Saltar para o conteúdo

Acaia (província romana): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 10: Linha 10:
|correspondência = [[Peloponeso]] e sul da [[Grécia]]
|correspondência = [[Peloponeso]] e sul da [[Grécia]]
}}
}}
A '''Aqueia''' ou '''Acaia''' (em [[latim]]: ''Achaea''; em [[Língua grega|grego]]: Αχαΐα) foi uma [[província romana|província]] do [[Império Romano]] que comprendia o actual [[Peloponeso]] e sul da [[Grécia]]. A sua capital era [[Corinto]]. Fazia fronteira a norte com as províncias de [[Épiro]] e [[Macedónia (província romana)|Macedónia]]. A região foi anexada à [[República Romana]] em [[146 a.C.]] após uma brutal campanha em que a cidade de Corinto foi devastada pelo general [[Licínio Minúcio]] e os habitantes chacinados ou vendidos como [[Escravatura|escravo]]s. Licínio Minúcio herda assim o cognome de Acaico,ou seja, "conquistador da Aqueia".
A '''Aqueia''' ou '''Acaia''' (em [[latim]]: ''Achaea''; em [[Língua grega|grego]]: Αχαΐα) foi uma [[província romana|província]] do [[Império Romano]] que comprendia o actual [[Peloponeso]] e sul da [[Grécia]]. A sua capital era [[Corinto]]. Fazia fronteira a norte com as províncias de [[Épiro]] e [[Macedónia (província romana)|Macedónia]]. A região foi anexada à [[República Romana]] em [[146 a.C.]] após uma brutal campanha em que a cidade de Corinto foi devastada pelo general [[Lúcio Múmio]] e os habitantes chacinados ou vendidos como [[Escravatura|escravo]]s. Lúcio Múmio herda assim o cognome de Acaico,ou seja, "conquistador da Aqueia".


A Aqueia conta entre os seus filhos mais ilustres o historiador [[Políbio]] e Jeziel, adotando o nome grego Estevão, o primeiro mártir do Cristianismo.
A Aqueia conta entre os seus filhos mais ilustres o historiador [[Políbio]] e Jeziel, adotando o nome grego Estevão, o primeiro mártir do Cristianismo.

Revisão das 20h57min de 21 de junho de 2012

 Nota: Para a prefeitura da Grécia, veja Acaia (Grécia).
Aqueia / Acaia
Localização da província (em destaque) no Império Romano.
Anexada em: 146 a.C.
Imperador romano:
Capital: Atenas
Fronteiras (províncias): Norte: Épiro e Macedónia
Correspondência actual: Peloponeso e sul da Grécia

A Aqueia ou Acaia (em latim: Achaea; em grego: Αχαΐα) foi uma província do Império Romano que comprendia o actual Peloponeso e sul da Grécia. A sua capital era Corinto. Fazia fronteira a norte com as províncias de Épiro e Macedónia. A região foi anexada à República Romana em 146 a.C. após uma brutal campanha em que a cidade de Corinto foi devastada pelo general Lúcio Múmio e os habitantes chacinados ou vendidos como escravos. Lúcio Múmio herda assim o cognome de Acaico,ou seja, "conquistador da Aqueia".

A Aqueia conta entre os seus filhos mais ilustres o historiador Políbio e Jeziel, adotando o nome grego Estevão, o primeiro mártir do Cristianismo.


Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.