Antônio de Araújo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para nobre português, veja António de Araújo e Azevedo.
Antônio de Araújo
Presbítero da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
Ordem Companhia de Jesus
Entrada solene 1582
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Nascimento Ilha de São Miguel, Açores, Portugal
1566
Morte Espírito Santo, Brasil
1632 (66 anos)
Nacionalidade português
Progenitores Mãe: Ana Pacheco
Pai: Joaquim de Araújo
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Antônio de Araújo (Ilha de São Miguel, 1566Capitania do Espírito Santo, 1632)[1] foi um padre jesuíta português que atuou no Brasil Colônia e publicou, em 1618, o Catecismo na língua brasílica, no qual se contém a suma da doutrina cristã, o maior texto conhecido escrito em tupi antigo.

Antônio de Araújo nasceu em 1566 na Ilha de São Miguel, nos Açores, sendo filho de Joaquim de Araújo e de Ana Pacheco. Em 1582, aos 16 anos, ele veio para o Brasil e, na Bahia, entrou na Companhia de Jesus. Foi procurador do Colégio da Bahia. Em 1618, publicou Catecismo na língua brasílica.[2][3] Faleceu em 1632 na Capitania do Espírito Santo.

Catecismo na língua brasílica[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Catecismo na língua brasílica

O Catecismo na língua brasílica foi o primeiro dos catecismos publicados em tupi antigo e é, também, o mais longo texto de que se tem conhecimento nessa língua.[4]:104 Ele orientou, por quase dois séculos, os missionários na obra de evangelização no Brasil Colônia.[1]:6 Foi uma adaptação do catecismo publicado em 1602 pelos jesuítas Marcos Jorge e Inácio Martins. A obra é quase toda escrita em tupi antigo, por meio de diálogos e exortações. Apenas no livro VII é que se verifica predominância de outra língua, a latina.[1]:7 Em 1686, recebeu uma segunda edição feita pelo padre jesuíta Bartolomeu de Leão.[5]:3

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]