António Cabreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de António Tomás Cabreira)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

António Tomás da Guarda Cabreira de Faria e Alvelos Drago da Ponte (Tavira, 30 de Outubro de 1868 - Lisboa, 21 de Novembro de 1953), matemático, astrónomo e publicista.


Biografia[editar | editar código-fonte]

Representante do Título miguelista de Conde de Lagos.

Membro da Academia de Ciências de Lisboa, publicou obras sobre assuntos variados (como sejam, por exemplo Sobre Alguns Factores da Expressão Fisionómica e as Características Anatómicas e Psicológicas, de 1915, Júlio Verne, Educador e Pedagogo, de 1925, Determinação Exacta da Data da Morte de Cristo, de 1936, Teoria e Solução da Quadratura do Círculo e da Circulatura do Quadrado, de 1941 e Teoria e Solução da Cubatura da Esfera e da Esferatura do Cubo, de 1945).

Terá impulsionado a criação de diversas instituições como a Academia das Ciências de Portugal e o Instituto Histórico da Marinha, entre outras.

Família[editar | editar código-fonte]

Filho de Tomás António da Guarda Cabreira (Tavira, 1822 - Tavira, 10 de Novembro de 1886), Representante do título dado por Miguel I de Portugal de Conde de Lagos, e de sua mulher (6 de Janeiro de 1864) Francisca Emília Pereira da Silva, de Ponta Delgada, irmão de Tomás Cabreira e neto de Tomás António da Guarda Cabreira (1.º Conde de Lagos).

Casou em Lisboa a 19 de Outubro de 1937 com Gualdina de Lima, sem geração.

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • Marreiros, Glória Maria. Quem Foi Quem? 200 Algarvios do Século XX (2ª ed., 2001). Edições Colibri, Lisboa, 2000.