Abu Camal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Abu Camal

em árabe: البوكمال

  Cidade  
Vista da entrada da cidade de Abu Camal
Vista da entrada da cidade de Abu Camal
Localização
Abu Camal está localizado em: Síria
Abu Camal
Coordenadas 34° 27' 13" N 40° 56' 12" E
País  Síria
Província Deir ez-Zor
Distritos Abu Camal
Características geográficas
População total (2012 est) 116,270 hab.
Altitude 175 m
Fuso horário EET (UTC+2)
Horário de verão +3

Abu Camal (em árabe: البوكمال) é uma cidade localizada às margens do rio Eufrates, na província de Deir ez-Zor no leste da Síria, próximo da fronteira com o Iraque. É parte da região histórica da Mesopotâmia Superior. Abu Camal é uma região economicamente próspera na agricultura e pecuária. É o centro administrativo do distrito de Abu Camal.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Durante o período otomano, Abu Camal foi chamada de Kışla, pronunciado localmente como Qashla, que é uma palavra turca para "quartéis". O nome "Qashla" ainda é usado por alguns moradores da área, especialmente pelos aldeões idosos.

História[editar | editar código-fonte]

Durante a época romana, a cidade foi parte da Mesopotâmia, sendo um importante entreposto comercial entre o Império Romano e a Índia. Conquistada por Zenóbia, tornou-se parte do Reino de Palmira.

Em 27 de outubro de 2008, quatro helicópteros dos EUA efetuaram um ataque na aldeia de Sukkariyeh, em Abu Camal. Foi o primeiro ataque conhecido dentro da Síria pelos EUA. Notícias de relatórios indicam que pelo menos sete pessoas morreram, quatro delas crianças.[1][2][3] Abu Camal situa-se perto de Alcaim, um ponto de passagem para a insurgentes iraquianos.[4]

Durante a guerra civil Síria, a cidade foi tomada pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, em agosto de 2014.[5] Em novembro de 2017, tropas do governo sírio, leais ao presidente Bashar al-Assad, retomaram Abu Camal.[6]

Localização[editar | editar código-fonte]

A cidade está localizada na parte sul-oriental da província de Deir ez-Zor, no extremo sul do planalto de Jazira, na margem direita do rio Eufrates. Abu Camal está localizado a cerca de 115 quilômetros a sudeste de Deir ez-Zor, capital da província, e a uma distância de 430 quilômetros da cidade de Damasco, capital da Síria.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Abu Camal
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Síria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.