After School

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
After School (애프터스쿨)
After School em 2014. Da esquerda para a direita: Kaeun, E-Young, Lizzy, Raina, Jooyeon (ex-integrante), Uee, Jungah (ex-integrante) e Nana
Informação geral
Também conhecido(a) como
  • AS
  • AFTERSCHOOL
  • アフタースクール
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s)
Período em atividade 2009–2014 (inativo)
Gravadora(s) Pledis Entertainment
Afiliação(ões)
Integrantes Uee
Raina
Nana
Lizzy
E-Young
Kaeun
Ex-integrantes Soyoung
Bekah
Kahi
Jooyeon
Jungah
Página oficial Website oficial

After School (em coreano: 애프터스쿨, Katakana:アフタースクール, muitas vezes estilizado como AFTERSCHOOL, abreviado como AS) é um girl group sul-coreano formado pela Pledis Entertainment em 2009.[1] O grupo fez sua estréia com um conceito de admissões e graduação.[2] Atualmente o grupo é composto por seis integrantes: Uee, Raina, Nana, Lizzy, E-YoungKaeun. Sua estréia ocorreu em janeiro de 2009 com a música "AH". O grupo encontra-se atualmente inativo.

O grupo fez sua estréia no Japão em 2011[3][4], através da Avex Trax com um remake dos hits "Bang!", "Diva", "Shampoo" e "Because of You". Sua estréia no Japão foi bem sucedida, conseguindo sétima posição no chart semanal da Oricon.[5] Também foi lançada uma nova música exclusivamente em japonês, "Rambling Girls". Seu primeiro álbum japonês, Playgirlz estreou em oitava posição no chart semanal da Oricon. A integrante Nana foi considerada como a face mais bonita do mundo por duas vezes consecutivas.

História[editar | editar código-fonte]

Pré Estréia[editar | editar código-fonte]

After School foi formado após a saída de Kahi do girl group coreano-americano S-Blush.[6] Kahi junto ao atual CEO da Pledis Entertainment planejaram a produção do novo grupo.[7] O Bekah foi a primeira integrante além de Kahi, que era uma já era uma trainee enquanto Kahi ainda estava no grupo anterior. Bekah saiu do Havaí para a Coreia do Sul através de recomendações do CEO. Jungah, Jooyeon e Soyoung foram adicionadas ao grupo respectivamente.

O grupo fez sua primeira aparição oficial em 29 de dezembro de 2008 no SBS Song Festival, onde Kahi e Jungah apresentaram "Play Girlz" junto á cantora Son Dam Bi, as membros restantes Soyoung, Jooyeon e Bekah foram dançarinas de fundo.

2009: New Schoolgirl, Diva e Because of You[editar | editar código-fonte]

No início de 2009, alguns dias após a estréia do grupo, a Pledis Entertainment anunciou oficialmente que o conceito musical do grupo tinha como influência o girl group Pussycat Dolls.[8] O grupo lançou seu álbum single de estréia, "New Schoolgirl" em 15 de janeiro.[9][10] O álbum contém três músicas: "Ah", "Play Girlz" e "Bad Guy". Em 17 de janeiro, o grupo fez sua estréia ao vivo no Music Core da MBC.[11] Após as promoções com o single "Ah!" o grupo havia planejado promover com "Bad Guy", porém, a faixa foi considerada inadequada e proibida de ser transmitida na TV.

Em abril, o grupo anunciou uma nova integrante, Uee.[12][13][14] O grupo lançou seu segundo single, "Diva" em 9 de abril de 2009. Fazendo sua performance da música no mesmo dia, no M! Countdown.[15] O single ganhou o prêmio de "Novato do Ano" do mês de abril de 2009, no Cyworld Digital Music Awards.[16]

After School em Julho de 2009

Em 21 de maio, o grupo lançou seu terceiro single, um cover do Morning Musume, com o título "Dream Girl".[17] Em julho foi anunciado que o grupo iria colaborar com a solista Son Dam Bi, no single digital "AMOLED".[18] Foi lançado em 16 de julho e fazia parte das promoções de celulares Samsung[19] O After School fez a abertura de shows para as Pussycat Dolls na turnê Doll Domination World Tour junto á Son Dam Bi, em seus shows na Ásia.[20]

Em 29 de outubro de 2009, Soyoung anunciou sua saída do grupo, sendo a primeira a sair no sistema de graduação. A Pledis Entertainment anunciou a entrada de duas novas integrantes, Raina e Nana.[21] O grupo fez seu retorno em 25 de novembro de 2009 com o single "Because of You", com esta música houve uma mudança no grupo para um conceito mais maduro e sofisticado. "Because of You" [22] se tornou popular, ganhando três prêmios Mutizen.[23][24][25] A música também superou o chart de singles mensais da Gaon no mês de dezembro de 2009, algo inesperado para um grupo novato.[26]

2010: Bang!, admissão de Lizzy e Orange Caramel[editar | editar código-fonte]

No início de 2010, After School ganhou o prêmio de melhor rookie no Billboard Japan Music Awards e Seoul Music Awards[27][28]

Em 25 de Março, After School lançou seu terceiro álbum single Bang! com a nova integrante Lizzy, onde o grupo assumiu um conceito de Banda Marcial. Kahi revelou que ela ficou inspirada depois de assistir ao filme americano Drumline, e que ela sempre desejou fazer um conceito de Banda Marcial desde que ela subiu no palco como uma integrante do After School. O grupo praticou tocar bateria por cinco meses com um treinador para o single. A faixa Bang! entrou na segunda posição no Gaon Weekly, e alcançou o número 29 em 2010 no Gaon Digital Chart com mais de 2.374.731 downloads digitais vendidos.

Em Junho, Raina, Nana e Lizzy formaram a sub-unidade Orange Caramel, e lançaram seu primeiro mini-álbum. O conceito do Orange Caramel foi mais luzes sensíveis e doces, ao contrário de muitos grupos femininos que assumiram conceitos mais escuros e sexy.

Em 6 de Dezembro, a Pledis Entertainment lançou o mini-álbum Happy Pledis com 4 novas faixas: a faixa-título Love Love Love, Someone Is You e os dois instrumentais das duas faixas. O álbum foi um surpresa para os fãs, incluindo o After School, Son Dam-bi e Orange Caramel. Uma parte dos lucros do álbum foram doados para a organização "Save the Children". Bekah não participou das promoções para este álbum, devido à sua pausa de dois meses no Havaí para visitar sua família.

2011: Retorno com 9 integrantes, Virgin, saída de Bekah, debut Japonês e A.S. Red & Blue[editar | editar código-fonte]

Em 27 de Janeiro, Pledis Entertainment anunciou que eles tinham assinado contrato com a gravadora Japonesa AVEX TRAX para o After School iniciar suas atividades no Japão no fim de Março. After School começou suas atividades japonesas colaborando com a estrela japonesa Namie Amuro na faixa Make It Happen. Em Março, a faixa ganhou o prêmio de melhor colaboração na MTV Video Music Awards Japan 2012.

O primeiro álbum completo do After School, Virgin, foi lançado em 29 de Abril com a nova integrante E-Young. A faixa-título, Shampoo, foi composta pelo produtor japonês Daishi Dance, e o MV da faixa foi lançado um pouco mais tarde, ainda no mesmo dia. O MV para Let's Step Up, a faixa intro do álbum que executa uma rotina de sapateado, que foi elogiado internacionalmente por dançarinos de sapateado como Joseph Wiggan. After School começou as promoções para Shampoo no Music Bank.

Virgin foi lançado em Filipinas em 23 de Julho, juntamente com Bang! e Happy Pledis e debutaram com o número 1 em Filipinas AstroChart, enquanto Bang! debutou na posição 2 e Happy Pledis na posição 3.

Em Junho, After School fez uma participação especial como um grupo ídolo do sexo feminino, puro, no filme de terror coreano White: The Melody of the Curse. Elas realizaram segmentos de sua canção de sucesso, Bang!.

After School em Dezembro de 2011

Em 17 de Junho, Pledis Entertainment anunciou que Bekah iria se graduar do After School depois de concluir as promoções para a Virgin. Bekah lançou sua canção de graduação Take Me to the Place em 11 de Julho.

Em Julho, Pledis Entertainment anunciou que o After School iria se separar em duas sub-unidades, A.S. Red & Blue como parte do segundo projeto de retorno do grupo para o ano, as unidades lançaram In the Sky Night e Wonder Boy, respectivamente.

Em 9 de Julho, After School realizou seu segundo encontro oficial para fãs em Sookmyung Women's University. Bekah juntou-se ao encontro de fãs.

Antes de sua estréia oficial no Japão, After School realizou um showcase no Japão no Akasaka BLITZ, em Tóquio em 17 de Julho, vendendo bilhetes dentro de um minuto.

After School debutou oficialmente no Japão em 17 de Agosto com o lançamento do seu primeiro single japonês Bang! que chegou ao número 7 na Oricon Weekly Chart. After School também participou na prestigiada turnê 'a-nation' como parte de suas promoções no Japão. Depois seu segundo single, Diva, foi lançado em 23 de Novembro. O single foi acompanhado com uma nova faixa chamada Ready to Love.

Happy Pledis 2011 foi lançado em 1 de Dezembro. É um álbum de família, que contou com todos os artistas da Pledis, incluindo Son Dam Bi e NU'EST (são chamados de Pledis Boys). Uma parte dos lucros Happy Pledis foram doados à UNICEF, e o álbum também foi um presente para os fãs. O grupo também fez uma parceria com a Shibuya 109 para uma campanha publicitária de Natal.

After School terminou o ano como a atração principal do concerto ao vivo MTV EXIT, junto com banda americana The Click Five em 17 de Dezembro, em Phnom Penh, na Camboja.

2012: Playgirlz, Lady Luck/Dilly Dally, saída de Kahi, nova integrante e Flashback[editar | editar código-fonte]

O terceiro single japonês do After School foi um double A-side que consiste em duas faixas, Rambling Girls e um remake japonês de seu hit de 2009 Because of You. O single foi lançado em 25 de Janeiro, e estreou no número seis na Oricon Daily Singles Chart. O single, em seguida, estreou no número sete na parada de singles da Oricon Weekly Singles Chart com mais de 12.110 vendas. Desde então, o único já vendeu mais de 17.000 cópias no Japão.

Em 29 de Fevereiro, After School lançou um single promocional digital Just in Time, para promover o novo álbum, que foi lançado no mês seguinte. Just in Time também foi usada no comercial Samantha Thavasa com After School, que são modelos para a empresa de moda.

O primeiro álbum japonês do After School, Playgirlz, foi lançado em 14 da Março. O álbum contém todos os seus singles japoneses, além da versão japonesa do seu último single coreano Shampoo, e seis novas faixas originais em japonês. A edição regular do álbum também incluiu uma versão em japonês de Shanghai Romance do Orange Caramel como faixa bônus. O álbum estreou no número seis na Oricon Daily Album Chart com vendas estimadas com cerca de 11.000 no primeiro dia. O álbum estreou no número oito na Oricon Weekly Album Chart com o total de vendas de 16.000. After School começou sua turnê de promoção do álbum no final de Abril. Com um total de quatro datas, a turnê começou no Zepp Tokyo em 27 de Abril, seguido por Zepp Nagoya em 28 de Abril e Namba, Osaka no dia 30.

Em 23 de Abril, Avex Trax anunciou que o After School iria lançar seu quarto single japonês, Lady Luck/Dilly Dally, em 13 de Junho. O single é um double A-side único, e a edição regular também contém uma faixa adicional, Slow Love, que é a música usada no comercial Eyefull Home. O single estreou no número 3 na Oricon's daily Singles Chart com as vendas de 7.648 e no número 6 em Oricon's weekly Singles Chart com vendas de 13.424 respectivamente. No final de 2012, o single vendeu mais de 17.000 cópias no Japão.

Em 5 de Junho Pledis Entertainment anunciou que Kahi se graduaria do grupo para seguir carreira solo, e também estudar teatro. A turnê do After School terminou em 17 Junho no Tokyo Dome City Hall, que também foi a ultima realizada com Kahi no grupo. Kahi ficou com o grupo até Setembro para ajudar nas promoções.

O quinto single álbum coreano do After School, Flashback, e MV para a faixa-título foram lançados em 20 de Junho. Este MV marca a primeira aparição da nova integrante Kaeun. Jungah disse o título do álbum se refere ao desejo do grupo de retornar à sua imagem original e produzir música para todas as idades.

2013–16: First Love, Dress to Kill, saída de Jooyeon, Shine e saída de Jungah[editar | editar código-fonte]

After School realizou um encontro de fãs na Tailândia em 23 de Fevereiro com mais de 3.000 fãs. Devido ao sucesso do encontro de fãs em Bangkok, After School realizou outro encontro de fãs em Taiwan em 30 de Março. Esta reunião também foi realizada como um evento de caridade com as vendas dos bilhetes para crianças carentes. Um total de 1.000.000 dólares em Taiwan foi doado para a caridade.

After School no encontro de fãs em 2013

O grupo lançou seu primeiro álbum de compilação, The Best of AFTERSCHOOL, em 27 de Março, juntamente com o seu primeiro DVD ao vivo de seu show japonês Playgirlz. Seu sexto álbum single coreano, First Love, foi lançado em 13 de junho, e foi produzido por Brave Brothers. Este single marcou a primeira vez que o grupo tinha trabalhado com o produtor desde Because of You, em 2009. Seu quinto single japonês Heaven, foi lançado em 2 de Outubro. Heaven estreou no número 6 na Oricon Daily Singles Chart com mais de 18.596 cópias vendidas durante a sua semana de estréia. Em 19 de Dezembro, o MV da faixa Shh, seu sexto single japonês, foi lançado no YouTube.

Em 20 de Fevereiro de 2014, After School lançou um single intitulado Week, em colaboração com Brave Brothers para o seu projeto de 10º aniversário.

O segundo álbum japonês do After School, Dress to Kill, foi lançado em 19 de Março. O álbum contém 13 faixas, incluindo Heaven, Shh, e Ms. Independent. O álbum foi lançado em três versões: uma versão CD+DVD, que inclui vídeos de música e um vídeo especial do encontro de fãs, uma versão em CD com uma faixa bônus na versão japonesa de "Flashback", e outra versão CD (Mu-mo especial) com a faixa bônus "Lucky Girl".

No início de 2014, After School começou a filmar um show de variedades de beleza para KBS intitulado After School's Beauty Bible. O show foca nas integrantes tornando-se editores de beleza e fornecer aos telespectadores informações e dicas sobre beleza coreana, com temas que vão desde a maquiagem e tendências. O show se tornou muito bem sucedido e foi exibido em mais de 100 países por meio de canais da KBS World's YouTube. A segunda temporada da série começou a ser exibida em Setembro.

A segunda turnê japonesa do After School, Dress to SHINE, começou em 21 de Novembro, em Tóquio, e terminou em 24 de Novembro, em Osaka.

Em 31 de Dezembro, o contrato de Jooyeon com a Pledis Entertainment tinha expirado, e ela anunciou sua graduação do After School no mesmo dia.

After School lançou seu MV para a faixa, Shine, em 9 de Fevereiro de 2015 para promover seu primeiro álbum japonês de compilação, BEST, que foi lançado em 18 de Março.

Jungah anunciou sua graduação do After School em Janeiro de 2016, depois de sete anos de atividades com a grupo, sendo a última integrante original a sair do grupo. Segundo a Pledis, o grupo continuará promovendo como seis integrantes.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

After School
Nome Artístico Nome de Nascimento Data de Nascimento Local de Nascimento Posição no Grupo Atividades
Uee 유이 Kim Yoojim 김유진 9 de abril de 1988 (28 anos) Coreia do Sul Daejeon Líder, Dançarina Principal, Rapper Guia e Vocalista de Apoio. Inativa
Raina 레이나 Oh Hyerin 오혜린 7 de maio de 1989 (27 anos) Coreia do Sul Ulsan Vocalista Principal. Inativa
Nana 나나 Im Jinah 임진아 14 de setembro de 1991 (25 anos) Coreia do Sul Cheongju Dançarina Líder, Vocalista Líder, Rapper de Apoio, Visual e Face. Inativa
Lizzy 리지 Park Sooyoung 박수영 31 de julho de 1992 (24 anos) Coreia do Sul Busan Rapper Principal e Vocalista Líder. Inativa
E-Young 이영 Noh Yi Young 노이영 16 de agosto de 1992 (24 anos) Coreia do Sul Chuncheon Dançarina Líder e Vocalista de Apoio. Inativa
Kaeun 가은 Lee Kaeun 이가은 20 de agosto de 1994 (22 anos) Coreia do Sul Yongsan-gu Rapper Líder, Vocalista Guia, Dançarina Guia e Maknae. Inativa
Ex-After School
Nome Artístico Nome de Nascimento Data de Nascimento Local de Nascimento Posição no Grupo Graduação
Soyoung 소영 Yoo Soyoung 주소영 29 de março de 1986 (30 anos) Coreia do Sul Seul Dançarina Líder e Vocalista de Apoio. Outubro de 2009
Bekah 베카 Rebekah Kim 레베카김 11 de agosto de 1989 (27 anos) Estados Unidos Honolulu Rapper Principal e Vocalista de Apoio. Julho de 2011
Kahi 가희 Park Jiyoung 박지영 25 de dezembro de 1980 (35 anos) Coreia do Sul Daegu Líder, Dançarina Principal, Rapper Principal, Vocalista Líder e Coreógrafa. Setembro de 2012
Jooyeon 주연 Lee Jooyeon 이주연 19 de março de 1987 (29 anos) Coreia do Sul Nowon-gu Dançarina Guia, Vocalista Guia, Rapper de Apoio e Visual. Dezembro de 2014
Jungah 정아 Kim Jungah 김정아 2 de agosto de 1983 (33 anos) Coreia do Sul Incheon Líder, Dançarina Principal e Vocalista Principal. Janeiro de 2016
  • A "Visual Line" do grupo é composta por Nana, Uee e Lizzy.
  • Visual: Mais bonita, eleita pela empresa do grupo.
  • Face: Mais popular.
  • Maknae: Mais nova.

Fã clube[editar | editar código-fonte]

  • Nome oficial: Play Girlz/Play Boyz
  • Cor oficial: Amarelo     

Sub-unidades[editar | editar código-fonte]

Orange Caramel[editar | editar código-fonte]

O Orange Caramel é a primeira sub-unidade do After School e estreou em junho de 2010, tendo como suas integrantes: Raina, Nana e Lizzy.

A.S. Red & Blue[editar | editar código-fonte]

AS Red & Blue foram sub-unidades especiais decididas por votações de fãs. As formações foram concluídas em 11 de julho de 2011. A.S. RED foi formado por: Kahi, Jungah, Uee e Nana, enquanto A.S. BLUE por: Jooyeon, Raina, Lizzy e E-Young. Dois singles foram lançados em 20 de julho de 2011. O RED single teve duas músicas: In The Night Sky e Hollywood, e BLUE: Wonder Boy e Lady. NU'EST e Seungcheol do Seventeen atuaram como bailarinos de fundo para o videoclipe e performances de Wonder Boy.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de After School

Discografia em coreano[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
  • 2011: Virgin
Álbuns single
  • 2009: New Schoolgirl
  • 2009: Because of You
  • 2010: Bang!
  • 2010: Happy Pledis
  • 2011: A.S. Red & Blue (A.S. Red)
  • 2011: A.S. Red & Blue (A.S. Blue)
  • 2012: Flashback
  • 2013: First Love
  • 2014: Week

Discografia em japonês[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
  • 2012: Playgirlz
  • 2014: Dress to Kill
  • 2015: BEST
Singles
  • 2011: Bang!
  • 2011: Diva
  • 2012: Because of You
  • 2012: Lady Luck/Dilly Dally
  • 2013: Heaven
  • 2014: Shh
  • 2015: Shine

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Reality shows[editar | editar código-fonte]

  • 2009: MTV Diary of After School
  • 2010: Playgirlz School
  • 2013-2014: After School's Beauty Bible
  • 2014-2015: After School's Beauty Bible 2014 F/W

Dramas[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • 2011: White: The Melody of the Curse

DVD[editar | editar código-fonte]

  • 2013: Afterschool First Japan Tour 2012 - Playgirlz - DVD

Rádio[editar | editar código-fonte]

  • 2012–presente: Afterschool Playgirlz Radio ~ 1st Japan Radio Show

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • 2012: After School 1st Japan Tour "PlayGirlz"
  • 2014: After School 2nd Japan Tour "Dress to Shine"

Participações em turnês

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre After School

[29]

After School
Jungah • Uee • Raina • Nana • Lizzy • E-Young • Kaeun
Soyoung • Bekah • Kahi • Jooyeon
Subgrupos
Álbuns de estúdio
Singles
Coletâneas
Turnês
Tópicos relacionados
Página de categoria Categoria
Crystal Clear app kguitar.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «After School's profile at PLEDIS website» (em Korean). PLEDIS. Consultado em 17 June 2011. 
  2. Vitalsign (3 May 2011). «After School discusses their admissions and graduation system». Allkpop.com. Consultado em 9 March 2012. 
  3. 本命!AFTERSCHOOL日本デビュー (1/2ページ) (em Japanese). Sanspo.com. 3 June 2011. Consultado em 17 June 2011. 
  4. «After School to debut in Japan this summer». 6Theory Media. 2 June 2011. Consultado em 17 June 2011. 
  5. «애프터스쿨, 日 a-nation 투어 성공..'뱅' 주문 폭주» (em Korean). Naver. 5 September 2011. Consultado em 5 September 2011. 
  6. Chung Ah-young (29 April 2007). «Korean Group Ranks 2nd in Billboard Chart». The Korea Times [S.l.: s.n.] Consultado em 2015-05-27. 
  7. «Star News interviews Pledis CEO, Han Sung Soo». allkpop.com. 2 May 2012. Consultado em 2015-05-27. 
  8. «Son Dam-bi's management releases new girl group, After School». Korea JK News (em Korean) [S.l.: s.n.] 31 December 2008. Arquivado desde o original em 23 January 2009. Consultado em 16 January 2009. 
  9. 人터뷰, 애프터스쿨 "크리스마스 선물로 1위 트로피 받고 싶어요". 쿠키뉴스 (em Korean) [S.l.: s.n.] 15 December 2009. Consultado em 28 December 2009. 
  10. «방과후처럼 Ah 5人5色 끼맘껏». Focus News Network (em Korean) [S.l.: s.n.] 10 February 2009. Consultado em 28 January 2010. 
  11. 태군-애프터스쿨, '쇼! 음악중심'서 첫 데뷔무대 가져. Sports Chosun (em Korean) [S.l.: s.n.] 17 January 2009. Consultado em 4 January 2010. 
  12. «Uee练习孙谭菲舞蹈视频公开 网路聚拢人气». CNNB (em Chinese) [S.l.: s.n.] 22 April 2009. Consultado em 28 December 2009. 
  13. «HD동영상 애프터스쿨의 신입생, 베일을 벗다!». Chosun (em Korean) [S.l.: s.n.] 8 April 2009. Consultado em 28 December 2009. 
  14. «Battle of Girl Groups Under Way». The Korea Times [S.l.: s.n.] 14 July 2009. Consultado em 28 December 2009. 
  15. «[HD동영상] 애프터스쿨의 신입생, 베일을 벗다!». Chosun (em Korean) [S.l.: s.n.] 8 April 2009. Consultado em 31 January 2010. 
  16. «섹시디바 애프터스쿨, 'Diva'로 '디지털 뮤직 어워드' 신인상». Hankyung.com (em Korean) [S.l.: s.n.] 11 June 2009. Consultado em 4 January 2010. 
  17. 애프터스쿨, 日모닝구 '러브머신' 리메이크...'대동경소녀' 주제곡 불러. My Daily (em Korean) [S.l.: s.n.] 19 May 2009. Consultado em 4 January 2010. 
  18. «Son Dam Bi hợp sức After School "lăng xê" Samsung Jet». Tin nhanh (em Vietnamese) [S.l.: s.n.] 10 August 2009. Consultado em 28 December 2009. 
  19. «女子组合AfterSchool成为Anycall模». Sina (em Chinese) [S.l.: s.n.] 24 July 2009. Consultado em 28 December 2009. 
  20. Garcia, Cathy Rose A. (7 June 2009). «Pop Group Pussycat Dolls Sizzle in Seoul». The Korea Times Hankook Ilbo [S.l.] Consultado em 22 June 2009. 
  21. 人터뷰, 애프터스쿨 "크리스마스 선물로 1위 트로피 받고 싶어요". 쿠키뉴스 (em Korean) [S.l.: s.n.] 15 December 2009. Consultado em 28 December 2009. 
  22. 애프터스쿨 ‘너 때문에’ 강세 여전..하반기 신드롬 일으키나. Joins (em Korean) [S.l.: s.n.] 7 December 2009. Consultado em 28 December 2009.  [ligação inativa]
  23. Lynn, Kim (21 December 2009). «2PM, After School top TV music charts». Asia Economy [S.l.: s.n.] Consultado em 4 January 2010. 
  24. 손담비·애프터스쿨 합동공연, 누리꾼 폭발적 반응!. Asia Economy (em Korean) [S.l.: s.n.] 4 January 2010. Consultado em 4 January 2010. 
  25. 애프터스쿨 2주연속 뮤티즌송, 3주연속 1위 도전장!. Joins (em Korean) [S.l.: s.n.] 3 January 2010. Consultado em 4 January 2010.  [ligação inativa]
  26. 애프터스쿨, 데뷔 후 첫 가요프로 1위 할까? (em Korean) 매일경제 [S.l.] 7 December 2009. Consultado em 28 December 2009. 
  27. 애프터스쿨, 빌보드 재팬 어워드 '한국 대표'. Hankooki (em Korean) [S.l.: s.n.] 26 January 2010. Consultado em 28 January 2010. 
  28. Hicap, Jonathan M (4 February 2010). «Girls Generation, Super Junior dominate 19th High1 Seoul Music Awards». Manila Bulletin Publishing Corporation [S.l.: s.n.] Consultado em 10 February 2010. 
  29. http://afterschooldaze.wordpress.com/member-profiles/