Campus do Porangabussu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Departamento de Morfologia - UFC no Campus do Porangabussu.

O Campus do Porangabussu é o campus da Universidade Federal do Ceará que concentra os cursos da área de saúde e demais estruturas hospitalares.[1] Recebe este nome por estar situado no bairro que desde 1966 passou a se chamar Rodolfo Teófilo.

O Campus possui cerca de 8 hectares de extensão, e comporta a Faculdade de Medicina (FM) e a Faculdade de Fármacia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), além do complexo hospitalar da UFC, a Biblioteca de Ciências da Saúde, laboratórios e clínicas.

Cursos e faculdades[editar | editar código-fonte]

Complexo hospitalar[editar | editar código-fonte]

Hospital Universitário Walter Cantídio[editar | editar código-fonte]

O Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará, inaugurado em 1959 como Hospital das Clínicas, é um centro de referência para a formação profissional e o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde e desempenha importante papel na assistência à saúde do Estado do Ceará, É integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Como centro de referência para ensino, serve como campo de estágio para os alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia da UFC, assim como recebe os alunos da área da saúde de outras universidades do Estado. Reúne qualificados profissionais e nele são gerados conhecimentos na área de pesquisa clínica, cirúrgica e farmacologia clínica. Possui mais de 250 leitos, incluindo leitos de UTI Clínica e UTI de pós-operatório, além de 125 consultórios, e diversas salas de cirurgia. É o hospital que mais realiza transplantes de fígado no país.

Maternidade-Escola Assis Chateaubriand[editar | editar código-fonte]

Inaugurada 1965, é referência no Nordeste no atendimento de gestantes, com especialidade nos serviços de obstetrícia, ginecologia, mastologia e neonatologia, com destaque no serviço de parto humanizado.

Clínicas Odontológicas[editar | editar código-fonte]

São seis clínicas vinculadas ao curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem com dezesseis equipamentos odontológicos em cada, uma clínica de radiologia e um centro cirúrgico. São realizados atendimentos básicos e especializados. Além disso, o curso oferece, também, um serviço de urgência odontológica com funcionamento de 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Farmácia Escola[editar | editar código-fonte]

Apoia o ensino farmacêutico nos níveis de graduação e pós-graduação, possibilitando a formação de recursos humanos qualificados na área do medicamento, a geração e transferência de conhecimentos técnico-científicos para a sociedade.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Campi da UFC - Portal da UFC - Universidade Federal do Ceará». www.ufc.br. Consultado em 30 de julho de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.