Band Vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Band Vida
Informação geral
Formato Programa de auditório
Criador(es) Marcelo Parada
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Apresentador(es) Gilberto Barros, Otávio Mesquita
Exibição
Transmissão original 2003
N.º de temporadas 5 (até 2010)
N.º de episódios 5 (até 2010)

O Band Vida é uma maratona televisiva brasileira exibida pela Rede Bandeirantes em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A emissora cede sempre por volta do mês de novembro ou dezembro uma noite de sua programação para relização de um show televisivo para arrecadação de verba revertida para a APAE[1].

História[editar | editar código-fonte]

O Band Vida foi criado em 25 de novembro de 2003 com o intúito de ajudar a arrecadação de dinheiro a princípio da instituição beneficente Casas André Luiz. O lançamento da maratona de arrecadações iniciou-se às 10 horas da noite de uma segunda-feira pelo programa Boa Noite Brasil, estendendo-se por toda noite. A princípio tendo como anfitrião o apresentador Gilberto Barros, o programa recebeu representantes das Casas André Luiz e de artistas convidados como Harmonia do Samba, Banda Calypso, Revelação, Inimigos da HP, Jeito Moleque, Wanessa Camargo, Kelly Key, Ivete Sangalo e Daniela Mercury, Rouge.


Em 2004, além do Boa Noite Brasil, outros programas da emissora voltaram suas atenções para a causa, tendo especiais nos progrmas No Coração do Brasil, comandado por José Luiz Datena, Sabadaço, de Gilberto Barros, e no Programa Raul Gil[2]. Naquele ano o programa beneficente contou com a aprticipação de diversos artistas gravando o tema Band Vida, canção que foi colocada para download pago para celular, voltando a renda para a campanha[3].

Nos anos seguintes a campanha passou a ser uma tradição exibida pela Band, trazendo além dos shows de artistas como meio de atrai público para arrecadação, especialistas que esclarecem dúvidas sobre a deficiência mental, com intuito de contribuir com a diminuição do preconceito em torno de pessoas que sofrem da doença. Outra tradição da campanha é o leilão virtual, no qual são vendidos objetos pessoais doados por artistas para serem arrematados e toda a renda será revertida para a causa.

A partir de 2007 a instituição ajudada pela campanha passou a ser a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, conhecida apenas como APAE. A partir daquele ano, a campanha passou a contar também com o apoio de atletas como os ginastas Diego Hipólito, Daniele Hipólito e Daiane dos Santos e o piloto da Indy Vitor Meira, além de artistas de outras emissoras liberados para participar da causa, como a apresentadora e ex-miss Natália Guimarães, da Record, e a apresentadora Adriane Galisteu, na época do SBT. Ainda naquele ano passou-se a fazer parte da campanha a apresentação de um jogo de futebol em prol à campanha, com o time do cantor Daniel contra jogadores de times como Corinthians, onde os ingressos são trocados por alimentos.

2012: A Volta[editar | editar código-fonte]

Após 1 ano fora do ar, a Band volta a organizar o Band Vida, mesclando atrações ao vivo com outras gravadas. A arrecadação deste ano baterá todos os recordes e promoverá cerca de 100.00 reais por dia.

O projeto cria novos planos e contará com a presença de 95 artistas. Nomes como Luan Santana, Victor & Léo, Fafá de Belém, Ângela Maria, Cauby Peixoto, José Luiz Datena, Patrícia Maldonado, Otávio Mesquita, Renata Fan, Daniel Bork, Pelé, Neymar e outros tantos.

O programa terá também a participação do aluno João Paulo, que estuda em Salto que é baterista, saxofonista e guitarrista, e também Leonardo, que também estuda em Salto e tem aula de piano, assim como Renan também aluno.

Dois integrantes de Salto, um menino chamado Bidu e uma aluna chamada Thaís, o Band Vida arrecada 200.00 reais para uma homenagem a eles, que saíram da Escola Sagrada Família, em Salto (onde Leonardo, João e Renan estudam).

Isso significa que esse dinheiro é o que será, de fato, produzido pelo próprio empresário da escola chamado Marcos, que tem arranjo de violão e também canta.

Envolvida pelo próprio programa, o Band Vida tem a honra de convidar as pessoas para fabricar camisas.