Casa de José de Alencar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa de José de Alencar
Tipo museu, monumento histórico, património histórico
Inauguração 1826 (196 anos)
Website oficial
Geografia
Coordenadas 3° 48' 42.011" S 38° 28' 42.095" O
Localidade Ceará
Localização Fortaleza
País Brasil


A Casa de José de Alencar é uma instituição cultural localizada no bairro José de Alencar, em Fortaleza, Ceará. É compreendido por uma área que abriga uma casa onde José de Alencar viveu sua infância, bem como o primeiro engenho a vapor do estado do Ceará, tendo sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A área pertence e é mantida pela Universidade Federal do Ceará, que a adquiriu em 1965.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará

O lugar era chamado de Sítio Alagadiço Novo e foi adquirido por José Martiniano de Alencar quando de sua primeira presidência na então Província do Ceará como sua residência particular. Sua área atual é de nove hectares e compreende uma pequena casa do conjunto original erguida em 1826, atualmente chamada de "casinha", as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e um restaurante.

No local existia também a casa grande que foi destruída. A "casinha" mantém a sua construção original, simples, com piso em tijoleira, paredes de tijolo e cal, telha vã, um nível, telhado em quatro águas, utilizada a madeira de carnaúba para os caibros.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Guia dos bens Tombados do Ceará - Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto. 1995 166p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço relacionado ao Projeto Cultura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.