Bandeira do Bangladesh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do Bangladesh
Bandeira do Bangladesh
Aplicação
FIAV 111000.svgFIAV normal.svg
Proporção 3:5
Adoção 17 de Janeiro de 1972
Cores
  Verde
  Vermelho

A bandeira nacional do Bangladesh foi adoptada oficialmente a 17 de Janeiro de 1972. Ela é baseada em uma bandeira semelhante que foi utilizada durante a Guerra Indo-Paquistanesa de 1971, que é conhecida no Bangladesh como a Guerra de Libertação. Essa bandeira apresentava um mapa do Bangladesh sobre o disco vermelho. O mapa foi mais tarde removido da bandeira, provavelmente para que esta tivesse um desenho mais simples. A bandeira lembra a do Japão, trocando o fundo branco por um fundo verde. O disco vermelho representa o sol que nasce sobre Bengala e também simboliza o sangue dos que tombaram pela independência do Bangladesh. O fundo verde representa a exuberante terra do país.

A bandeira civil e bandeira naval posicionam a bandeira nacional no canto de um campo vermelho ou branco, respectivamente.

Origem[editar | editar código-fonte]

A bandeira original foi desenhada pelo pintor Quamrul Hassan. Em 3 de março de 1971, a primeira versão da bandeira foi hasteada no Bangladesh pela primeira vez na Universidade de Daca. Na declaração da independência em 23 de Março de 1971, o Sheikh Mujibur Rahman colocou a bandeira em sua casa.

A bandeira foi concebida para excluir o crescente e a estrela considerados símbolos do pensamento islâmico do Paquistão, de acordo com Bandeiras do Mundo. Ao contrário do que dizem algumas fontes ocidentais, o verde usado na bandeira não representa o Islã. O verde foi escolhido para representar a exuberância das paisagens naturais de Bangladesh.

A bandeira foi utilizada por Mukti Bahini durante a Guerra da Libertação do Bangladesh e foi substituída pela bandeira atual em 1972. Uma razão pela qual o mapa foi descartado da bandeira foi a dificuldade em executar seu desenho corretamente nos dois lados da bandeira.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeiras nacionais
Lista de bandeiras nacionais