Axel Schmidt Grael

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Axel Grael)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Axel Schmidt Grael ([onde?]São Paulo, SP, 22 de julho de 1958 é um engenheiro florestal, velejador e político brasileiro. É filho de Ingrid Schmidt, e irmão dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael. É o atual secretário executivo da Prefeitura de Niterói.

Axel é também presidente do Instituto Rumo Náutico [1]. Em 2007 foi convidado pelo então secretário do Meio-Ambiente Carlos Minc a fazer parte do Governo Sérgio Cabral, assumindo a presidência da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA). Como presidente do órgão, enfrentou ameaças de morte [2] após a deflagração da Operação Cartas Marcadas, e propôs a criação do Instituto Estadual do Ambiente (Rio de Janeiro) (INEA), órgão que sucedeu a FEEMA, sendo a fusão desta, da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (SERLA) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Ocupou até 11 de novembro de 2008, quando na véspera, comunicou em carta seu afastamento.

Filiado ao Partido Verde, em 28 de outubro de 2012 foi eleito vice-prefeito da cidade de Niterói, ao lado de Rodrigo Neves.

Referências