Bandeira do Espírito Santo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bandeira do estado do Espírito Santo
Bandeira do estado do Espírito Santo
Aplicação
Proporção 7:10
Adoção 24 de abril de 1947
Cores
  Azul celeste
  Branco
  Rosa

A bandeira do estado do Espírito Santo é um dos símbolos oficiais do estado brasileiro do Espírito Santo.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Foi criada em 1908 pelo Dr. Jerônimo Monteiro, então presidente do estado, que também estabeleceu o azul e o rosa como cores oficiais do estado (7 de setembro de 1909). A bandeira, no entanto, foi adotada oficialmente apenas em 24 de abril de 1947, através do decreto-lei nº 16.618.[2] Ela é composta por três faixas horizontais de mesmo tamanho nas cores azul, branco e rosa. As cores representam as cores das vestes de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da capital Vitória. Somente após a bandeira ser oficializada, Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado, recebeu as vestes azul e rosa, antes suas vestes possuíam uma cor creme com detalhes dourados e ainda há na Igreja São Gonçalo em Vitória, uma imagem da padroeira ainda com vestes antigas. Ao centro da segunda faixa um arco em letras azuis traz o lema "TRABALHA E CONFIA". Esse lema foi inspirado na doutrina de Santo Inácio de Loyola, fundador da ordem religiosa Companhia de Jesus: Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus. A faixa governamental é caracterizada pelas cores da bandeira e do brasão do Espírito Santo.

Antes de possuir essa bandeira, o Espírito Santo não tinha uma bandeira oficial. O estado adotou as cores iluministas azul e vermelho, além de também adotar A Marselhesa como hino, mas também não era oficial. Apenas no governo de Jerônimo Monteiro a atual bandeira começou a ser usada, mas demorou alguns anos para ser oficializada. Foi nessa época que o hino, o brasão de armas e o selo oficial estadual foram criados.



Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ALVES. Derly Halfeld. Bandeiras: nacional, históricas e estaduais. Brasília. Edições do Senado Federal, 2011. ISBN 978-85-7018-358-3.
  2. «Flag of Espírito Santo». Consultado em 5 fev. 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.