A História Secreta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o romance de 1992 de Donna Tartt. Para a História Secreta de Procópio, consulte Procópio de Cesareia#História Secreta. Para outros usos, veja A História Secreta dos Mongóis.
A História Secreta
The Secret History
A História Secreta
Capa da primeira edição
Autor(es) Donna Tartt
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Gênero Romance de campus, ficção psicológica, cripto-história, dark academia
Arte de capa
Editora Alfred A. Knopf
Formato Impressão (capa dura & brochura)
Lançamento 16 de setembro de 1992
Páginas 544 pp
ISBN 0-679-41032-5

A História Secreta (em inglês: The Secret History) é o primeiro romance da autora americana Donna Tartt, publicado por Alfred A. Knopf em setembro de 1992. Situado na Nova Inglaterra, o romance de campus conta a história de um grupo unido de seis estudantes clássicos do Hampden College, uma pequena, faculdade de artes liberais de elite localizada em Vermont, baseada no Bennington College, onde Tartt foi estudante entre 1982 e 1986.[1]

A História Secreta é uma história de detetive invertida narrada por um dos seis estudantes, Richard Papen, que reflete anos depois sobre a situação que levou ao assassinato de seu amigo Edmund "Bunny" Corcoran – onde os eventos que levaram ao assassinato são revelados sequencialmente.[2] O romance explora as circunstâncias e os efeitos duradouros da morte de Bunny no grupo de estudantes clássicos, acadêmica e socialmente isolado, do qual ele fazia parte.

O romance foi originalmente intitulado The God of Illusions,[3] e sua primeira edição de capa dura foi desenhada pelos designers gráficos de Nova York, Chip Kidd e Barbara de Wilde.[4] Um pedido de impressão de 75,000 exemplares foi feito para a primeira edição (em oposição ao pedido habitual de 10,000 exemplares para um romance de estreia) e o livro se tornou um best-seller. Desde então, o livro foi creditado por popularizar o crescimento do subgênero literário dark academia.[5]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Richard Papen deixa sua cidade natal, Plano, Califórnia, para estudar literatura no elitista Hampden College, em Vermont. Richard descobre que não pode se matricular nas aulas do único professor de clássicos Julian Morrow, que limita as matrículas a um grupo escolhido a dedo: os gêmeos Charles e Camilla Macaulay, Francis Abernathy, Henry Winter, e Edmund "Bunny" Corcoran. Depois que Richard os ajuda com uma tradução, eles lhe dão conselhos sobre como tornar-se querido por Julian, e Richard é aceito em suas aulas.

Richard gosta de seu novo status como membro do grupo, mas percebe vários comportamentos estranhos dos outros: eles parecem sofrer constantemente pequenos ferimentos, ferver plantas estranhas no fogão, e tentar esconder roupas ensanguentadas. O grupo é dedicado a Julian, que exige que seus seis estudantes façam todas as aulas com ele. Embora Henry pareça ter uma amizade tensa com Bunny, eles passam as férias de inverno juntos em Roma, enquanto Richard fica hospedado em um armazém sem aquecimento. Ele quase morre de hipotermia e pneumonia, mas é resgatado quando Henry retorna inesperadamente e o leva ao hospital.

No ano novo, as tensões entre Bunny e o grupo pioram. Bunny insulta constantemente os outros e começa a se comportar de maneira irregular. Richard descobre a verdade com Henry: o grupo, sem Richard e Bunny (e com a aprovação de Julian), realizou um bacanal dionisíaco na floresta perto da propriedade rural de Francis. Durante o bacanal, o grupo mata um fazendeiro de Vermont, embora os detalhes de como essa morte ocorreu permaneçam ambíguos. Bunny descobriu por acaso e vem chantageando o grupo. Francis e Henry têm dado a Bunny grandes quantias de dinheiro na esperança de acalmá-lo. Não sendo mais capaz de atender às exigências de Bunny e temendo expô-las à medida que seu estado mental se deteriora, Henry convence o grupo a matar Bunny. Eles confrontam Bunny durante uma caminhada, e Henry o empurra para uma ravina até a morte.

O grupo luta para manter seu disfarce, juntando-se a grupos de busca e comparecendo ao funeral de Bunny. Embora a presença da polícia acabe diminuindo, o grupo começa a ceder sob a pressão: a hipocondria de Francis piora, Charles cai no alcoolismo e abusa de Camilla, Richard fica viciado em pílulas e Henry percebe que não tem objeções morais ao assassinato. Richard descobre que Francis teve encontros sexuais com Charles; Francis acredita que os gêmeos também tiveram encontros sexuais. À medida que Charles se torna ainda mais possessivo com sua irmã, Henry faz com que Camilla se mude do apartamento compartilhado para um hotel, irritando ainda mais Charles.

Julian recebe uma carta supostamente de Bunny, detalhando o assassinato do bacanal e o medo de Bunny de que Henry esteja planejando matá-lo. Embora Julian inicialmente considere isso uma farsa, ele percebe a verdade quando nota o papel timbrado do hotel de Henry e Bunny em Roma. Em vez de abordar o assunto, Julian foge do campus e nunca mais retorna, para tristeza e consternação de Henry.

O alcoolismo e a inimizade de Charles para com Henry pioram quando Henry começa a viver com Camilla. Quando Charles é preso por dirigir embriagado no carro de Henry, Henry teme que Charles se ligue e exponha o grupo, enquanto Charles teme que Henry possa matá-lo para manter o silêncio. Charles invade o quarto de hotel de Camilla e Henry com uma arma e tenta matar Henry. Charles atira no estômago de Richard na altercação que se segue, e Henry atira em si mesmo para cobrir o resto do grupo. No final das contas, Richard sobrevive e Henry morre devido ao ferimento. O relatório policial conclui que, em um ataque suicida, Henry atirou inadvertidamente em Richard.

Com a morte de Henry, o grupo se desintegra. Charles cai ainda mais no alcoolismo e foge com uma mulher casada; Camilla fica sozinha cuidando de sua avó doente; e Francis, embora gay, é forçado por seu avô rico a se casar com uma mulher que despreza e tenta o suicídio. Richard se forma em Hampden como um acadêmico solitário com um amor não correspondido por Camilla. O romance termina com Richard contando um sonho em que conheceu Henry em um desolado museu futurista. Após uma breve conversa, Henry deixa Richard contemplar sua infelicidade.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Julian Morrow: um excêntrico professor de clássicos em Hampden que ensina apenas um pequeno grupo de estudantes que ele seleciona por seu intelecto, conexões e riqueza. Julian era um socialite proeminente na década de 1940, associado a T. S. Eliot. O rico e independente Julian doa seu salário para Hampden, com quem tem um relacionamento tenso. Julian exalta as virtudes da sociedade greco-romana, e é visto como uma figura paterna pelos seus estudantes, que são ensinados quase exclusivamente por ele.
  • Richard Papen: um estudante transferido de recursos modestos da Califórnia. Ele se sente inseguro sobre sua formação e a embeleza para se encaixar com seus colegas estudantes clássicos. Richard segue relutantemente os planos de Henry, mas não oferece resistência séria.
  • Charles e Camilla Macaulay: Gêmeos fraternos, órfãos encantadores da Virgínia. A complexa relação entre os gêmeos é caracterizada por ciúme e proteção. Os gêmeos frequentemente recebem o grupo para jantar. Camilla é um interesse amoroso de Richard e Henry.
  • Henry Winter: um prodígio intelectual poliglota e autor publicado com pais ricos Nouveau riche e uma paixão pelo cânone Pāli, Homero, e Platão, ele é o líder não oficial do grupo e é o estudante favorito de Julian. Apesar de seus talentos intelectuais, Henry não concluiu o ensino médio devido a ferimentos causados por um acidente.
  • Francis Abernathy: um estudante generoso e hipocondríaco de origem velho rico, cuja casa de campo isolada se torna um santuário para o grupo. Francis tem uma mãe superprotetora com histórico de dependência de drogas que o enviou para vários internatos de elite europeus.
  • Edmund "Bunny" Corcoran: um piadista que, apesar das aparências de riqueza, está na verdade sem um tostão e tira vantagem descaradamente de seus amigos. As atitudes preconceituosas de Bunny, como anticatolicismo e homofobia, antagonizam outros membros do grupo. Bunny é o menos talentoso academicamente do grupo; ele tem dislexia grave e não leu até os 10 anos. Ao contrário de outros membros do grupo, Bunny tem namorada e amigos fora do grupo.
  • Dr. Roland: um velho e trêmulo professor de psicologia, para quem Richard trabalha como assistente de pesquisa.
  • Georges Laforgue: um professor de francês, e primeiro orientador acadêmico de Richard.
  • Judy Poovey: uma das colegas de dormitório de Richard. Também nativa da Califórnia, ela tem uma obsessão sexual unilateral por ele, e ele só vai vê-la quando quer algo dela.
  • Marion Barnbridge: namorada de Bunny, que por um motivo ou outro mantém distância do grupo.
  • Cloke Rayburn: um traficante de drogas, e melhor amigo de Bunny desde o ensino médio.
  • Katherine e Macdonald Corcoran: mãe e pai de Bunny e seus irmãos Teddy, Hugh, Patrick, e Brady. O Sr. Corcoran, um ex-astro do futebol de Clemson, transmitiu muitos de seus maneirismos aos filhos.

Temas[editar | editar código-fonte]

A História Secreta inspira-se parcialmente na tragédia grega do século V a.C., As Bacantes, de Eurípides.[6]

De acordo com Michiko Kakutani, alguns aspectos do romance refletem o modelo de expressão apolínea e dionisíaca de Nietzsche em O Nascimento da Tragédia. Kakutani, escrevendo para o New York Times, disse que "em The Secret History, a Sra. Tartt consegue fazer...eventos melodramáticos e bizarros (envolvendo ritos dionisíacos e insinuações de poder satânico) parecerem inteiramente plausíveis."[7] Como o autor apresenta o assassinato e os responsáveis desde o início, o crítico A. O. Scott rotulou-o de "um mistério de assassinato ao contrário".[8] Em 2013, John Mullan escreveu um ensaio para o The Guardian intitulado "Ten Reasons Why We Love Donna Tartt's The Secret History", que inclui "Tudo começa com um assassinato", "Está apaixonado pela Grécia Antiga", "Está cheio de citações," e "É obcecado pela beleza".[9]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O livro recebeu críticas geralmente positivas dos críticos. Michiko Kakutani chamou o romance de "entretenimento ferozmente bem ritmado", que "tem um sucesso magnífico" e atribuiu fortemente o sucesso do livro às habilidades de escrita bem desenvolvidas de Tartt.[7] Sophie McKenzie, escrevendo para o The Independent, chamou-o de "o livro de uma vida", afirmando que tinha um "ritmo perfeito" e os personagens são "fascinantes e poderosamente desenhados".[10] Entretanto, James Wood da London Review of Books deu-lhe uma crítica medíocre, escrevendo: "A história obriga, mas não envolve...Oferece mistérios e revelações polidas em cada página, mas os seus verdadeiros segredos são demasiado profundos, muito involuntário para ser ameaçador ou profundo."[11] O crítico Ted Gioia escreveu:

Há muito o que admirar no romance de Tartt, mas é especialmente louvável pela maneira persuasiva com que ela narra as etapas do estudo dos clássicos até o cometimento de assassinato. Esta é uma transição difícil de relatar de maneira verossímil, e ainda mais difícil dada a decisão de Tartt de contar a história da perspectiva de um dos mais geniais dos conspiradores. Sua história poderia facilmente parecer implausível—ou até mesmo risível—em sua recriação de ritos dionisíacos em um campus universitário de Vermont e em sua tentativa de nos convencer de que um estudante transferido de boas maneiras e com gosto por línguas antigas pode evoluir, por meio de uma série de eventos quase aleatórios, em um assassino. Entretanto, convence-nos que sim, e a intimidade com que Tartt traz seus leitores para o miasma psicológico da trama que se desenrola é uma das características mais convincentes de A História Secreta.[12]

Adaptações de tela planejadas e canceladas[editar | editar código-fonte]

O romance foi escolhido por vários cineastas nas décadas desde seu lançamento para uma possível adaptação para o cinema ou televisão; no entanto, todos não tiveram sucesso.

O produtor Alan J. Pakula adquiriu os direitos do filme pela primeira vez na publicação do livro em 1992, mas deixou o projeto de lado para trabalhar em The Pelican Brief e mais tarde em The Devil's Own. Ele voltou para The Secret History no outono de 1998, com Joan Didion e John Gregory Dunne contratados para escrever o roteiro, e Scott Hicks para dirigir. No entanto, a morte de Pakula num acidente de carro em novembro fez com que o projeto fosse abandonado.[13]

A publicação em 2002 do segundo romance de Tartt, The Little Friend, causou um ressurgimento do interesse por The Secret History. Uma nova adaptação foi anunciada pela Miramax Films, a ser produzida por Harvey Weinstein e dirigida por Jake e Gwyneth Paltrow, que esperavam estrelar os personagens Charles e Camilla Macaulay respectivamente. A morte do pai dos irmãos, Bruce Paltrow, em outubro daquele ano, fez com que o projeto fosse novamente arquivado e os direitos fossem reintegrados a Tartt.[14]

Na publicação em 2013 do terceiro romance de Tartt, The Goldfinch, o interesse em outra adaptação foi reacendido, desta vez para a televisão com os colegas de escola de Tartt, Melissa Rosenberg e Bret Easton Ellis no comando (Ellis é o co-dedicado do romance). Essa tentativa também fracassou depois que Rosenberg e Ellis não conseguiram encontrar uma rede ou plataforma de streaming interessada no projeto.[13]

A infelicidade de Tartt com a versão cinematográfica de 2019 de The Goldfinch fez com que alguns especulassem que ela não permitiria novas adaptações de nenhum de seus romances para a tela, tornando improvável um projeto futuro baseado em The Secret History. Tartt demitiu sua agente de longa data, Amanda Urban, por causa do filme e declarou: "Depois que o livro for lançado, ele não será mais meu e minha ideia não será mais válida que a sua. E então começo o longo processo de desligamento."[13]

Base[editar | editar código-fonte]

Entre 2019 e 2021, a jornalista Lili Anolik entrevistou antigos colegas de classe de Tartt em Bennington e descobriu que vários personagens são baseados vividamente em pessoas reais: Julian sobre Claude Fredericks, Henry sobre Todd O'Neal, Bunny sobre Matt Jacobsen,[15][16] e Judy Poovy sobre Michelle Matland.[17]

Referências

  1. Alyssia (8 de dezembro de 2021). «The Secret History of Bennington College». Hot off the Shelf. Consultado em 14 de março de 2024 
  2. Grady, Constance (8 de maio de 2020). «Vox Book Club, The Secret History, week 1: Did Bunny have it coming?». Vox. Consultado em 14 de março de 2024 
  3. Fein, Esther B. (16 de novembro de 1992). «The Media Business; The Marketing of a Cause Celebre». The New York Times 
  4. Wilkinson, Carl (7 de fevereiro de 2011). «Book cover: The Secret History». Financial Times (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2019 
  5. Garrett, Beata (6 de outubro de 2019). «'The Secret History' Makes Strides in Budding Dark Academia Genre». Mount Holyoke News. Consultado em 30 de agosto de 2021 
  6. Thorp, Clare (21 de outubro de 2022). «The Secret History: A murder mystery that thrills 30 years on». BBC Culture 
  7. a b Kakutani, Michiko (4 de setembro de 1992). «Books of The Times; Students Indulging In Course of Destruction». The New York Times (em inglês). Consultado em 7 de novembro de 2018 
  8. Scott, A. O. (3 de novembro de 2002). «Harriet the Spy». New York Times. Consultado em 10 de agosto de 2016 
  9. Mullan, John (18 de outubro de 2013). «Ten Reasons Why We Love Donna Tartt's The Secret History». The Guardian. London: Guardian News and Media. Consultado em 10 de janeiro de 2014 
  10. McKenzie, Sophie. «The Secret History by Donna Tartt, book of a lifetime». The Independent (em inglês). Consultado em 7 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 18 de junho de 2022. (pede registo (ajuda)) 
  11. Wood, James (19 de novembro de 1992). «The Glamour of Glamour». London Review of Books. pp. 17–18. ISSN 0260-9592. Consultado em 7 de novembro de 2018 
  12. Gioia, Ted. «The Secret History by Donna Tartt». The New Canon. Consultado em 11 de fevereiro de 2019 
  13. a b c Kreizman, Maris. (15 September 2019). "Why Donna Tartt's The Secret History Never Became a Movie". Town & Country. Retrieved 31 August 2021.
  14. Klein-Nixon, Kylie. (6 October 2019). "Death and The Secret History: Why Donna Tartt's first novel was never a movie". stuff. Retrieved 31 August 2021.
  15. Anolik, Lili (28 de maio de 2019). «The Secret Oral History of Bennington: The 1980s' Most Decadent College». Esquire. Cópia arquivada em 1 de junho de 2019 
  16. Lili Anolik (29 de setembro de 2021). «Once Upon A Time… at Bennington College» (Podcast). C13Originals 
  17. Anolik, Lili (16 de dezembro de 2021). «Do Succession and The Secret History Share a Central Character?». Vanity Fair 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: A História Secreta