Asparuque da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Asparukh da Bulgária)
Ir para: navegação, pesquisa
Asparuque da Bulgária
KhanAsparuh.jpg
Monumento a Asparuque, em Dobrich
dos búlgaros
Reinado 643/668702 (ou 695)
Antecessor(a) Cubrato
Sucessor(a) Tervel
do Império Búlgaro
Reinado 680/681702 (ou 695)
Predecessor Fundador do Império Búlgaro
Sucessor Tervel
 
Dinastia Dulo
Morte 701/702
Filho(s) Tervel
Pai Cubrato
Assinatura Assinatura de Asparuque da Bulgária


Asparuque ou Isperique[1] (em búlgaro: Аспарух; transl.: Asparukh ou Исперих, Esperekh) foi um líder búlgaro da segunda metade do século VII. A ele é creditada a fundação do Primeiro Império Búlgaro em 680–681.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

De acordo com a Nominália dos cãs búlgaros, Asparuque pertencia ao clã Dulo e seu reinado teria durado 61 anos. Essa longa duração do seu reinado não é considerada exata e provavelmente refere-se à duração da vida de Asparuque. Segundo a cronologia estabelecida por Moskov, ele teria reinado entre 668 e 695. Outras cronologias datam o final do seu reinado em 700 ou 701, mas essa datação é incompatível com a Nominália. Segundo fontes bizantinas, Asparuque era o terceiro filho de Cubrato - o líder que fundou a Antiga Grande Bulgária nas estepes da moderna Ucrânia, cuja morte teria ocorrido em 642/665. Após a morte de Cubrato, sucedeu-o o irmão mais velho de Asparuque, Baiano, porém a Grande Bulgária sucumbiu a um ataque cazar em 668 e então Asparuque e seus irmãos partiram, com seu povo, em busca de terras mais seguras.

O Primeiro Império Búlgaro

Fundação do Primeiro Império Búlgaro[editar | editar código-fonte]

Asparuque foi seguido por 20 000 a 30 000 búlgaros.[2][3][4] Cruzou o delta do Danúbio e, enquanto Constantinopla, capital do Império Bizantino, era sitiada por Moáuia I, o califa omíada (674–678), ele e seus seguidores se estabeleceram ou na área de Ongul, no sul da Bessarábia, ou no norte de Dobruja.

Depois que o cerco árabe a Constantinopla terminou, o imperador bizantino Constantino IV marchou contra os búlgaros e seus aliados eslavos em 680, forçando-os a procurar abrigo em um acampamento fortificado. Obrigado a abandonar a liderança do seu exército para tratamento médico, o imperador alimentou boatos de que havia fugido, o que solapou o ânimo das tropas e suscitou muitas deserções. Então, os búlgaros e seus aliados conseguiram romper o bloqueio e derrotar as tropas inimigas na batalha de Ongal, ainda em 680. Em seguida, Asparuque deslocou-se rapidamente do delta do Danúbio para a região dos Bálcãs.

Reinado[editar | editar código-fonte]

A vitória de Asparuque levou à conquista da Mésia pelos búlgaros e ao estabelecimento de uma espécie de aliança com os grupos eslavos locais (os severianos e as sete tribos eslavas). Quando Asparuque iniciou a invasão pelas montanhas da Trácia bizantina em 681, Constantino IV decidiu limitar suas perdas e concluir um tratado pelo qual o Império Bizantino pagaria aos búlgaros um tributo anual em dinheiro a título de "proteção" - o que equivale ao reconhecimento do estado búlgaro pelo Império Bizantino. Na historiografia búlgara, 681 é o ano geralmente aceito como data da fundação da Bulgária.

Segundo a tradição local, Asparuque morreu em combate contra os cazares no Danúbio. Foi sucedido por seu filho, Tervel.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Asparuque da Bulgária
Nascimento:  ? Morte: 701
Primeiro Cã búlgaro
681–701
Sucedido por:
Tervel

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • John V.A. Fine, The Early Medieval Balkans, Ann Arbor, 1983.
  • Mosko Moskov, Imennik na bălgarskite hanove (novo tălkuvane), Sofia 1988.
  • Jordan Andreev, Ivan Lazarov, Plamen Pavlov, Koj koj e v srednovekovna Bălgarija, Sofia 1999.
  • (fonte primária) Bahši Iman, Ja'far Tarikh, vol. III, Orenburg 1997.
  • (fonte primária) Nicéforo, patriarca de Constantinopla, Short History, C. Mango, ed., Dumbarton Oaks Texts 10, 1990.
  • (fonte primária) The Chronicle of Theophanes Confessor, C. Mango e R. Scott, trans., Oxford University Press, 1997.
  • Васил Н. Златарски, История на българската държава през средните векове, Част I, II изд., Наука и изкуство, София 1970, pp. 176 – 209.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Asparuque da Bulgária