Antônio Bezerra (Fortaleza)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Bezerra
  Bairro do Brasil  
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Antônio Bezerra
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Antônio Bezerra
Localização
Distrito Antônio Bezerra
Município Fortaleza
Características geográficas
Área total 2,338 km²
População total 25 846 hab.
 • IDH 0,348
Outras informações
Limites Norte: Quintino Cunha
Sul: Dom Lustosa, Autran Nunes e Genibaú
Leste: Padre Andrade e Pici

Oeste: Parque Tabapuá, no município de Caucaia (divisão feita pelo Rio Maranguapinho)

Subprefeitura Secretaria Executiva Regional III
Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza/2015

Antônio Bezerra é um bairro situado ao oeste do centro de Fortaleza está localizado na Secretaria Executiva Regional III de Fortaleza.[1] Nesse bairro localiza-se o terminal do Antônio Bezerra.

História[editar | editar código-fonte]

Sua ocupação teve início antes de 1800, com as primeiras construções de chácaras e sítios com características agrícolas. Com o surgimento de novas famílias, o bairro foi adquirindo característica própria. O comércio passou a prosperar lentamente, surgindo as primeiras ruas. Surgiram também os primeiros marcos de referência histórica que definem a formação inicial do bairro.

O distrito foi criado em 1937, mas era conhecido como Barro Vermelho até depois de 1965. O nome era devido à coloração de suas terras, de cor vermelha, proveniente das camadas de barro existente no seu subsolo, mais visíveis em tempos mais antigos, antes do asfaltamento das ruas.

Quando subiu ao poder o regime militar, que governou o país com o Golpe Militar de 1964, achou-se estranha nomenclatura, uma vez que esse nome era associado a um bairro de operários comunistas existente em São Petersburgo, na então União Soviética. Devido a isso, o bairro passou a ser conhecido como Antônio Bezerra.[2]

Referências