Arne Selmosson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Arne Selmosson
Informações pessoais
Nome completo Arne Bengt Selmosson
Data de nasc. 29 de março de 1931
Local de nasc.  Suécia
Falecido em 19 de fevereiro de 2002 (70 anos)
Seleção nacional
Flag of Sweden.svg Suécia

Arne Selmosson (29 de março de 1931 - 19 de fevereiro de 2002) foi um futebolista sueco. Ele competiu na Copa do Mundo FIFA de 1958, sediada na Suécia, na qual a seleção de seu país foi a vice-campeã.[1][2]

Memorial de Arne Selmosson em Solbaken, Götene

À época do mundial, atuava no futebol italiano, como outros colegas suecos. Passou três anos na Lazio e outros três na Roma, sendo até hoje o único jogador a marcar gols pelos dois lados no intenso Derby della Capitale. Com a Roma ganhou a Taça das Cidades com Feiras de 1960-61. Contribuiu com um tento nas partidas de semifinal contra Hibernian FC do Edimburgo, Escócia, mas não jogou nas finais contra Birmingham City.

Selmosson jogou também na Udinese, o time que o trouxe à Itália e onde posteriormente se aposentaria da carreira como jogador.

Posteriormente, foi, entre outras coisas, técnico de Skövde AIK, transferindo o clube da divisão quatro para a segunda divisão, e em Götene IF. Em Götene, onde ele retornou imediatamente após sua carreira na Itália, por muitos anos ele teve um negócio de esportes.

Carreira[editar | editar código-fonte]

  • 1951–1958: Seleção da Suécia 4 (1)
Jogador-treinador

Referências

  1. «Seleção Sueca na Copa do Mundo FIFA de 1958». Fifa.com. Consultado em 1 de setembro de 2010. 
  2. «Jogos da Copa de 1958 - Classificação». Universo Online. Consultado em 1 de setembro de 2010. 


Bandeira de SuéciaSoccer icon Este artigo sobre futebolistas suecos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.