avast! Antivírus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Avast)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
avast! Antivírus
Logotipo do avast!
Desenvolvedor AVAST Software
Plataforma x86 e x64
Lançamento 1988 (26–27 anos)
Versão estável 2015 10.2.2218 (22 de Abril de 2015)
Idioma(s) 44 Idiomas
Sistema operativo 8.1, 8, 7, Vista, XP, Linux, Macintosh, Android e iOS.
Gênero(s) Antivírus,Firewall
Licença Freeware e comercial
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho 141,00 MB (Free)
163,00 MB (Pro)
174,00 MB (Internet Security)
9,5 MB (Mobile Security) 174 MB (Premier)
Página oficial avast.com

O antivírus avast (avast! significa AntiVirus – Advanced SeT) é uma família de softwares antivírus desenvolvidos pela AVAST Software, sediada na cidade de Praga, na República Tcheca. Sua primeira versão foi lançada em 1988. O avast conta com mais de 170 milhões de usuários registrados espalhados pelo mundo. Para usar a versão gratuita do avast! é necessário fazer um cadastro no próprio software do avast! (o cadastro é válido por um ano, ao final deste período, o usuário pode renová-lo gratuitamente). O antivírus contém um enorme banco de dados com mais de 5 milhões (expandindo)[nota 1] de vírus e malwares conhecidos. É um dos antivírus mais conhecidos do mundo, tendo recebido vários prêmios, apesar de apresentar falso-positivos (identificação incorreta de vírus) em algumas situações. O avast! está disponível em 44 idiomas, incluindo o português lusitano e o brasileiro. Em sua nova versão, o software avast! ganhou uma interface mais estilosa, prática e com opções mais acessíveis, tendo sua base de dados alargada e a maioria de falsos-positivos corrigidos.

História[editar | editar código-fonte]

Depois de encontrar o vírus de Viena em 1988, pesquisador Pavel Baudis of Mathematical Máquinas Instituto de Pesquisa de Praga definido para escrever um programa que seria capaz de removê-lo com sucesso. Ele, então, compartilhou o programa com o seu colega, Eduard Kučera, e nesse mesmo ano os dois começaram a ALWIL Software, que lançou o primeiro antivírus Avast. Por causa das restrições à formação de uma empresa na então Checoslováquia, ALWIL Software foi fundada como uma cooperativa. A Revolução de Veludo, no entanto, trouxe com ele a introdução do mercado livre. Em 1991 Baudis e Kučera foram capazes de registrar ALWIL Software como uma empresa de joint-parceria.

COO atual e ex-CTO Ondrej Vlček juntou ALWIL em 1995; ele se juntou à empresa, quando ele era um estudante e escreveu primeiro programa de antivírus da empresa para Windows 95. No ano seguinte, Avast antivírus foi um dos três primeiros programas antivírus em todo o mundo a ganhar prêmios VB100 da Virus Bulletin em todas as categorias de testes.

Em 1997, a ALWIL Software licenciado do mecanismo antivírus Avast a McAfee para uso em sua própria linha de produtos antivírus McAfee VirusScan. Dentro dos próximos sete anos, a empresa atingiu a marca de 1 milhão de usuários de seu produto Avast, após o lançamento de uma solução de antivírus gratuito para casa (não comercial) usar em 2001.

ALWIL parceria com a SanDisk em 2005, levando a localização de idioma para todos os mercados da SanDisk. Em 2006, Avast atingiu 10 milhões de usuários até o início e terminou o ano com 20 milhões; também varreu as categorias SC Awards de Melhor Antivírus, Anti-Malware (europeu) e Escolha dos Leitores (EUA). No ano seguinte, a ALWIL Software tornou-se uma sociedade anônima, e o número de usuários registrados Avast chegou a 40 milhões, apesar de a empresa ter apenas 38 funcionários. Até 2009, havia mais de 100 milhões de usuários e 100 trabalhadores; Vincent Steckler, anteriormente da Symantec, também se juntou ALWIL como CEO naquele ano.

ALWIL Software mudou seu nome para AVAST Software em 2010, e Summit Partners investiu US $ 100 milhões por uma participação minoritária da empresa. Ao longo dos próximos dois anos, Avast lançou sua linha Business Protection e Avast gratuito Mobile Security, que se tornou o app de segurança mais bem classificado no Google Play. Em 2012, Avast Free Antivirus tornou-se o software mais baixado no Download.com.

A partir de 2013, mais de 200 milhões de PCs, Macs e usuários de dispositivos Android foram protegidas com programas Avast. AVAST Software adquiriu a Secure.Me empresa alemã eo Jumpshot start-up com sede nos EUA que mesmo ano e foi premiada como "Melhor Empregador 2013" para a República Checa, na categoria de grandes empresas. Este foi também o ano em que a série Avast 2014, Avast SecureLine VPN, e Avast GrimeFighter foram lançados. Em fevereiro de 2014, CVC Capital Partners assinado um acordo vinculativo para um investimento em larga escala em Avast. Avaliando a empresa em US $ 1 bilhão, o investimento foi definido para posicionar ao lado CVC Summit Partners e fundadores Baudis e Kucera como acionistas da Avast.

Em julho de 2014, Avast divulgou dados de um estudo realizado em 20 smartphones Android utilizados em relação à segurança dos dados, durante o qual descobriu-se que a funcionalidade de reset de fábrica do Android não excluir todos os dados de telefones utilizados; Avast descobriu que ele era capaz de recuperar 40 mil fotos de smartphones utilizados; notícia desta descoberta fez manchetes internacionais. Avast, então, criou um produto chamado Avast Anti-Theft, que é capaz de limpar e substituir todos os dados a partir de um telefone.

No mesmo mês, Avast adquiriu uma empresa de aplicativos móveis baseados em Checa chamado Inmite, que desenvolveu aplicativos para mobile banking, televisão móvel, várias aplicações para o Google Glass e um app de compra de veículos para Škoda Auto.

Em outubro de 2014, alegou-se que uma vez que cerca de Dezembro de 2013, Avast! tinha incluído o seu próprio sistema de recomendação de compra, SafePrice, na sua extensão de navegador de Segurança On-line e tinha ativado por padrão. As alegações foram refutadas ponto-a-ponto em um post no fórum Avast Comunidade feita por Ondrej Vlcek, Chief Operating Officer da Avast em resposta ao artigo.

Produtos[editar | editar código-fonte]

Os programas da família avast! estão disponíveis em edições para uso pessoal e comercial:

avast! Free Antivirus[editar | editar código-fonte]

Opção perfeita para pessoas que enviam e-mails e navegam em sites populares. Esta versão traz tecnologias chave que garantem proteção aos usuários comuns, entre elas estão: Motor Antívirus e anti-spyware que foi melhorado, avast! Inteligente Scanner (novo), modo silencioso/jogos (novo), comportamento Shield (novo), proteção em tempo real anti-rootkit, atualizações de Vírus Smart, avast! Comunidade IQ entre outras ferramentas. Esta é uma versão gratuita[1] também disponível para sistemas OSX da Apple.[2]

avast! Pro Antivirus[editar | editar código-fonte]

Esta versão inclui todas as ferramentas presentes na versão Free Edition, melhor do que o antivírus gratuito é mais eficaz na proteção na hora de navegar na internet, inclui novas ferramentas, entre elas o avast! Sandbox que permite que um navegador da web possam ser executados em um ambiente virtual seguro. Esta é uma versão paga.[3]

avast! Internet Security[editar | editar código-fonte]

Mais uma nova ferramenta da famosa família avast! que vai ajudar a proteger o computador das ameaças da web. Apesar de ser um novo produto, é o único que possui todas as ferramentas oferecida dos outros produtos, nesta forma incluídos um firewall silencioso, Sandbox (Virtualização de Programas Inseguros) e um anti-spam entre outras novas ferramentas e melhoramentos. Esta é uma versão de uso comercial e paga.[4]

avast! Mobile Security[editar | editar código-fonte]

Mais um antivírus, agora para o sistema operacional Android. O antivírus é gratuito e fornece, além do antivírus em si, firewall para proteger o usuário contra a invasão de hackers, um sistema anti-furto que bloqueia o aparelho celular em caso de roubo, proteção contra URLs infectadas, correção de URLs digitadas incorretamente, etc.[5] O antivírus está disponível somente para aparelhos Android.

Versão atual (2015.10.2.2218)[editar | editar código-fonte]

  • Atualização (v2015.10.2.2218). A seguir veja as seguintes melhorias e correções realizadas na atual versão estável:
    • Faster start after reboot - some components are loaded later;
    • File System Shield - solved incompatibility with TrueCrypt;
    • File System Shield - exclusions work again;
    • Added option to install Skype during Avast installation;
    • StreamFilter - Improved compatibility with other AV products.

não ha chave estavel para esta versão.Para a liberação da chave terá que comprar o licenciamento do Avast.

Atualizações[editar | editar código-fonte]

A maioria dos produtos da família avast! possuem uma característica em comum, a de se atualizar automaticamente sem a intervenção do usuário, basta estar conectado a internet para o produto baixar e instalar as definições de vírus automaticamente. A verificação ocorre no momento da conexão da internet ou a cada quatro horas. Os arquivos de atualização também estão disponíveis no site do programa.[6]

Prêmios e certificações[editar | editar código-fonte]

  • Em 2006, o Avast Antivirus ganhou leitores da SC Magazine Confiança prêmio de melhor antivírus.
  • Em 2010, o Avast foi o segundo software mais baixado no Downloads CNET.
  • Em 2010, Brothersoft.com chamado Avast Free Antivirus entre os seus 10 "Editors Pick" seleções.
  • Em abril de 2010, Avast Server Edition ganhou prêmio Escolha dos Leitores de WindowSecurity.com.
  • Em abril de 2011, TechDeville.com deu Avast sua "Melhor Antivirus 2011" prêmio.
  • Em julho de 2011, Filecluster.com deu sua Avast cinco estrelas "excelente" classificação completa.
  • Em março de 2012, CNET Download.com deu Choice Award de seus editores para esse mês para Avast Free Antivirus versão 7.
  • Em julho de 2012, AV-Test.org revisados e certificados Avast Free Antivirus 7.0 para Windows 7 (SP1, 64 bit).
  • Em março de 2013, AV-Test.org revisados e certificados Avast Free Antivirus 7.0 para Windows 8 (RTM, 64 bit).
  • Em novembro de 2013, AVAST Software foi escolhida como Melhor Empregador de 2013, a República Checa, na categoria de empresa de grande porte.
  • Softpedia.com reviu Avast e dada a sua cinco estrelas "excelente" classificação mais alta em vários comentários.
  • Avast Home Edition (agosto de 2006)
  • Avast Free Antivirus 6.0 (fevereiro de 2011)
  • Avast Free Antivirus 7.0 (Março de 2012)
  • Teste de Desempenho (Outubro de 2008)
  • On Demand Detection Test (agosto de 2009)
  • Retrospective / Proactive Test (novembro de 2009)
  • Teste de Desempenho (Dezembro de 2009)
  • On Demand Detection Test (Fevereiro de 2010)
  • Teste de Desempenho (Suite Products) (Julho de 2010)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Segundo o próprio software avast!, o número de malwares detectados pelo mesmo pode ser muito maior, já que em uma única definição, centenas de malwares podem ser detectados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]