Abreiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portugal Portugal Abreiro 
  Freguesia  
Abreiro está localizado em: Portugal Continental
Abreiro
Localização de Abreiro em Portugal
Coordenadas 41° 21' 02" N 7° 17' 37" O
País Portugal Portugal
Concelho MDL1.png Mirandela
Administração
- Tipo Junta de freguesia
- Presidente José Manuel Carvalho Fernandes (PPD/PSD)
Área
- Total 24,20 km²
População (2011)
 - Total 257
    • Densidade 10,6 hab./km²
Gentílico Abreirense
Orago Santo Estêvão

Abreiro é uma freguesia portuguesa do concelho de Mirandela, com 24,20 km² de área e 257 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 10,6 hab/km².

Tem como principal atracção o pelourinho centenário. A cerca de dois quilómetros da aldeia está localizada a estação de comboios de Abreiro, servida pela Linha do Tua (actualmente, em funcionamento apenas entre as estações do Cachão e Carvalhais).

História[editar | editar código-fonte]

Foi vila e sede de concelho entre 1225 e o início do século XIX. Era constituído pelas freguesias de Abreiro, Navalho e Sobreira. Tinha, em 1801, 664 habitantes. Aquando da extinção as suas freguesias foram integradas nos concelhos de Lamas de Orelhão e Murça.

Em 1747, Abreiro era uma vila, subordinada no secular estava subordinada à Ouvidoria de Vila Real, e no eclesiástico à Comarca da Torre de Moncorvo e Arcebispado de Braga, pertencendo à Província de Trás-os-Montes, distando da vila de Torre de Moncorvo cinco léguas ao Noroeste. Era do Marquesado de Vila Real, ao qual pagava cada morador da vila e seu termo seis reis de foro, vindo tudo a importar nove ou dez tostões. Era cabeça de concelho da jurisdição de Malta, terra do Senhor Infante D. Pedro. Deu-lhe foral ElRei D. Sancho I no ano de 1225. Era terra pouco sadia, quente e de ruins águas.

A igreja paroquial era dedicada a Santo Estêvão, estando fundada em vale fora do povoado, donde se descobria de povoações somente a vila do Vieiro. Tinha três altares, o maior com o sacrário, e a imagem do Santo Patrono, e dois colaterais, um de Nossa Senhora e o outro de Cristo Crucificado. O pároco era vigário, da apresentação do Bailio de Leça, a quem pertencem os dízimos desta vila. Rendia a vigairia 8.600 reis em dinheiro, quarenta alqueires de trigo, e dois mais para hóstias, dois almudes de vinho, e seis arráteis de cera.

Havia dentro da vila duas ermidas, uma de Santa Luzia, e outra de São Clemente, e outra do Espírito Santo que era de pessoa particular. Fora da vila, a um lado dela, na serra chamada por isso de Santa Catarina Virgem Mártir, há uma ermida desta santa, onde ainda então se viam vestígios de muralhas; e atestava a comum tradição que fora nos tempos antigos povoação dos árabes. Havia nesta ermida Irmandade da Santa, erecta por Bula Pontifícia, e celebrava-se a sua festa a 25 de Abril.

Pelo que tocava ao civil, governava-se por dois juízes ordinários, vereadores com seus oficiais, subordinados ao ouvidor da Comarca de Vila Real, que os confirmava e entrava em correição desta vila. No militar tinha capitão com uma companhia de ordenança da vila e seu termo, que reconhecia ao capitão-mor da vila de Freixiel.

Compunha-se a vila de setenta vizinhos, e gozavam os seus moradores dos privilégios de Malta, que são: não pagar foros de prazos; estar isentos de ir à guerra, exceptuando quando fosse necessário para Malta.

Os frutos que recolhiam em maior abundância eram trigo, centeio, feijões e vinho. Também era abundante de caça miúda, do ar e rasteira, de coelhos e perdizes; e não o era menos de peixe, que lhe deixava o rio Tua, que corria junto à vila.

Pertenciam à sua freguesia os lugares de Milhais, Longra, Navalho, e a metade do lugar de São Brás da Sobreira.[1]

População[editar | editar código-fonte]

População da freguesia de Abreiro [2]
1864 1878 1890 1900 1911 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011
751 747 617 565 657 351 607 762 835 762 680 509 426 311 257

Economia[editar | editar código-fonte]

Abreiro tem uma das maiores manchas de figueiras e uma grande tradição nesta cultura. Em Abreiro saem todos anos, em média, 15 a 20 mil quilos de figos, com a venda garantida a intermédios que se deslocam à aldeia para negociarem com os produtores.[3]

Património[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.