma breve referência histórica, eu pretendo expandi-lo, melhorando a descrição histórica, e dar a explicação científica do efeito.

Mikael Maçaneiro (discussão) 23h24min de 18 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Mikael Maçaneiro. Esse verbete se refere a um tipo de espalhamento quântico, que não se refere aos temas dessa área. Se quiseres algumas sugestões, outras as que já sugeri nos comentários anteriores: ainda sobre espalhamento [1]. Sobre difração, a iridiscência das nuvens [2] ou o espectro de Broken [3]. Lembre-se que hoje é o último dia para escolher um artigo.
Lucnico (discussão) 17h10min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]
Olá professor, desculpe não percebi que não se tratava do espalhamento da luz... Dos temas sugeridos pelo senhor o que eu mais gostei foi a iridiscência das nuvens, pelo que vi não existe nada deste artigo em português, então criarei este artigo em português para explicar o fenômeno e quero usar imagens tanto para explicar quanto para chamar a atenção de quem ver o assunto.
Mikael Maçaneiro (discussão) 21h12min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Efeito Faraday[editar código-fonte]

  1. Verbete: Efeito Faraday
  2. Usuário: Pedro.fr.morais (DctribAElogsBMF)
  3. No artigo em português só consta uma breve introdução ao verbete, carecendo, inclusive, de interconexão com os artigos em outras línguas.
  4. Pretendo estruturar o artigo, colocando-o no padrão da Wikipedia, trazer do artigo em inglês tudo o que for possível, de forma a tornar o verbete em português descente e, depois, acrescentar a ele o que eu conseguir descobrir em minhas pesquisas.

Pedro.fr.morais (discussão) 03h04min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Pedro.fr.morais, não tenho certeza se esse fenômeno seria um bom verbete para trabalho da primeira área. Ele estaria melhor inserido como uma sub-seção do verbete polarização. Pesquise outros temas que estão sendo sugeridos nos outros comentários.
Lucnico (discussão) 17h10min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Dispersão (óptica)[editar código-fonte]

  1. Verbete: Dispersão (óptica)
  2. Usuário: Giovanna Mueller (DctribAElogsBMF).
  3. O artigo é sobre uma das propriedades características da onda, mas só possui dois parágrafos e precisa de mais informações. Ele também não possui referências, está confuso e desorganizado.
  4. Pretendo organizar o texto, incrementar assuntos já citados e acrescentar novos relacionados, como Decomposição da luz branca em várias cores por um prisma, o experimento de Newton da decomposição da luz com um prisma, índice de refração, e o comportamento de ondas de cores diferentes penetrando em meios de diferentes índices de refração.

Giovanna Mueller (discussão) 00h23min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Giovanna Mueller. Eu não tenho certeza se esse seria um bom verbete para a nossa primeira área. A dispersão acontece porque a velocidade de luz em um meio (e portanto o índice de refração) varia com o comprimento de onda. Isto certamente pode ser explicado levando em consideração o caráter eletromagnético da luz, em ondas eletromagnéticas propagando-se em meios materiais. Porém essa abordagem não é feita nos cursos de física básica, e o que é visto sobre dispersão é feito na parte de ótica geométrica (Física III). Um verbete que está relacionado e que eu poderia te sugerir é melhorar o artigo sobre Arco-íris. Embora ele seja resultado de um efeito de dispersão da luz nas gotas d'água, tem ao menos dois aspectos a seu respeito que são consequência da natureza ondulatória da luz: os arcos supranumerários e a polarização do arco-íris como consequência das reflexões dentro das gotas. Considere a possibilidade de trabalhar com esse verbete e me responda por aqui.
Lucnico (discussão) 17h09min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]
Oi professor, vou ficar com o verbete Arco-íris então. Vou ver se posso melhorá-lo e aprofundar os temas sobre os arcos supranumerários e a polarização do arco-íris como consequência das reflexões dentro das gotas. Obrigada.
Giovanna Mueller (discussão) 21h35min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Albert Abraham Michelson[editar código-fonte]

  1. Verbete: Albert Abraham Michelson
  2. Usuário: Bernardo Scarton (DctribAElogsBMF)
  3. O artigo trata da biografia de um importante físico, Albert Abraham Michelson, que contribuiu com estudos a respeito da luz. O verbete está incompleto, se comparado ao da Wikipédia inglesa. Há muitos tópicos que não se encontram nele, como os detalhes dos estudos de Michelson e suas influências.
  4. Meu objetivo é, me baseando no texto em inglês, completar e ampliar o texto em português, visto que o entendimento da Física fica ainda mais difícil em um outro idioma.

Bernardo Scarton (discussão) 17h37min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Bernardo Scarton, verbete atribuído a você. Realmente o artigo em português tem muitos problemas com referências. Por exemplo, ele não liga esse verbete ao verbete do Interferômetro de Michelson. A introdução possue informações mínimas, poderia ser um ponto de partida para você. Certos aspectos de sua história está detalhada, mas carece de fontes, organização e coerência do texto. Bom trabalho.
Lucnico (discussão) 14h35min de 21 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Iridescência[editar código-fonte]

  1. Verbete: Iridescência
  2. Usuário: GabrielaGA (DctribAElogsBMF)
  3. O artigo possui uma linguagem clara mas com pouco conteúdo em comparação ao mesmo artigo em outros idiomas. Alem disso, ele não apresenta explicação cientifica para o fenômeno.
  4. pretendo organizar o artigo, complementa-lo com informações presentes nos artigos de outros idiomas e acrescentar uma explicação cientifica.

--GabrielaGA (discussão) 22h15min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi GabrielaGA, verbete atribuído a você. Nesse artigo é importante uma boa introdução, explicação básica sobre o fenômeno fazendo ligações a outros verbetes da Wiki (por exemplo interferência em filmes finos, redes de difração) e inclusão das figuras mostrando exemplos de iridescência em rochas, animais, e outras situações.
Lucnico (discussão) 14h43min de 21 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Princípio de Huygens[editar código-fonte]

  1. Verbete: Princípio de Huygens
  2. Usuário: GHGelain (DctribAElogsBMF)
  3. Este artigo é de vital importância para o entendimento de nossa matéria, porém possui um texto pobre de argumentos e de imagens, além de ainda ser considerado um esboço.
  4. Pretendo melhorar o artigo adicionando mais explicações de fenômenos relacionados a ele, fazer links com páginas relacionadas e criar imagens que ilustrem o que está sendo discutido.

GHGelain (discussão) 20:00 de 19 de agosto de 2013 (UTC)

Oi GHGelain, verbete atribuído a você. A situação presente do artigo é de apenas um esboço. Por isso faça um planejamento, enumerando ações prioritárias, por exemplo: introdução, funcionamento com figuras ilustrativas, ligações com verbetes da Wiki (como difração e interferência), referências fiáveis (não necessariamente, mas de preferência em português).
Lucnico (discussão) 14h49min de 21 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Biografia de Huygens[editar código-fonte]

  1. Verbete: Biografia de Hyugens
  2. Usuário: augustobopsinborges (DctribAElogsBMF)
  3. Biografia pobre em Português.
  4. Traduzirei o artigo do Neerlandês que é o melhor artigo sobre Huygens.201.47.214.143 (discussão) 23h11min de 19 de agosto de 2013 (UTC)[responder]
Oi augustobopsinborges, verbete atribuído a você. Duas notas importantes sobre tua proposta: a ligação correta ao verbete da Wiki é Christiaan Huygens; procure estar logado para fazer qualquer edição na Wikipedia, para poder conferir a modificação ao teu usuário. Essa tradução seria uma ótima contribuição - a biografia em neerlandês está muito completa, e por consequência extensa. Por isso procure dar prioridade aos trechos mais relevantes e que não estejam trabalhados na versão em português. A versão atual está relativamente boa, inclue referências e figuras, principalmente se tratando de uma biografia em português de um cientísta/matemático do século XVII. Por isso acho positivo que procures fazer uma interpolação do texto em neerlandês com o atual.
Lucnico (discussão) 15h49min de 21 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Camada anti-refletiva[editar código-fonte]

  1. Verbete: Camada anti-refletiva
  2. Usuário: Pedro.fr.morais (DctribAElogsBMF)
  3. O verbete em português não existe.
  4. Pretendo criar o verbete, trazendo do artigo em inglês tudo o que for possível. Já achei algumas outras fontes de onde retirar informações para acrescentar ao artigo.

Pedro.fr.morais (discussão) 00h15min de 20 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Pedro.fr.morais, verbete atribuído a você. Acho positivo trabalhar com uma aplicação prática do nosso conteúdo. Cuide para fazer as edições que deseja dentro do prazo estabelecido. Acho que o nome mais utilizado e apropriado seria Camada anti-reflexo. Eu conferi nesse site de fabricante de óculos (em "visão mais nítida"), eles utilizam essa terminologia. Bom trabalho.
Lucnico (discussão) 15h56min de 21 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Mudança de Fase[editar código-fonte]

  1. Verbete: Mudança de Fase
  2. Usuário: Milena Portela (DctribAElogsBMF)
  3. Não existe o verbete em português.
  4. Tenho o objetivo de criar o verbete com uma linguagem acessível, além de apresentar exemplos, imagens, desenhos ilustrando as mudançasPretendo apresentar a importância do assunto em determinadas áreas.

Milena Portela (discussão) 01h31min de 20 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Milena Portela, verbete atribuído a você. A única referência na Wiki sobre o tema é um pequeno verbete em inglês. Você pode fazer um trabalho melhor, dando explicações sobre o comportamento geral, em termos "onda", e mecanismos específicos, como o que acontece com o reflexo da luz. Bom trabalho.
Lucnico (discussão) 16h17min de 21 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Biografia de Thomas Young[editar código-fonte]

  1. Verbete: Biografia de Thomas Young
  2. Usuário: Alexandre Fuhr (DctribAElogsBMF)
  3. Esse artigo existe em português, porém é muito inferior ao inglês e não possui nenhum aprofundamento sobre a vida de Young.
  4. Pretendo melhorar esse artigo traduzindo do inglês e inserindo novas informações a partir de fontes confiáveis.

Alexandre Fuhr (discussão) 01h37min de 20 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Alexandre Fuhr, verbete atribuído a você. Preste atenção que sua ligação ao verbete da Wikipedia não foi bem feita, seria apenas Thomas Young. O artigo em português pode ser melhorado imensamente. Novamente, como tenho dito a todos, eleja prioridades para que você concretize os melhoramentos dentro do prazo.
Lucnico (discussão) 16h23min de 21 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Propostas Segundo Verbete[editar código-fonte]

Espectroscopia de retrodispersão de Rutherford[editar código-fonte]

  1. Espectroscopia de retrodispersão de Rutherford
  2. Bruno Valadão Cunha (DctribAElogsBMF).
  3. O artigo apresenta míseras 3 linhas de conteúdo, com um explicação extremamente vaga sobre o método. A ausência de imagens explicativas/demonstrativas e de base teórica fazem do artigo muito pobre.
  4. Pretendo explicar os princípios básicos/físicos por trás da técnica, incluindo relação com o Experimento de Geiger-Marsden e também listar os instrumentos utilizados no método. Basear-me-ei na página em inglês do artigo (que é bem completa) e bibliografias/artigos que eu encontrar.

--Bruno Valadão Cunha (discussão) 18h14min de 11 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

Oi Bruno, verbete atruibuído a você. A parte do Experimento de Geiger-Marsden vimos em aula, é uma história interessante que você poderá contribuir muito com o texto. Para aula eu utilizei o livro "Física Básica", Vol 4, do Moysés Nussenzveig, que traz uma boa discussão a respeito. Como o artigo em português está péssimo, toda contribuição que fizeres será bem-vinda. Bom trabalho.
Lucnico (discussão) 12h31min de 22 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

Radiação Cósmica de Fundo em Micro-Ondas[editar código-fonte]

  1. Radiação cósmica de fundo em micro-ondas
  2. Gherzog (DctribAElogsBMF).
  3. O artigo é bom, mas em comparação com outros idiomas deixa a desejar.
  4. Pretendo complementar o artigo com mais informações e traduzir o artigo de outros idiomas para torná-lo mais completo em nosso idioma.

--Gherzog (discussão) 01h55min de 16 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

Oi Gherzog, verbete atribuído a você. Esse é um tema super interessante, que você pode imediatamente contribuir com informações mais detalhadas e gráficos sobre a radiação do corpo negro, tema central da nossa disciplina. Para a versão em português parece faltar estrutura, embora muitas informações estejam ali, de modo que o acesso a elas é difícil. Falta uma introdução leiga mais clara do que é essa radiação (a luz mais antiga do nosso universo, quando ele passou a ser transparente para a radiação eletromagnética). Alguns dos nossos livros-textos (Serway, acredito eu) trazem algum material a respeito. Bom trabalho.
Lucnico (discussão) 12h46min de 22 de outubro de 2013 (UTC)[responder]
Professor, conforme sua sugestão, editei a introdução, tornei ela mais leiga e resumida.
--Gherzog (discussão) 03h08min de 10 de dezembro de 2013 (UTC)[responder]
Gherzog, verifique novamente pois a sua contribuição foi revertida. Tu podes reescrever de maneira a adequar teu texto as exigências feitas pelo usuário que fez a reversão.
Lucnico (discussão) 18h57min de 10 de dezembro de 2013 (UTC)[responder]

Insolação atmosférica[editar código-fonte]

  1. Insolação atmosférica
  2. GHGelain (DctribAElogsBMF).
  3. Assunto interessante e artigo com pouquíssimas informações.
  4. Trarei mais informações e fontes dos artigos em outras linguagens.

GHGelain (discussão) 20h21min de 26 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

Oi GHGelain, verbete atribuido a você. Esse verbete é central em muitas questões práticas, e o estado atual dele é apenas um pequeno esboço. Acho fundamental incluir uma figura ilustrando a depêndencia da absorção da energia solar com cosseno do ângulo de incidência, como a que está no artigo em inglês. Outro ponto pertinente que gostaria de te chamar atenção: incluir ao menos uma menção a tecnologia que possibilita a medição da insolação solar (Piranômetro). Interessante também colocar uma sessão "Ver também" com links a outros verbetes da wikipedia relacionados ao tema, mesmo que não estejam em boas condições. Além de enriquecer com possibilidades para o leitor acompanhar outros detalhes, isso revitaliza o trabalho de melhora dos verbetes desse tema. Bom trabalho.
Lucnico (discussão) 12h38min de 1 de novembro de 2013 (UTC)[responder]

Cubo de Leslie[editar código-fonte]

  1. Cubo de Leslie
  2. Pedrocosta2 (DctribAElogsBMF).
  3. Assunto interessante por ter ligações com diversas partes do conteúdo. Além disso, o artigo não existe em português.
  4. Pretendo criar o artigo em português, utilizando artigos de outras línguas, livros como o Halliday e o Tippler, assim como o conteúdo aprendido em aula.

Pedrocosta2 (discussão) 23h34min de 27 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

Oi Pedrocosta2, verbete atribuído a você. Esse experimento foi levado para sala de aula e ele sintetiza toda a questão de radiação térmica por emissores não-ideais, por isso a sua importância. Além de incluir a discussão científica sobre esse experimento (mais importante), assim como sua história (a nível de curiosidade), pense nos potenciais leitores desse verbete: um exemplo que me ocorreu é um professor querendo entender e quem sabe preparar seu próprio experimento, então procure informações sobre a montagem do experimento para incluir na tua redação ou nas referências externas. Seria interessante também adicionar links a verbetes relacionado em uma sessão "Ver também", como Corpo Negro por exemplo. Bom trabalho.
Lucnico (discussão) 12h56min de 1 de novembro de 2013 (UTC)[responder]

Efeito fotoelétrico[editar código-fonte]

  1. Efeito fotoelétrico
  2. Giovanna Mueller (DctribAElogsBMF).
  3. É um tema amplamente discutido em aula, tanto na teoria quanto em aplicação matemática. O artigo é curto e faltam tópicos e partes importantes para citar.
  4. Pretendo melhorar o artigo, organizá-lo e acrescentar tópicos como os experimentos do efeito fotoelétrico e potencial de corte, assim como outros conteúdos estudados em aula e de livros e acervos confiáveis.

Giovanna Mueller (discussão) 11h55min de 5 de novembro de 2013 (UTC)[responder]

Oi Giovanna Mueller, verbete atribuído a você. Creio que o que vimos em aula foi bem mais completo e preciso que o estado atual do artigo. A parte introdutória está escrita com uma linguagem informal demais para um artigo de acesso universal, e cheio de erros conceituais fortes por exemplo: "Os elétrons que giram à volta do núcleo...", seria melhor, elétrons estão ligados ao núcleo; e também "a luz vermelha de baixa frequência estimula os elétrons para fora de uma peça de metal", você já sabe porque a luz vermelha não é capaz disso. O parágrafo sobre bola de biliar está mal também, enfim confere bem que essa versão está bem duvidosa.
Sobre referências, posso te indicar duas: a comparação entre o esperado classicamente e o observado no experimento está muito bem colocada no livro do Serway vol 4; um pouco da história do experimento você pode ler no livro do Moysés Nussenzveig vol 4, e também nesse artigo da wikipedia em inglês. Esses livros todos se encontram na biblioteca, além dos mais tradicionais Tippler e Halliday, que também podem te servir como referência.
Procure fazer uma introdução leiga curta, de um parágrafo, dizendo essencialmente do que se trata esse efeito. Bom trabalho.
Lucnico (discussão) 15h02min de 6 de novembro de 2013 (UTC)[responder]

Emissividade[editar código-fonte]

  1. Verbete: Emissividade
  2. Usuário: Milena Portela (DctribAElogsBMF)
  3. O verbete em inglês está bem mais completo que em português.
  4. Tenho o objetivo de complementar o verbete em português.

Milena Portela (discussão) 01h31min de 20 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Biografias de Heinrich Rohrer e Gerd Binnig[editar código-fonte]

  1. Verbete: Heinrich Rohrer e Gerd Binnig
  2. Eu estava pensando em fazer sobre o microscópio de tunelamento, existe pouca informação a respeito dele e o material não é confiável na página da Wikipedia. Porém ao pesquisar a respeito de seus inventores, Heinrich Rohrer e Gerd Binnig, vi que não havia nada a respeito destes dois cientistas, portanto decidi escrever suas biografias.

Mikael Maçaneiro (discussão) 16h26min de 16 de dezembro de 2013 (UTC)[responder]

Propostas Terceiro Verbete[editar código-fonte]

Enrico Fermi[editar código-fonte]

  1. Verbete: Enrico Fermi
  2. Usuário: Bernardo Scarton (DctribAElogsBMF)
  3. O artigo trata da biografia de Enrico Fermi, físico italiano. O artigo em português está incompleto, se comparado ao artigo em inglês. Pretendo melhorá-lo e ampliá-lo para todos termos um material mais completo e mais acessível sobre esse importante cientista.
  4. Meu objetivo é, me baseando no texto em inglês, completar e ampliar o texto em português, visto que o entendimento da Física fica ainda mais difícil em um outro idioma.

Bernardo Scarton (discussão)

Oi Bernardo Scarton, verbete atribuído a você. Enrico Fermi foi um físico completo, protagonista no desenvolvimento da física moderna e de vários conceitos que vimos nessa terceira área, então muito pertinente ao nosso curso. O artigo em português está bom pois tem uma descrição histórica rica, ainda com certeza passível de melhoras, mas carece de mais informações sobre suas contribuições científicas - estatística de Fermi-Dirac e decaimento beta são temas que abordamos em aula e tu podes usar nossos livros textos pra introduzir as idéias principais e conceitos importantes, implicações, etc. Realmente o artigo em inglês está exemplar, muito bom, e pode ser uma boa fonte de melhoras. Se puder adicionar alguns dos muitos artigos da Wiki relacionados ao Fermi na parte "Ver também", seria muito bom. Veja que o artigo atual tem muitas partes em português de Portugal, veja a política da Wikipedia a esse respeito:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Vers%C3%B5es_da_l%C3%ADngua_portuguesa
Ou seja, pode escrever no nosso bom português, e deixa os "electrões" em paz.
Enfim, é a biografia de um grande físico, faça um bom trabalho e bom proveito.
Lucnico (discussão) 18h05min de 6 de dezembro de 2013 (UTC)[responder]