Association Sportive Nancy-Lorraine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nancy
AS Nancy.png
Nome Association Sportive Nancy-Lorraine
Alcunhas ASNL
Fundação 1967 (51 anos)
Estádio Stade Marcel Picot
Capacidade 20.085 Pessoas
Presidente Jacques Rousselot
Treinador Patrick Gabriel
Material (d)esportivo Nike
Competição Ligue 2
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Association Sportive Nancy-Lorraine é um clube de futebol francês fundado em 1967, em Lorraine. Seu estádio é o Stade Marcel Picot, que pode abrigar 20.085 pessoas.

Suas maiores conquistas são a Copa da França de 1977-78 e a Copa da Liga Francesa de 2005-06.

História[editar | editar código-fonte]

Cansado de ver sua cidade sem um clube de futebol forte (o FC Nancy estava prestes a falir) e representativo, Claude Cuny começou uma campanha local para juntar pessoas e fundar um clube. Depois de três anos e muito trabalho, a Association Sportive Nancy-Lorraine é fundada.

Após apenas três anos na segunda divisão, consegue acesso à elite do futebol nacional em 1969-70, e lá permanece por quatro anos, quando sofre seu primeiro rebaixamento, retornando logo no ano seguinte. Em 1976-77, consegue sua melhor posição na Ligue 1 de sua história até hoje, quando ficou em quarto lugar. No ano seguinte, é campeão da Copa da França, seu maior feito até hoje.

Nas duas décadas seguintes, sofre quatro rebaixamentos, sempre conseguindo retornar à Ligue 1. No seu último retorno, em 2005-06, foi campeão da Copa da Liga Francesa. Desde então, vem fazendo campanhas intermediárias no certame.

Ídolos, títulos e artilharia[editar | editar código-fonte]

O Nancy teve dois grandes momentos na história do futebol francês. O primeiro foi na década de 1970, quando, comandado por Michel Platini, conseguiu boas colocações no certame nacional e o título da Copa da França.

O outro foi há quatro anos, quando conseguiu seu segundo troféu. Venceu a Copa da Liga Francesa de maneira inédita, conseguindo vaga para a Copa da Uefa.

Na primeira grande fase, o maior expoente, como não poderia deixar de ser, foi o meia Michel Platini. Um dos maiores jogadores da história do futebol francês e mundial, o atual presidente da Uefa começou sua carreira como jogador no Nancy.

Ele defendeu o clube de 1972 a 1979 (depois se transferiu para o Saint-Étienne) e, apesar de ter conseguido grandes feitos, também passou por momentos complicados no clube. Apesar de muito jovem, Platini participou da equipe que foi rebaixada à segunda divisão do Francês em 1973/74.

Foi o grande artífice, no entanto, da campanha de 1976/77, quando foi quarto colocado do Nacional. Além disso, capitaneou a equipe que, em 1977/78, conquistou a Copa da França. Hoje, o Nancy se vangloria de ter sido o clube pelo qual Platini marcou mais gols em sua carreira. Não era, porém, uma estrela solitária. Na zaga, tinha o apoio de Jean-Claude Cloët e Carlos Curbleo e, na frente, do atacante Olivier Rouyer.

No fim dos anos 1970, porém, o sonho se desfez. Com a venda de grande parte do time que fez sucesso, o Nancy caiu bruscamente de produção e não repetiu campanhas anteriores. Perdeu força e acabou até caindo para a segunda divisão.

Na época difícil, poucos se salvaram. Um deles, talvez o maior, tenha sido o zagueiro Cédric Lécluse. O defensor estreou pelo Nancy em 1991 e ficou até 2008. Participou de todos os momentos complicados desse período, como temporadas consecutivas na segunda divisão. Lécluse é o recordista de partidas pela agremiação até hoje, com 432 aparições até o início da temporada 2007/2008.

Ofensivamente, outro que se destacou foi o marroquino Mustapha Hadji, estrela marroquina da Copa do Mundo de 1998, disputada na França. Ele defendeu o Nancy de 1992 a 1996, tendo marcado 31 gols em 139 partidas no período.

O maior artilheiro da história do Campeonato Francês é o meia Michel Platini, que marcou ao todo 127 gols com a camisa do Nancy em 213 partidas disputadas, de 1972 a 1979.

De 2014 adiante o clube está na segunda divisão francesa,tentando chegar a elite do futebol.


Troféus[editar | editar código-fonte]

França Campeonato Francês - Segunda Divisão: 5

(1974-75, 1989-90, 1997-98, 2004-05, 2015-16)

França Copa da França: 1

(1977-78)

França Copa da Liga Francesa: 1

(2005-06)

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

As tabelas abaixo mostram as performances do clube nas últimas temporadas no Campeonato Francês e na Copa da França

     Campeão.
     Vice-campeão.
     Promovido.
     Rebaixado.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de FrançaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol franceses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Association Sportive Nancy-Lorraine