Saltar para o conteúdo

Benson Henderson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ben Henderson (lutador))
Ben Henderson
Informações
Nascimento 16 de novembro de 1983 (40 anos)
Estados Unidos Colorado Springs, Colorado
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Outros nomes Smooth, Bendo
Cônjuge Maria Magana
Filho(s) Kyung Abel Henderson
Altura 1,76 m
Peso 77 kg
Divisão Peso Leve, Peso Meio-Médio
Envergadura 178 cm
Modalidade Kickboxing, Wrestling, Jiu-Jitsu Brasileiro
Luta por Glendale, Arizona, EUA
Equipe MMA Lab
Graduação      Faixa Preta em Taekwondo
     Faixa Preta em BJJ
Período em
atividade
2006-presente
Cartel nas artes marciais mistas
Total 29
Vitórias 23
Por nocaute 2
Por finalização 10
Por decisão 11
Derrotas 6
Por nocaute 1
Por finalização 2
Por decisão 3
Outras informações
Página oficial http://www.smoothben.com/
Cartel no MMA pelo Sherdog

Benson Henderson (Colorado Springs, 16 de novembro de 1983) é um lutador de MMA que luta pelo Bellator MMA, é ex-Campeão Peso Leve do WEC e ex-Campeão Peso Leve do UFC.

Início da vida

[editar | editar código-fonte]

Henderson nasceu em Colorado Springs, Colorado. Filho da mãe coreana-americana e um pai afro-americano, ele foi criado em Washington. Ben estudou na Decatur High School de 1998 a 2001. Depois de terminar o colegial, ele cursou no Dana College em Blair, Nebraska e se formou em 2006 com graduação em justiça criminal e sociologia. Enquanto frequentava a Dana College, Henderson estava na equipe de luta livre, e foi duas vezes nomeado um NAIA All-American. Henderson é um cristão orgulhoso, e utiliza sua luta para compartilhar suas crenças. Ele é conhecido por citar as Escrituras e entrar em cada luta ao som de alguma música gospel. Muitos atribuem o símbolo que Henderson faz em suas exibições como um triângulo que representa o illuminati. [1]

Carreira no MMA

[editar | editar código-fonte]

Como amador, Henderson teve 2 vitórias e 1 derrota antes de se tornar profissional em 2006. Estreou vencendo sua primeira luta contra Dan Gregary. Perdeu sua terceira luta para Rocky Johnson por finalização, e logo depois embalou com quatro vitórias consecutivas, o que lhe deu a oportunidade de lutar contra um veterano do UFC, Diego Saraiva. Henderson dominou Saraiva por três rounds, vencendo por decisão unânime na sua sétima vitória como profissional.

World Extreme Cagefighting

[editar | editar código-fonte]

Três meses depois, Henderson fez sua estréia no WEC contra Anthony Njokuani. Henderson derrotou Njokuani com uma guilhotina no início do segundo round. Na segunda luta no WEC nocauteou Shane Rolo. Com duas vitórias teve a chance de disputar o cinturão interino dos leves contra Donald Cerrone, quando o campeão oficial dos leves Jamie Varner se lesionou. Henderson venceu a luta por decisão unânime, e conquistou o cinturão interino. Ele e Cerrone foram premiados com uma bolsa adicional de U$ 20 mil como prêmio por ter conquistado a Luta da Noite. A luta com Cerrone foi premiada a Luta do ano de 2009 para todas as organizações de MMA, prêmio dado por Sherdog.

Henderson derrotou Jamie Varner com uma guilhotina para unificar o Cinturão dos Leves do WEC na edição número 46 do evento, em 10 de janeiro de 2010. Depois de não ter ido bem nos dois primeiros rounds, Henderson melhorou e encaixou uma guilhotina em pé para determinar o fim da luta, a 2:41 do terceiro round. Henderson teve a sua primeira defesa do cinturão em uma revanche com Donald Cerrone, em 24 de abril de 2010 no WEC 48, quando derrotou Cerrone com uma guilhotina no primeiro round.

Benson Henderson vs Anthony Pettis

[editar | editar código-fonte]

No último evento do WEC, Benson enfrentou o desafiante Anthony Pettis, no WEC 53. No quinto assalto, Pettis combinou Parkour com voleio de futebol no que agora é chamado de Showtime Kick, feito após Pettis saltar em direção à grade, apoiando seu pé direito nela para dar impulso e depois girar em direção ao oponente, desferindo um golpe certeiro no rosto de Ben Henderson com o pé direito.[2] O desafiante, Anthony Pettis, acabou vencendo o combate por decisão unânime (48-47, 49-46, 48-47), se tornou o último campeão peso-leve do WEC.

Essa luta ficou marcada na carreira de ambos os lutadores e também na história do MMA. A luta foi considerada a melhor da noite e do ano de 2010.[3]

Ultimate Fighting Championship

[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2010, o WEC se fundiu com o Ultimate Fighting Championship. Como parte da fusão, todos os lutadores do WEC foram transferidos para o UFC.

Henderson fez sua estréia no UFC 129 em 30 de abril de 2011, derrotando Mark Bocek por decisão unânime.

O próximo adversário de Henderson foi Jim Miller no dia 14 de agosto de 2011, no UFC on Versus 5. Henderson dominou Miller durante toda a luta, com socos, grandes transições, manteve-se calmo durante durante a luta para conquistar a vitória. Apesar de ter sido ameaçado com várias tentativas de levar a luta para o solo, Henderson escapou de todas, contra-atacando com socos e cotoveladas. Henderson ganhou por decisão unânime (30-27, 29-28, 30-26).

Henderson enfrentou Clay Guida no dia 12 de novembro de 2011 pelo UFC on Fox. Ele ganhou a luta por decisão unânime. Ganhou o prêmio de Luta da Noite. Com a vitória, ele se tornou o desafiante número 1 do até então campeão dos leves do UFC, Frankie Edgar.

Benson Henderson vs Frankie Edgar

[editar | editar código-fonte]

A disputa do cinturão foi marcada para fevereiro de 2012, no UFC 144. Naquela altura, Frankie Edgar só havia perdido uma única vez, e era considerado uma grande lenda do UFC.

Benson conseguiu alguns golpes plásticos, o que foge de suas principais características. Depois de tentar um contragolpe quando Edgar segurava seu pé, Benson acertou uma pedalada violenta no nariz de Frankie, no segundo round. Os juízes deram a vitória de forma unânime a Henderson com a pontuação de 49-46, 48-47 e 49-46.

A luta ganhou o prêmio de Luta da Noite.

Benson Henderson vs Frankie Edgar II

[editar | editar código-fonte]

A exemplo dos grandes campeões, Frankie Edgar conseguiu a revanche imediata após perder o cinturão. A revanche foi marcada para Agosto de 2012, no UFC 150.

O combate foi o mais equilibrado de sua carreira. Na decisão dos jurados, a vitória ficou com Ben Henderson de forma dividida: dois deram o triunfo a ele por 48 a 47, enquanto o terceiro deu para Edgar por 49 a 46. Indignado com o resultado, o ex-campeão atirou o boné no chão como protesto.[4]

Defesas do cinturão

[editar | editar código-fonte]

Henderson fez sua segunda defesa de cinturão contra Nate Diaz no UFC on Fox: Henderson vs. Diaz em 02012-12-08 8 de dezembro de 2012. Dominando Diaz de uma forma incrível, resistindo as provocações de seu adversário e o venceu por Decisão Unânime (50-43, 50-45 e 50-45).

Henderson enfrentou o ex-Campeão Peso Leve do Strikeforce Gilbert Melendez no UFC on Fox: Henderson vs. Melendez no dia 02013-04-20 20 de abril de 2013. Henderson venceu por Decisão Dividida (47-48, 48-47 e 48-47), em mais uma decisão polêmica,e aproveitou a ocasião para pedir a namorada, Maria Magana, em casamento, para a surpresa do público.

Henderson era esperado para enfrentar TJ Grant no UFC 164 no dia 02013-08-31 31 de agosto de 2013, porém Grant se lesionou durante os treinos e foi substituído por Anthony Pettis.

Benson Henderson vs Anthony Pettis II

[editar | editar código-fonte]

A revanche do WEC 53 aconteceu, enfim, em 31 de agosto de 2013. A luta trouxe Benson pela primeira vez atuando com os cabelos presos em tranças, numa clara demonstração de respeito a Pettis. A luta começou com Benson apertando Pettis na grade algumas vezes. Quando a luta foi para a trocação Pettis conseguiu conectar seguidos golpes na costela do campeão, e finaliza-lo com uma chave-de-braço.

Após a luta, Benson explicou a derrota: “Anthony é um cara duro. Ele provou ser o desafiante número um e agora o campeão. Ele pegou meu braço, fez um bom trabalho em rotacioná-lo para a direção correta. Aquilo foi uma chave de braço de alto nível. Muitos caras teriam errado a técnica, mas foi um ótimo armlock. Meu braço está me matando".[5]

Retomada após perda de cinturão

[editar | editar código-fonte]

Passados quase dois meses após o revés, Benson veio a público contar seus planos para retomar o cinturão dos leves. Para isso, durante entrevista ao programa "The MMA Hour", do site "MMA Fighting", Ben Henderson afirmou que o brasileiro Rafael dos Anjos seria um bom adversário para a sua retomada na divisão.[6]

No entanto, com a contusão do campeão Anthony Pettis, Benson tomou seu lugar contra Josh Thomson em 25 de Janeiro de 2014 no UFC on Fox: Henderson vs. Thomson. Bendo venceu em uma decisão dividida polêmica. Dana White não gostou da atuação de Henderson e negou a ele uma luta pelo title shot contra Pettis por agora.

Henderson enfrentou o prospecto russo Rustam Khabilov em 7 de Junho de 2014 no UFC Fight Night: Henderson vs. Khabilov. A luta estava equilibrada até o quarto round, quando Bendo aplicou um upper e rapidamente encaixou um mata leão, forçando Khabilov a desistir do combate.

Uma semana após a vitória, Henderson foi colocado para enfrentar Rafael dos Anjos em 23 de Agosto de 2014 no UFC Fight Night: Henderson vs. dos Anjos. Henderson foi derrotado por nocaute no primeiro round, em uma interrupção muito controversa do árbitro, já que logo que a luta foi interrompida Benson levantou imediatamente questionando e os torcedores no local também vaiaram a atitude do árbitro 'Big' John McCarthy.

Henderson era esperado para enfrentar o ex-Campeão Peso Leve do Bellator Eddie Alvarez em 18 de Janeiro de 2015 no UFC Fight Night: McGregor vs. Siver. No entanto, uma lesão tirou Alvarez da luta e ele foi substituído por Donald Cerrone.[8] Benson foi derrotado por polêmica decisão unânime. [9]

Mudança para os meio-médios

[editar | editar código-fonte]

Depois de falar algumas vezes sobre mudança de categoria, Benson foi rival de Brandon Thatch em combate válido pela divisão dos meio-médios (até 77kg). O combate aconteceu pela luta principal do UFC Fight Night: Henderson vs. Thatch do dia 14 de fevereiro, em Broomfield. Natural dos meio-médios, o rival de Benson era 13cm maior que o ex-campeão dos leves. [10] Em uma luta emocionante na qual a diferença física chamou atenção desde a pesagem, Benson conseguiu uma virada depois de perder os 2 primeiros rounds, finalizando Thatch com um mata leão no quarto round. O combate ganhou o prêmio de Luta da Noite.

Benson era esperado para enfrentar Thiago Alves em 28 de Novembro de 2015 no UFC Fight Night: Henderson vs. Masvidal, primeiro evento do UFC na Coreia do Sul.[11] no entanto, Alves se lesionou e foi substituído por Jorge Masvidal. Benson venceu sua segunda luta nos meio-médios por decisão dividida (47 a 48, 48 a 47, 48 a 47). [12]

Benson Henderson vs Anthony Pettis III

[editar | editar código-fonte]

Em 15 de dezembro de 2023, Pettis e Henderson voltaram a se enfrentar em uma luta dessa vez como karatecas no Karate Combat 43 no The Expo no World Market Center em Las Vegas, sendo este o terceiro encontro entre os dois ex-campeões do UFC. Bem como das vezes anteriores, foi Showtime quem saiu como o vitorioso.[13]

Benson Henderson anunciou no seu site oficial que assinou com o Bellator MMA, após o final do contrato do Ultimate Fighting Championship.[14]

Seu primeiro combate foi valendo o cinturão dos meio-médios, contra Andrey Koreshkov no Bellator 153, em Abril (dia 22). Benson foi dominado e perdeu por decisão unânime.

Benson é graduado em justiça criminal e sociologia.[15]

O pai de Benson era alcoólatra, e acabou sendo preso algumas vezes. A mãe do lutador criou ele e seu irmão sozinha, e chegava a trabalhar 17 horas por dia para criar os filhos.[16]

Benson é viciado em treinar. Ele faz de 4 a 5 treinos diários.[15]

Benson é abstêmio. Nunca tomou nenhuma gota de álcool em toda sua vida.[17]

Henderson tem uma dieta composta por kimchi (comida tradicional coreana). Ao contrário de outros lutadores, Benson também consome muito arroz na sua dieta.[17]

Campeonatos e realizações

[editar | editar código-fonte]
  • Federação internacional de Jiu-Jitsu brasileiro
    • Medalha de bronze no campeonato mundial faixa marrom (2011)
  • Federação de Arizona de Jiu-Jitsu brasileiro
    • MVP do Ano (2010)
    • 2011 Arizona State: Medalha de bronze no campeonato mundial faixa marrom peso livre
    • 2011 Arizona State: Medalha de prata no campeonato mundial faixa marrom peso médio
    • 2011 Arizona Open: Medalha de bronze no campeonato mundial faixa marrom peso livre
    • 2011 Arizona Open: Medalha de bronze no campeonato mundial faixa marrom peso médio
    • 2011 Southwest Classic: Medalha de ouro no campeonato mundial faixa marrom peso livre
    • 2011 Southwest Classic: Medalha de ouro no campeonato mundial faixa marrom peso médio
    • 2010 Arizona State: Medalha de ouro no campeonato mundial faixa roxa peso livre
    • 2010 Arizona State: Medalha de ouro no campeonato mundial faixa roxa peso médio
    • 2010 Arizona Open: Medalha de prata no campeonato mundial faixa roxa peso livre
    • 2010 Arizona Open: Medalha de ouro no campeonato mundial faixa roxa peso médio
  • Associação Nacional de Atletismo Interuniversitário
  • Washington Associação Interescolar
    • WIAA: 4º Campeonato Estadual da High School Runner-up (2001)
    • WIAA: 4º Campeonato All-State (2001)

Cartel no MMA

[editar | editar código-fonte]
Res. Cartel Oponente Método Evento Data Round Tempo Local Notas
Derrota 30-12 Rússia Usman Nurmagomedov Finalização (mata leão) Bellator 292: Nurmagomedov vs. Henderson 10/03/2023 1 2:37 Estados Unidos San Jose, California Quartas de final do Grand Prix Peso Leve do Bellator; Pelo Cinturão Peso Leve do Bellator; Anunciou a sua aposentadoria.
Vitória 30-11 República da Irlanda Peter Queally Decisão (unânime) Bellator 285: Henderson vs. Queally 23/09/2022 5 5:00 República da Irlanda Dublin Henderson perdeu 1 ponto no 2 round por um pontapé ilegal.
Vitória 29-11 Rússia Islam Mamedov Decisão (dividida) Bellator 273: Bader vs. Moldavsky 29/01/2022 3 5:00 Estados Unidos Phoenix, Arizona
Derrota 28-11 Estados Unidos Brent Primus Decisão (unânime) Bellator 268: Nemkov vs. Anglickas 16/10/2021 3 5:00 Estados Unidos Phoenix, Arizona
Derrota 28-10 Estados Unidos Jason Jackson Decisão (unânime) Bellator 253: Caldwell vs. McKee 19/11/2020 3 5:00 Estados Unidos Uncasville, Connecticut
Derrota 28-9 Estados Unidos Michael Chandler Nocaute (socos) Bellator 243: Chandler vs. Henderson 2 07/08/2020 1 2:09 Estados Unidos Chicago, Illinois
Vitória 28-8 Estados Unidos Myles Jury Decisão (unânime) Bellator 227: Dublin 27/09/2019 3 5:00 República da Irlanda Dublin
Vitória 27-8 Estados Unidos Adam Piccolotti Decisão (dividida) Bellator 220: MacDonald vs. Fitch 27/04/2019 3 5:00 Estados Unidos San Jose, California
Vitória 26-8 Estados Unidos Saad Awad Decisão (unânime) Bellator 208: Fedor vs. Sonnen 13/10/2018 3 5:00 Estados Unidos Uniondale, Nova Iorque
Vitória 25-8 Estados Unidos Roger Huerta Finalização (guilhotina) Bellator 196: Henderson vs. Huerta 06/04/2018 2 0:49 Hungria Budapeste
Derrota 24-8 Brasil Patricky Freire Decisão (dividida) Bellator 183: Henderson vs. Pitbull 23/09/2017 3 5:00 Estados Unidos San Jose, California
Derrota 24-7 Estados Unidos Michael Chandler Decisão (dividida) Bellator 165 19/11/2016 5 5:00 Estados Unidos San José, Califórnia Pelo Cinturão Peso Leve do Bellator.
Vitória 24-6 Brasil Patrício Freire Nocaute Técnico (lesão) Bellator 160 26/08/2016 2 2:26 Estados Unidos Anaheim, Califórnia Retornou aos Leves.
Derrota 23-6 Rússia Andrey Koreshkov Decisão (unânime) Bellator 153 22/04/2016 5 5:00 Estados Unidos Uncasville, Connecticut Estreia no Bellator; Pelo Cinturão Meio Médio do Bellator.
Vitória 23-5 Estados Unidos Jorge Masvidal Decisão (dividida) UFC Fight Night: Henderson vs. Masvidal 28/11/2015 5 5:00 Coreia do Sul Seoul
Vitória 22-5 Estados Unidos Brandon Thatch Finalização (mata leão) UFC Fight Night: Henderson vs. Thatch 14/02/2015 4 3:58 Estados Unidos Broomfield, Colorado Estreia no Peso Meio Médio; Luta da Noite.
Derrota 21-5 Estados Unidos Donald Cerrone Decisão (unânime) UFC Fight Night: McGregor vs. Siver 18/01/15 3 5:00 Estados Unidos Boston, Massachusetts
Derrota 21-4 Brasil Rafael dos Anjos Nocaute Técnico (joelhada voadora e socos) UFC Fight Night: Henderson vs. dos Anjos 23/08/14 1 2:31 Estados Unidos Tulsa, Oklahoma
Vitória 21-3 Rússia Rustam Khabilov Finalização (mata leão) UFC Fight Night: Henderson vs. Khabilov 07/06/14 4 1:16 Estados Unidos Albuquerque, New Mexico Performance da Noite.
Vitória 20-3 Estados Unidos Josh Thomson Decisão (dividida) UFC on Fox: Henderson vs. Thomson 25/01/14 5 5:00 Estados Unidos Chicago, Illinois
Derrota 19-3 Estados Unidos Anthony Pettis Finalização (chave de braço) UFC 164: Henderson vs. Pettis II 31/08/13 1 4:31 Estados Unidos Milwaukee, Wisconsin Perdeu o Cinturão Peso Leve do UFC.
Vitória 19-2 Estados Unidos Gilbert Melendez Decisão (dividida) UFC on Fox: Henderson vs. Melendez 20/04/13 5 5:00 Estados Unidos San Jose, Califórnia Defendeu o Cinturão Peso Leve do UFC; Igualou o recorde de defesas do Cinturão Peso Leve do UFC (3).
Vitória 18-2 Estados Unidos Nate Diaz Decisão (unânime) UFC on Fox: Henderson vs. Diaz 08/12/12 5 5:00 Estados Unidos Seattle, Washington Defendeu o Cinturão Peso Leve do UFC.
Vitória 17-2 Estados Unidos Frankie Edgar Decisão (dividida) UFC 150: Henderson vs. Edgar II 11/08/12 5 5:00 Estados Unidos Denver, Colorado Defendeu o Cinturão Peso Leve do UFC.
Vitória 16-2 Estados Unidos Frankie Edgar Decisão (unânime) UFC 144: Edgar vs. Henderson 26/02/12 5 5:00 Japão Tóquio Ganhou o Cinturão Peso Leve do UFC; Luta da Noite.
Vitória 15-2 Estados Unidos Clay Guida Decisão (unânime) UFC on Fox: Velasquez vs. Dos Santos 12/11/11 3 5:00 Estados Unidos Anaheim, California Luta da Noite.
Vitória 14-2 Estados Unidos Jim Miller Decisão (unânime) UFC Live: Hardy vs. Lytle 14/08/11 3 5:00 Estados Unidos Milwaukee, Wisconsin
Vitória 13-2 Canadá Mark Bocek Decisão (unânime) UFC 129: St. Pierre vs. Shields 30/04/11 3 5:00 Canadá Toronto, Ontario Estreia no UFC.
Derrota 12-2 Estados Unidos Anthony Pettis Decisão (unânime) WEC 53: Henderson vs. Pettis 16/12/10 5 5:00 Estados Unidos Glendale, Arizona Perdeu o Cinturão Peso Leve do WEC; Luta da Noite; Luta do Ano.
Vitória 12-1 Estados Unidos Donald Cerrone Finalização (guilhotina) WEC 48: Aldo vs. Faber 24/04/10 1 1:57 Estados Unidos Sacramento, California Defendeu o Cinturão Peso Leve do WEC; Finalização da Noite.
Vitória 11-1 Estados Unidos Jamie Varner Finalização (guilhotina) WEC 46: Varner vs. Henderson 10/01/10 3 2:41 Estados Unidos Sacramento, California Ganhou e unificou o Cinturão Peso Leve do WEC.
Vitória 10-1 Estados Unidos Donald Cerrone Decisão (unânime) WEC 43: Cerrone vs. Henderson 10/10/09 5 5:00 Estados Unidos San Antonio, Texas Ganhou o Cinturão Peso Leve Interino do WEC; Luta da Noite.
Vitória 9-1 Estados Unidos Shane Roller Nocaute Técnico (socos) WEC 40: Torres vs. Mizugaki 05/04/09 1 1:41 Estados Unidos Chicago, Illinois
Vitória 8-1 Nigéria Anthony Njokuani Finalização (guilhotina) WEC 38: Varner vs. Cerrone 25/01/09 2 0:42 Estados Unidos San Diego, California Estreia no WEC.
Vitória 7-1 Brasil Diego Saraiva Decisão (unânime) Evolution MMA 04/10/08 3 5:00 Estados Unidos Phoenix, Arizona
Vitória 6-1 Brasil Ricardo Tirloni Finalização (guilhotina) MFC 17: Hostile Takeover 25/07/08 2 3:49 Canadá Edmonton, Alberta
Vitória 5-1 Estados Unidos Mike Maestas Finalização (mata leão) MFC 16: Anger Management 09/05/08 3 4:11 Canadá Edmonton, Alberta
Vitória 4-1 Estados Unidos Bryan Corley Finalização (mata leão) VFC 21: Infamous 07/12/07 1 2:36 Estados Unidos Council Bluffs, Iowa
Vitória 3-1 Estados Unidos David Dagloria Finalização (socos) UCE: Round 26: Episode 12 23/06/07 1 1:45 Estados Unidos Ogden, Utah
Derrota 2-1 Estados Unidos Rocky Johnson Finalização (anaconda) Battlequest 5: Avalanche 31/03/07 1 0:46 Estados Unidos Vail, Colorado Luta com Peso Combinado (160 lbs).
Vitória 2-0 Estados Unidos Alien Williams Nocaute (socos) VFC 18: Hitmen 16/02/07 1 1:37 Estados Unidos Council Bluffs, Iowa
Vitória 1-0 Estados Unidos Dan Gregary Finalização (socos) MCF: Genesis 18/09/06 1 4:21 Estados Unidos North Platte, Nebraska
  1. http://www.abovetopsecret.com/forum/thread570748/pg1
  2. Tatame (18 de dezembro de 2010). «Anthony Pettis comenta chute 'estiloso' no WEC». Tatame.com.br. Consultado em 29 de março de 2011 
  3. http://www.mmafighting.com/2010/12/27/fight-of-the-year-anthony-pettis-vs-ben-henderson
  4. http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2012/08/ben-henderson-vence-frankie-edgar-e-segue-dono-do-cinturao-dos-leves.html
  5. http://www.mmabrasil.com.br/anthony-pettis-carimba-a-faixa-preta-de-ben-henderson-finaliza-e-e-o-novo-campeao-dos-leves-do-ufc
  6. http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/10/ex-campeao-ben-henderson-quer-enfrentar-rafael-dos-anjos-nos-leves.html
  7. http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2014/01/para-dana-white-ben-henderson-nao-tera-chance-ao-titulo-depois-de-vitoria.html
  8. «Donald Cerrone replaces Eddie Alvarez, meets Benson Henderson at UFC Fight Night 59». mmajunkie.com. 5 de Janeiro de 2015 
  9. http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2015/01/cerrone-doma-ben-henderson-e-chega-sua-setima-vitoria-seguida.html
  10. http://www.sherdog.com/fighter/Brandon-Thatch-22298
  11. http://www.mmafighting.com/2015/8/20/9182095/benson-henderson-vs-thiago-alves-targeted-for-main-event-of-ufcs
  12. http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2015/11/ben-henderson-derrota-masvidal-por-pontos-na-luta-principal-do-ufc-seul.html
  13. «Karate Combat 43: Anthony Pettis vence Benson Henderson pela terceira vez». combate. Consultado em 17 de dezembro de 2023 
  14. http://www.smoothbensonhenderson.com/blog/the-move?__rtqa=fe33a8149f8c486b9de57a92e5b86278
  15. a b http://www.ufc.com/fighter/Benson-Henderson
  16. http://english.chosun.com/site/data/html_dir/2012/02/27/2012022700782.html
  17. a b http://www.ufc.com/news/The-Benson-Henderson-Diet
Novo título campeão interino do peso-leve do WEC
10 de outubro de 2009 – 10 de janeiro de 2010
Vago
Ganhou o cinturão do peso-leve do WEC
Precedido por:
Estados Unidos Jamie Varner
campeão do peso-leve do WEC
10 de janeiro de 2010 – 16 de dezembro de 2010
Sucedido por:
Estados Unidos Anthony Pettis
Precedido por:
Estados Unidos Frankie Edgar
campeão do peso-leve do UFC
25 de fevereiro de 2012 – 31 de agosto de 2013
Sucedido por:
Estados Unidos Anthony Pettis