Bandeira do Maranhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira do estado do Maranhão
Bandeira do estado do Maranhão
Aplicação
Proporção 2:3
Adoção 6 de dezembro de 1889

A bandeira do Maranhão, é um dos símbolos do estado do Maranhão, juntamente com brasão de armas e hino estadual.[1]

A bandeira foi adotada oficialmente em 29 de dezembro de 1889 pelo Decreto nº 6,[2] foi criada pelo poeta Sousândrade.[3] As cores vermelha, preta e branca simbolizam a mistura de raças do povo do Maranhão. No canto superior esquerdo está um quadrado azul como fundo que representa o céu, e uma estrela branca de cinco pontas que simboliza o Estado como integrante da federação.[4] A faixa governamental maranhense, que também é um símbolo estadual, segue as cores da bandeira.

A bandeira é assim descrita:[4][2]

Retângulo formado por nove listas em sentido horizontal, intercaladas, sendo quatro brancas, três encarnadas e duas pretas, com um quadrado azul ao canto superior unido à lança e tendo no centro uma estrela branca. O dito quadrado ocupa uma terça parte do comprimento da bandeira e a metade da sua largura.

Segundo o autor da bandeira, as três cores representam a composição étnica a população maranhense (índios, negros e brancos), e a estrela representa a estrela β de Escorpião, que representa o estado na bandeira nacional.

Com o Estado Novo e a constituição de 1937, todos os símbolos estaduais e municipais foram abolidos em favor dos símbolos nacionais. Após esse período, a bandeira foi restaurada pela lei nº 3210, de 19 de novembro de 1971, mantendo o desenho original.

Outras bandeiras[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Meireles, Mário Martins (1972). Símbolos nacionais do Brasil e estaduais do Maranhão. [S.l.]: Companhia Editora Americana. 191 páginas 
  • Ribeiro, Clóvis (1933). Brazões e Bandeiras do Brasil. São Paulo: São Paulo Editora. 387 páginas 

Referências

  1. MARANHÃO. Constituição Estadual do Maranhão, de 5 de outubro de 1989', artigo 7º.
  2. a b Ribeiro 1933, p. 159
  3. Meireles 1972, p. 23
  4. a b Governo do Maranhão. «Símbolos Estaduais». Secretaria de Estado da Cultura. Consultado em 29 de maio de 2019. Cópia arquivada em 26 de março de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.