Academia das Ciências de Lisboa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LijeBot (discussão | contribs)
m clean up, Replaced: [[Image: → [[Imagem:
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Placaacl.jpg|thumb|Placa da ACL]]
[[Media:Example.ogg]][[Imagem:Placaacl.jpg|thumb|Placa da ACL]]
A '''Academia das Ciências de Lisboa''' (ACL) é uma instituição [[Portugal|portuguesa]] científica de utilidade pública, cujo objectivo principal é o incentivo à actividade de investigação científica e de divulgação da cultura portuguesa.
A '''Academia das Ciências de Lisboa''' (ACL) é uma instituição [[Portugal|portuguesa]] científica de utilidade pública, cujo objectivo principal é o incentivo à actividade de investigação científica e de divulgação da cultura portuguesa.



Revisão das 00h29min de 30 de setembro de 2008

Media:Example.ogg

Placa da ACL

A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) é uma instituição portuguesa científica de utilidade pública, cujo objectivo principal é o incentivo à actividade de investigação científica e de divulgação da cultura portuguesa.

Os destinos da ACL são geridos pelo Conselho Administrativo do qual é presidente Adriano José Alves Moreira, tendo Eduardo Romano de Arantes e Oliveira como vice-presidente, António Dias Farinha como secretário-geral, Britaldo Rodrigues como vice-secretário e Artur Torres Pereira como tesoureiro.

História

A Academia das Ciências de Lisboa foi fundada no reinado de Dona Maria I em 24 de Dezembro de 1779, em pleno Iluminismo. O seu primeiro presidente e grande mentor foi o Duque de Lafões e o primeiro secretário foi Domingos Vandelli, sendo procedido do Abade Correia da Serra. A denominação inicial foi a de Academia Real das Sciencias de Lisboa, que se manteve até à implantação da república, passando depois a designar-se de por Academia das Ciências de Lisboa. Ao longo da sua história conheceu seis moradas oficiais, encontrando-se actualmente no antigo Convento de Jesus de Lisboa, na parte baixa do Bairro Alto.

Vítimas do Terramoto de 1755

Em 2004, ao proceder-se a obras de manutenção no pavimento do claustro, foram descobertas sepulturas com ossadas amontoadas. Após investigações preliminares feitas pelo director do museu da ACL, Miguel Teles Antunes, descobriu-se que, misturadas com as ossadas dos frades do convento, estavam ossadas das vítimas do Terramoto de 1755. As ossadas têm sido estudadas por diversos investigadores, tendo sido feitos dois colóquios inter-académicos no Salão Nobre da ACL sobre esta temática.

Classes e secções

À época da fundação, a ACL era formada por três classes (Ciências Naturais, Ciências Exactas e Belas-Letras). Em 1851, as duas primeiras juntaram-se na classe de Ciências e a segunda deu origem às Letras.

Cada uma das secções tem sócios efectivos (cinco académicos) e sócios correspondentes (dez académicos). Para além disso, conta ainda com sócios correspondentes brasileiros, sócios correspondentes estrangeiros, sócios honorários e sócios eméritos.

Classe de Ciências

O vice-presidente do Conselho Administrativo da ACL, Eduardo Romano de Arantes e Oliveira, é também presidente da Classe de Ciências, coadjuvado por Armando Pombeiro, vice-presidente; Britaldo Rodrigues, secretário; e Maria Manuela Chaves, vice-secretária.

A Classe de Ciências é constituída pelas seguintes sete secções, com os seus sócios efectivos:

  1. Matemática: Fernando R. Dias Agudo, António Ribeiro Gomes, Jaime Campos Ferreira e João Paulo Carvalho Dias.
  2. Física: João da Providência e Costa, José M. Moreira de Araújo, João Bessa e Sousa e Filipe Duarte Santos.
  3. Química: João José Rodiles Fraústo da Silva, Armando Pombeiro, Jorge Calado, José Simões Redinha e Sebastião José Formosinho S. Simões.
  4. Ciências da Terra e do Espaço: João Manuel Cotelo Neiva, Britaldo Rodrigues, Miguel Teles Antunes, António Ramos Ribeiro e Martim Ramiro Portugal e Vasconcelos Ferreira.
  5. Ciências Biológicas: Luís Archer, Arsénio Pato Carvalho, Roberto Salema, Maria Salomé Soares Pais e Vítor Madeira.
  6. Ciências Médicas: José Manuel Toscano Rico, Jaime Celestino da Costa, Daniel Serrão e Artur Torres Pereira.
  7. Ciências da Engenharia e Outras Ciências Aplicadas: Eduardo Romano de Arantes e Oliveira, Maria Manuela Chaves, Armando C. Lencastre, João Resina Rodrigues e Carlos Salema.

Classe de Letras

O presidente do Conselho Administrativo da ACL, Adriano Moreira, é também presidente da Classe de Letras, coadjuvado por Artur Anselmo, vice-presidente; António Dias Farinha, secretário; e Justino Mendes de Almeida, vice-secretário.

A Classe de Letras é constituída pelas seguintes secções, com os seus sócios efectivos:

  1. Literatura e Estudos Literários: Luís Francisco Rebelo, Urbano Tavares Rodrigues, Agustina Bessa-Luís, João Bigotte Chorão e Artur Anselmo.
  2. Filologia e Linguística: José de Pina Martins, Américo da Costa Ramalho, Maria Helena da Rocha Pereira, João Malaca Casteleiro e Aníbal Pinto de Castro.
  3. Filosofia, Psicologia e Ciências da Educação: José Hermano Saraiva, Fernando Castelo Branco, Justino Mendes de Almeida, António Brás Teixeira e José Ferreira Marques.
  4. História e Geografia: Joaquim Veríssimo Serrão, Ilídio do Amaral, José-Augusto França, José Mattoso e António Dias Farinha.
  5. Direito e Ciência Política: Pedro Soares Martínez, Mário Júlio de Almeida Costa, Martim de Albuquerque e Adriano Moreira.
  6. Economia e Finanças: Manuel Jacinto Nunes, Paulo de Pitta e Cunha e José Luís Cardoso.
  7. Sociologia e Outras Ciências Humanas e Sociais

Institutos

A ACL tem dois importantes institutos:

Instituto de Altos Estudos

Instituto presidido também por Adriano Moreira e aberto a peritos e cientistas não pertencentes à ACL, tem por objectivo a promoção de estudos avançados em Ciências e Humanidades.

Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa

Presidido por Artur Anselmo, este instituto visa estimular a preservação e expansão da língua portuguesa, estando aberto também à participação de a peritos e cientistas não pertencentes à ACL. De entre as obras realizadas pelo Instituto de Lexicologia e Lexicografia da ACL conta-se o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea.

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Portal-hist-cien