Trainee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Trainee é o cargo atribuído a jovens profissionais recém formados que serão treinados e capacitados para ocupar posições de liderança. Trainee [treini][1] é um termo da língua inglesa utilizado para designar um cargo dentro das empresas. Os chamados Processos de Trainee são as atividades que este profissional desenvolvera até chegar a ser promovido como um colaborador efetivo. Diversas empresas utilizam os processos de trainee para encontrarem seus talentos, gestores e sucessores para a alta administração. As oportunidades para trainee são abertas anualmente em programas de seleção que chegam a atingir mais de 1000 candidatos por vaga. Por serem postos de trabalho com muitos desafios e recompensas e que proporcionam ascensão rápida na carreira, milhares de jovens buscam esta como uma opção para entrar no mercado de trabalho.[2]

Exigências para tornar-se um trainee[editar | editar código-fonte]

As exigências para conquistar uma vaga de trainee no mercado de trabalho são definidas de acordo com o perfil desejado pelo empregador, no entanto algumas são comuns e encontradas em quase todos os processos seletivos. São elas:

  • Graduação em períodos que vão de 1 a 4 anos de formado;
  • Conhecimento em línguas estrangeiras. O inglês fluente é exigido na grande maioria dos processos;
  • Conhecimentos em tecnologias e computação[3]:
    • Pacote Office (Excel, Word, PowerPoint);
    • Excel Avançado;
    • Softwares CAD (Desenho auxiliado por computador) como AutoCAD, Inventor, SolidWorks, Revit, etc. (Para cargos técnicos em engenharia e arquitetura);
    • MS Project ou Primavera (Para cargos na área de gerenciamento de projetos);
    • Calculadoras Específicas, como por exemplo HP12C para áreas financeiras;
  • Mobilidade (disponibilidade para viagem ou residência em locais diversos, dentro e fora do país);
  • Alguma experiência profissional em empresas juniores ou estágios;
  • Em alguns casos, experiências de trabalho internacional, os chamados work experience.

Vale destacar que a vaga de Trainee é para jovens recém-formados sem experiência profissional ou com mínima experiência, com o intuito de desenvolver o profissional em cargos de liderança, se por exemplo você tem 40 anos ou mais, for recém-formado em algum curso superior ou técnico, e, não tem experiência profissional na área na qual se formou recentemente, porém, tem uma larga experiência em outras áreas, você não é considerado um perfil para Trainee pelas empresas, por isso a idade limite para ser Trainee varia entre os 26 a 28 anos de idade, isto significa que para ser Trainee não basta ser apenas recém-formado, o que não é explicitamente divulgado ou explicado por profissionais de recrutamento, e sites relacionados..

Onde encontrar as vagas de trainee[editar | editar código-fonte]

Há diversas formas de encontrar oportunidades de trainee. Comumente elas são divulgadas em sites de emprego, revistas e sites especializados no assunto, através de divulgação nas universidades e em canais de comunicação de empresas em redes sociais.

Há algumas fontes oficiais que fornecem informações confiáveis e atualizadas:

  • Site Desafio Trainee (Inscrições e dicas de desenvolvimento profissional);
  • Site Portal Trainee (onde é possível encontrar além de vaga, informações e ferramentas para auxiliar na conquista das oportunidades);
  • Aplicativo Trainee Mobile para celulares Android e IPhone (aplicativo gratuito que divulga vagas e informações para trainees);
  • Redes sociais específicas para trabalho como o Linkedin;
  • Sites das empresas ofertantes de vagas e das consultorias de talentos organizadoras dos processos seletivos;
  • Site Você Trainee (inscrições e artigos para ajudar os candidatos);

Etapas de seleção dos processos de trainee[editar | editar código-fonte]

Para selecionar alguns profissionais em uma grande quantidade de candidatos as empresas utilizam diversas etapas, também conhecidas de filtros, onde vão eliminando aqueles que não atendem às suas expectativas e exigências, e avançando para a etapa seguinte aqueles que demonstram qualidades e conhecimentos para ocupar as vagas. Cada empresa adota um modelo próprio de seleção, no entanto algumas etapas demonstradas abaixo são comuns à maioria delas[4].

  1. Inscrições (online)
  2. Cultural Fit (online)
  3. Provas de Inglês e Raciocínio Lógico (online)
  4. Individual Business Case (presencial)
  5. Entrevista Individual (presencial)
  6. Painel de Negócios e prova de Raciocínio Lógico Presencial (presencial)
  7. Entrevista Final (presencial)

Conheça os detalhes de cada uma das etapas[4]:[editar | editar código-fonte]

Inscrições[editar | editar código-fonte]

Assim como a maioria das inscrições em processos seletivos para trainees, elas são feitas preenchendo formulários de algum site de vagas qualquer. Não é possível inscrever-se enviando somente seu currículo. O preenchimento de campos no formulário permite que a empresa faça buscas específicas como por exemplo: quem é formado em engenharia, quem reside nesta ou naquela cidade, quem já é formado e quem ainda está na graduação, etc.

No entanto as informações que devem ser preenchidas nestes campos vem do currículo, e portanto, é necessário que o documento esteja pronto e em perfeitas condições para atrair os olhares dos recrutadores.

Vale lembrar que a triagem dos currículos elimina mais de 95% dos candidatos. Os motivos são os mais variados: erros de português, informações incompletas e inconsistentes, linguagens inadequadas, dificuldade em apresentar dados, histórico e informações sobre o candidato.

Dica: O candidato deve preparar o currículo utilizando tendências reconhecidas pelas principais empresas. Utilizando algum serviço de consultoria de currículos que ajudará a formatar o documento de forma profissional e atrativa para os recrutadores.

Cultural Fit[editar | editar código-fonte]

Nesta fase será avaliado se o candidato possui aderência aos valores e culturas da empresa. O objetivo desta prática é detectar aqueles candidatos que terão maior facilidade em atuar de acordo com as crenças da empresa. Por exemplo: Não seria interessante contratar uma pessoa que não importa-se com o meio ambiente sendo que as questões ambientais sejam prioridade para a empresa. Esta fase é composta de questionários e interações on-line.

O ideal é que o jovem inscreva-se para oportunidades em empresas cujas crenças tenham à ver com o que ele acredita. Desta forma as chances de adequar-se e obter sucesso são muito maiores.

Dica: Buscar conhecer a fundo a empresa que deseja ser trainee. Pesquisar sobre políticas, valores, culturas, e avalie se eles tem a ver com as suas crenças. A identificação e aderência pode tornar a experiência de ambas as partes muito mais agradável e produtiva.

Provas de Inglês e Raciocínio Lógico[editar | editar código-fonte]

Nesta fase on line o candidato será avaliado por sua capacidade lógica e linguística no idioma inglês. No exame com tempo definido, o candidato terá que demonstrar seu grau de habilidade em resolver problemas, tomar decisões e visualizar soluções, além é claro, demonstrar que é capaz de comunicar-se perfeitamente nesta língua em situações de trabalho.

Se o candidato colocou no seu currículo e formulário de inscrições que é fluente em inglês, esta é a hora de provar. No futuro você ainda poderá receber uma ligação dos recrutadores neste idioma para comprovar ainda mais as habilidades e conhecimentos. Ele deve preparar-se.

Esta etapa é eliminatória. O candidato que não atingir o mínimo necessário está fora.

Dica: Nas semanas que antecedem esta etapa o candidato deve praticar seu inglês dando prioridade para textos e exercícios com linguajar empresarial, situações que ele poderá viver dentro de uma empresa, viagens de negócios, apresentação de projetos, produtos, e outras do cotidiano em uma multinacional.

Fazer simulados de inglês e raciocínio lógico para trabalhar sua habilidade de resolver problemas é importante.

Individual Business Case[editar | editar código-fonte]

Esta também é uma etapa on line. Nela o candidato será avaliado por suas características de comunicação, conhecimentos sobre os negócios da empresa contratante, foco em resultado, habilidades de concentração e relação com conflitos pessoais e problemas profissionais. Você será avaliado também por sua habilidade de negociar, característica fundamental para os futuros gestores e líderes da empresa.

Geralmente os temas abrangem lançamentos de produtos, expansão para novos mercados, tanto externos, como também internos, identificando um novo segmento de clientes. Você terá que tomar uma decisão estratégica para os negócios da empresa.[5]

Dica: Estudar à fundo os negócios da empresa. Busque informações sobre posicionamento no mercado, faturamentos e receitas, concorrência, estratégias de mercado, etc.

Acessar informações e abastecer-se de conhecimentos sobre os temas que serão abordados. Lembrando que nesta fase o objetivo é conhecer o perfil profissional e pessoal.

Entrevista Individual[editar | editar código-fonte]

Esta é a hora de demonstrar valor!

Nesta fase on line o candidato estará no seleto grupo que disputará diretamente às vagas. Neste momento os candidatos são comparados uns com os outros e os recrutadores e gestores da empresa terão que decidir entre este ou aquele. Avançar nesta fase é uma grande vitória pois depois dela vem as fases presenciais onde aqueles com maior poder de liderança, trabalho em equipe, conciliadores e agregadores poderão mostrar todo o seu potencial.

ele deverá expor todas as suas experiências profissionais: atuação em empresas juniores, associações acadêmicas, monitorias na faculdade, projetos individuais e coletivos, projetos de iniciação científica, prêmios estudantis e profissionais, publicações de artigos e estudos acadêmicos, trabalhos voluntários, estágios, work experience e outras vivências internacionais. Quem tiver passado por uma ou várias destas atividades saíra muito na frente.

Dica: Desenvolver um roteiro conciso e objetivo para apresentar cada uma das suas experiências. Esta é uma etapa on line que costuma durar somente 30 minutos. Portanto ele precisa ter a habilidade de mostrar tudo que já fez em um curto espaço de tempo.

Uma boa técnica é o pitch – ou conversa de elevador.

Imagine que o candidato entra no elevador e encontra com o presidente da empresa. Este pergunta: - Como vai seu trabalho? O jovem tem menos de 2 minutos para fazer seu marketing pessoal. O que ele diria?

Isto é o pitch: a habilidade de apresentar o produto de forma atrativa e convincente num curtíssimo espaço de tempo à ponto de deixar o interlocutor apaixonado.

Painel de Negócios e exames presenciais[editar | editar código-fonte]

Presente em boa parte dos processos seletivos para programas de trainees, o painel de negócios é uma etapa decisiva da seleção. É ali que os selecionados poderão olhar nos olhos de cada diretor da companhia (e em alguns casos até do vice-presidente) e mostrar quais são suas reais qualidades diante de simulações de casos reais.

Para esta fase são convidados pouquíssimos candidatos, aproximadamente de 0,5 à 1% dos inscritos no início do processo. Você deve aproveitar ao máximo esta etapa.

Em média, o painel de negócios tem duração de quatro horas. Neste período, os candidatos deverão solucionar problemas propostos relacionados às situações que encontrarão na empresa. Busque trazer soluções inteligentes e criativas para problemas propostos não esquecendo-se que suas habilidade de grupo e liderança estão sendo observadas.

Esta fase é brutal e tem como objetivo escolher somente o time de elite que passará para a fase final do processo seletivo: a entrevista com os gestores da empresa.

Dicas: ele precisa ser um profundo conhecedor da empresa. Mercado, concorrentes, produtos, e principalmente a área que irá atuar. Abastecer-se do máximo de informações. Só pesquisar o site não será suficiente. Vasculhar a internet e outras mídias e conversar com pessoas que trabalham lá para saber tudo que puder.

A empresa poderá propor um problema à ser solucionado, e em alguns casos poderá sugerir que você proponha o problema. Não seja pego de surpresa. Estude bastante a área que irá atuar e antecipe soluções para os possíveis gargalos. O candidato dever estar preparado para responder questões do tipo: - Porque você quer trabalhar nesta empresa?

Praticar a clareza e objetividade. Ser franco e saber demonstrar como as características pessoais poderão impactar positivamente na equipe e corporação. Não mentir, os entrevistadores saberão identificar simulações.

Não ter medo de perguntar tudo que deseja saber sobre a empresa e sobre seus processos. Ter em mente que a convocação para o painel de negócios é um sinal de que o jovem, realmente, está muito próximo de ser aprovado. Ele não deve deixar que a ansiedade ou a insegurança com relação a opção ofusque essa chance.

Entrevista Final[editar | editar código-fonte]

Se o profissional chegou até aqui tudo que precisa fazer é demonstrar seu valor. Esta é a fase onde não há mais disputa direta com outros concorrente, somente com ele mesmo. Se conseguir demonstrar que tem conhecimento dos negócios da empresa, que seu perfil profissional e pessoal poderá agregar valor ao negócios e que sua vontade de contribuir e aprender são enormes, ele será contratado[6].

Dica: Buscar aprender tudo sobre entrevistas de trabalho[7]. Algumas coisas são fundamentais porém desconsideradas:

  • Vestuário;
  • Comportamento gestual;
  • Contato visual com o entrevistador;
  • Pontualidade;

    Referências

    Ver também[editar | editar código-fonte]

    Sites de Trainee[editar | editar código-fonte]

    Portal Trainee - O maior site brasileiro para jovens profissionais em busca de uma oportunidade como Trainee e Estagiário

    Você Traine - Tudo que você precisa saber para ser o próximo trainee! www.vocetrainee.com.br

    EstágioTrainee.com