Associação Brasileira de Cineastas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Associação Brasileira de Cineastas (ABRACI) é uma associação de cineastas do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. Foi fundada em 3 de abril de 1975, em Assembleia realizada na Cinemateca do Museu de Arte Moderna, sendo hoje a mais antiga associação brasileira de diretores de longa-metragem em atividade.[1]

Diretoria atual[editar | editar código-fonte]

A mais recente eleição da Abraci, ocorrida em maio de 2015, elegeu a diretoria para o período 2015-2017, com a seguinte composição: Presidente Carolina Paiva Vice-Presidente, Aída Marques; Tesoureiro, Daniel Caetano; Diretora Secretária Daniela Broitman; Diretores Executivos, Eunice Gutman, Frederico Cardoso e André da Costa Pinto; Conselho Fiscal, Helena Solberg, Ana Maria Magalhães e Jorge Durán. Conselho Consultivo: Luiz Carlos Lacerda, Orlando Senna, José Joffily e Lúcia Murat. Secretária Nathalia de Oliveira.[2]

Primeira diretoria[editar | editar código-fonte]

O boletim informativo número um da ABRACI relata que a Assembléia Geral foi composta pelos cem membros – devidamente registrados - que compareceram a esta Assembléia de fundação e elegeram uma primeira diretoria para o biênio que foi de julho de 1975 a julho de 1977.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

(lista incompleta [3])

Referências

  1. "Artes e manhas da Embrafilme: cinema estatal brasileiro em sua época de ouro, 1977-1981", de Tunico Amancio, editora EdUFF, 2000, p. 64.
  2. «Página oficial da ABRACI». Consultado em 20 de abril de 2012 
  3. 3 primeiras diretorias listadas em "Contribuição à história do curta-metragem brasileiro", de Oswaldo Caldeira, Sérgio Sanz e Manfredo Caldas, Rio de Janeiro, 2003.