Antônio Fernando Saburido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Fernando Saburido
Arcebispo da Igreja Católica
Arcebispo emérito de Olinda e Recife
Info/Prelado da Igreja Católica
Hierarquia
Papa Francisco
Atividade eclesiástica
Ordem Ordem de São Bento
Diocese Arquidiocese de Olinda e Recife
Nomeação 1 de julho de 2009
Entrada solene 16 de agosto de 2009
Predecessor José Cardoso Sobrinho, O.Carm.
Sucessor Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Mandato 2009 - 2023
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 17 de dezembro de 1983
Recife
por Helder Câmara
Nomeação episcopal 31 de maio de 2000
Ordenação episcopal 20 de agosto de 2000
por José Cardoso Sobrinho, O.Carm.
Lema episcopal SECUNDUM VERBUM TUUM
segundo a tua Palavra
Nomeado arcebispo 1 de julho de 2009
Brasão arquiepiscopal
Dados pessoais
Nascimento Cabo de Santo Agostinho
10 de junho de 1947 (76 anos)
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Severina de Lira
Pai: Pedro Antônio Saburido
Funções exercidas -Bispo auxiliar de Olinda e Recife (2000-2005)
-Bispo de Sobral (2005-2009)
dados em catholic-hierarchy.org
Arcebispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Antônio Fernando Saburido O.S.B. (Cabo de Santo Agostinho, 10 de junho 1947) é um monge e sacerdote beneditino brasileiro e atual arcebispo emérito de Olinda e Recife.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido no distrito de Juçaral no município de Cabo de Santo Agostinho, é filho de Pedro Antônio Saburido e Severina de Lira Saburido.

Formação[editar | editar código-fonte]

Cursou o ensino primário em Vitória de Santo Antão e o ensino ginasial no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no Recife. Concluiu o ensino científico no Colégio Estadual Oliveira Lima, também no Recife. Estudou Filosofia e Teologia no Mosteiro de São Bento de Olinda

Presbiterado[editar | editar código-fonte]

Em 21 de março de 1978 proferiu os primeiros votos religiosos na Ordem de São Bento. Tornou-se monge em 21 de março de 1981, sendo ordenado diácono, em 21 de dezembro do mesmo ano. Foi ordenado padre no Recife pelas mãos de Dom Helder Câmara,então Arcebispo de Olinda e Recife em 17 de dezembro de 1983.

Nesse período foi professor do Colégio de São Bento, em Olinda, chegando a ser diretor financeiro dessa instituição. Foi também ecônomo do Mosteiro de São Bento, membro do senhorado do mosteiro e administrador da propriedade rural pertencente à ordem beneditina em Olinda.

Como padre, participou de várias paróquias em Olinda: de Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Terezinha e São Lucas. Foi membro do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Olinda e Recife, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Econômico, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral da mesma Arquidiocese.

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Em 31 de maio de 2000 foi nomeado bispo.[1] Recebeu a sagração episcopal em 20 de agosto de 2000 pelas de Dom José Cardoso Sobrinho, Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Arcebispo da Paraíba, e Dom Clemente José Isnard, bispo de Nova Friburgo, tornando-se bispo-auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife no período de 2000 a 2005. Entre 2002 e 2005, foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, período durante o qual foi membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília.

Diocese de Sobral[editar | editar código-fonte]

Em 18 de maio de 2005, foi nomeado bispo da Diocese de Sobral[2], no estado do Ceará, pelo Papa Bento XVI. Entre 2005 e 2009, atuou como secretário do Regional Nordeste 1 da CNBB e Presidente da Comissão Regional para a Vida e Família do Regional. Em Sobral Dom Fernando fez importantes trabalhos pastorais, onde se destaca a iniciativa de implantar as "Comissões Episcopais Pastorais" da CNBB, além da fundação da Fazenda Esperança, que trabalha na recuperação de jovens com dependência química.

Criou várias paróquias, ordenou diversos padres, construiu o Seminário Imaculada Conceição de Sobral em Fortaleza/CE e instalou o Eremitério Carmelitano .

Arquidiocese de Olinda e Recife[editar | editar código-fonte]

Nomeado Arcebispo de Olinda e Recife[3] no dia 1 de julho de 2009, Dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009, tornando-se o 8º Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife e o 32º bispo a ocupar o sólio olindense.

Ordenações episcopais[editar | editar código-fonte]

Foi ordenante principal da Ordenação Episcopal de:

Foi co-ordenante das Ordenações Episcopais de:

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Em 19 de novembro de 2018 recebeu da Universidade Católica de Pernambuco o título de Doutor Honoris Causa por causa da promoção da justiça e da paz na Arquidiocese de Olinda e Recife, em ações pastorais de fundo social, como a fundação de uma unidade da Fazenda da Esperança no seu território canônico.[4]

Referências

  1. «NOMINA DELL'AUSILIARE DI OLINDA E RECIFE (BRASILE)» (em italiano). vatican.va. 31 de maio de 2000. Consultado em 7 de abril de 2018 
  2. «NOMINA DEL VESCOVO DI SOBRAL (BRASILE)» (em italiano). vatican.va. 18 de maio de 2005. Consultado em 7 de abril de 2018 
  3. «RINUNCIA DELL'ARCIVESCOVO METROPOLITA DI OLINDA E RECIFE (BRASILE) E NOMINA DEL SUCCESSORE» (em italiano). vatican.va. 1 de julho de 2009. Consultado em 7 de abril de 2018 
  4. «Dom Fernando Saburido recebe título de Doutor Honoris Causa em cerimônia prestigiada». Boletim Unicap. 20 de novembro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Antônio Fernando Saburido
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Antônio Fernando Saburido

Precedido por
Aldo di Cillo Pagotto
Brasão episcopal.
Bispo de Sobral

2005-2009
Sucedido por
Odelir José Magri, MCCJ
Precedido por
José Cardoso Sobrinho
brasão episcopal.
Arcebispo de Olinda e Recife

2009-2023
Sucedido por
Paulo Jackson Nóbrega de Sousa