Antônio Mendonça de Barros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Mendonça de Barros
Prefeito de Campinas
Período 1952-1955
Antecessor(a) Arlindo Joaquim de Lemos Júnior
Sucessor(a) Ruy Hellmeister Novaes
Dados pessoais
Nascimento 15 de maio de 1909 (114 anos)
Pouso Alegre, MG

Antônio Mendonça de Barros (Pouso Alegre, MG, 15 de maio de 1909 — ?) foi um escritor, jornalista, advogado e político brasileiro.

Veio aos 5 anos para Campinas, município do interior do Estado de São Paulo, na companhia de seus pais. Foi aluno do Colégio Culto à Ciência, tradicional escola da cidade. Bacharelou-se em Ciências e Letras em 1928, mudando-se em seguida para São Paulo para cursar Direito em 1933. Nesse meio tempo, para custear seus estudos, trabalhou como professor, além de atuar como revisor, repórter e cronista em jornais como Diário do Povo, de Campinas, e Diário da Noite, Diário de São Paulo e Folha da Tarde, de São Paulo. Como cronista, escrevia sob o pseudônimo de "Simplício da Saudade".

Voltando a Campinas, abriu um escritório de advocacia, sendo pouco tempo depois nomeado Juiz de Paz. Em 1936, elegeu-se vereador por Campinas, pelo Partido Constitucionalista.

Foi advogado do Sindicato da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (1935-1943) e da Caixa dos Ferroviários (fundo de pensão dos ferroviários) dessa mesma companhia (1937-1939), ambos os cargos sem remuneração, tendo se tornado procurador efetivo dessa última instituição. Foi também diretor da Maternidade de Campinas e presidente do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas.

Elegeu-se prefeito de Campinas para o período de 1952 a 1955. Durante o seu mandato, ocorreu a emancipação do município de Sumaré, então distrito de Campinas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Arlindo Joaquim de Lemos Júnior
Prefeito de Campinas
Campinas

1952-1955
Sucedido por
Ruy Hellmeister Novaes
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.