Padre Andrade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Padre Andrade
  Bairro do Brasil  
Distrito Antônio Bezerra
Município Fortaleza
População
 - Total 16 000
Limites Norte: Jardim Iracema e Floresta
Sul: Pici
Leste: Presidente Kennedy
Oeste: Antônio Bezerra e Quintino Cunha
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) III
Fonte: Não disponível

Padre Andrade é um bairro de Fortaleza[1], fundado em 30 de maio de 1951, com aproximadamente 16.000 habitantes, sendo antes denominado Bairro Cachoeirinha (Lei nº 321, de 16/05/1951). O bairro está na Secretaria Executiva Regional III de Fortaleza.

Até 1950, a comunidade se chamava Cachoeirinha. O nome, Padre Andrade, é uma homenagem ao padre lazarista Francisco Juvêncio de Andrade, C.M., responsável por uma capela que atendia aos fiéis católicos da região. O padre morreu jovem, com apenas 28 anos de idade e era tão querido, que os moradores pediram à Câmara Municipal a mudança do nome do bairro.

Referência ao Padre Andrade da Paróquia de São Francisco de Assis - Fortaleza - Jacarecanga[editar | editar código-fonte]

Desvinculada da Paróquia do Patrocínio, a Paróquia de São Francisco de Assis (Jacarecanga) foi instalada oficialmente com a posse, aos 6 de fevereiro de 1944, do Pe. Abelardo Ferreira Lima. Por causa da grande extensão da paróquia ele tinha de se locomover a cavalo, pois sua jurisdição ia até a Barra do Ceará e parte de Antônio Bezerra.

Com a transferência do Pe. Abelardo, assumiu a nova Paróquia Pe. Mauro. Com a nomeação de Mons. Lauro para as funções de Pro-Vigário Geral, é nomeado seu substituto Pe. Antonio Frederico Rodrigues de Andrade. Com a transferência deste para a Paróquia de Anacetaba, veio substituí-lo o Pe. Francisco Hélio Campos, que permaneceu no pastoreio até 1958, quando foram desmembradas da paróquia e constituídas autônomas as capelas Monte Castelo (Senhor do Bonfim), Carlito Pamplona (N.S.P.Socorro) e Pirambu (N.S.das Graças). Com a saída do Pe. Hélio foi nomeado seu irmão, Pe. Gerardo Campos que ficou até 15 de fevereiro de 1958 a 1 de julho de 1958.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.