Bandeira do Amapá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do Amapá
{{{nome}}}
Aplicação
FIAV 111000.svgFIAV normal.svg
Proporção 7:10
Adoção 5 de outubro de 1988
Cores
  Verde
  Amarelo
  Azul escuro
  Preto
  Branco
Tipo estaduais

A Bandeira do Estado do Amapá é um dos símbolos oficias do estado brasileiro do Amapá[1].

História[editar | editar código-fonte]

De acordo com (ALVES, 2011), em 26 de setembro de 1983, o Diário Oficial do Estado do Amapá publicou o edital do concurso para escolher os símbolos oficias do Amapá e em 23 de abril de 1984 o governador do então território do Amapá sanciona o decreto nº 8 instituído a bandeira[2].

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

O verde representa as matas; o amarelo, as riquezas minerais; o azul, o céu; e o branco, a paz. O preto simboliza o respeito aos homens que morreram lutando pelo estado. A figura geométrica centralizada no lado direito, representa a Fortaleza de São José de Macapá.

Até a criação do território do Amapá, a região foi disputada por franceses e brasileiros, tendo havido, no período, sido criados o Estado Independente do Cunani, a República Independente de Caunany, e a República de Brezet, que apesar de terem criado uma mínima estrutura, a fim de serem reconhecidos internacionalmente, nunca passaram de situações efêmeras, cujos governos do Brasil e da França trataram de extinguir.

O Território Federal do Amapá instituiu sua própria bandeira, que foi utilizada após a criação do estado em 5 de outubro de 1988, e instituída pelo do decreto nº 8, de 23 de Abril de 1984. Entretanto, devido à divergências à época, popularmente era utilizada uma versão tripartida da bandeira do estado do Pará, mostrando o forte São José. Tal versão só deixou de ser utilizada durante o governo de Aníbal Barcelos.


Referências

  1. ALVES. Derly Halfeld. Bandeiras: nacional, históricas e estaduais. Brasília. Edições do Senado Federal, 2011. ISBN 978-85-7018-358-3.
  2. Idem, ref 1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Bandeiras das unidades federativas do Brasil
Acre Bahia Goiás Minas Gerais Pernambuco Rio Grande do Sul São Paulo
Alagoas Ceará Maranhão Pará Piauí Rondônia Sergipe
Amapá Distrito Federal Mato Grosso Paraíba Rio de Janeiro Roraima Tocantins
Amazonas Espírito Santo Mato Grosso do Sul Paraná Rio Grande do Norte Santa Catarina Brasil