Portal:MMA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Laurel W.svg Bem-vindo ao portal do MMA, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.
 ver · editar MMA
Mixed martial arts

As artes marciais mistas (AMM), mais conhecidas pela sigla MMA (do inglês: mixed martial arts) é um esporte de combate de contato completo que permite a utilização de técnicas de golpes e grapplings, tanto em pé quanto no chão, a partir de uma variedade de outros esportes de combate. As raízes das artes marciais mistas modernas remetem até os Jogos Olímpicos da Antiguidade, onde um dos primeiros sistemas documentados de combate desarmado foi utilizado na antiga arte marcial do Pancrácio. Vários competições com estilos mistos ocorreram em toda a Europa, Japão e no Círculo do Pacífico durante o início da década de 1900. O esporte de combate vale-tudo que se desenvolveu no Brasil a partir da década de 1920 foi trazido para o Estados Unidos pela família Gracie em 1993, com a fundação do Ultimate Fighting Championship (UFC), que é a maior promoção de MMA em todo o mundo.

Devido ao perigoso estilo de luta vale-tudo utilizado nos primeiros UFCs, elas foram se tornando mais seguras com a aplicação de regras adicionais, levando à forma regulada popular de MMA visto hoje. Originalmente promovido como uma competição com a intenção de encontrar as mais eficazes artes marciais para situações reais de combate desarmado, os concorrentes eram colocados um contra um outro com regras mínimas. Mais tarde, os combatentes empregaram múltiplas artes marciais em seu estilo enquanto os promotores adotaram regras adicionais que visavam aumentar a segurança dos competidores e promover a aceitação generalizada do esporte. O nome artes marciais mistas foi cunhado pelo crítico de televisão Howard Rosenberg, em 1993, em sua análise do UFC 1. Na sequência destas alterações, o esporte tem visto sua popularidade aumentando no ramo dos pay-per-views, que rivaliza com o boxe e o wrestling profissional.

 ver · editar Artigo selecionado
UFC logo.svg

O Ultimate Fighting Championship (UFC) é a maior organização de artes marciais mistas do mundo, que contém os maiores lutadores do esporte e produz eventos ao redor de todo o mundo. Com base atualmente nos Estados Unidos, o UFC segue as regras unificadas das artes marciais mistas tendo, atualmente, 8 classes de peso masculinas e 1 feminina. Dana White é o presidente do UFC enquanto Frank Fertitta e Lorenzo Fertitta administram a companhia dona do UFC, a Zuffa, LLC.

O primeiro evento do UFC ocorreu em Denver, Colorado. A proposta do evento era identificar a arte marcial mais efetiva, em uma luta entre competidores de diferentes tipos de luta, incluindo jiu-jitsu brasileiro, boxe, wrestling, muay thai, judô, karatê, tae kwon do, entre outras. Em eventos subsequentes, passaram-se a adotar técnicas efetivas de mais de um tipo de luta, o que se iniciou com o famoso lutador Marco Ruas, o que ajudou a criar um novo estilo de luta que hoje conhecemos como artes marciais mistas.

Leia mais...
 ver · editar Biografia selecionada
Royce Gracie 2.jpg

Royce Gracie (Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1966) é um profissional de artes marciais brasileiro e praticante de jiu-jitsu. É filho do grão-mestre Hélio Gracie, sobrinho de Carlos Gracie e irmão de outros nomes também conhecidos no mundo do Jiu-jitsu brasileiro e das artes marciais mistas (Mixed Martials Arts) mundial como Royler Gracie, Rickson Gracie, Rorion Gracie e outros.

Royce Gracie é faixa-preta de jiu-jitsu 7º grau, teve uma carreira vitoriosa dentro do vale-tudo mundial, sendo três vezes campeão do UFC e obtendo vitórias também no Pride e K-1 MMA (eventos japoneses). (Leia mais...)

 ver · editar Notícias
 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Sabia que...?
 ver · editar Categorias
 ver · editar Tópicos

 ver · editar Portais relacionados


 ver · editar WikiProjetos relacionados
 ver · editar Tarefas
  • Criar artigos relacionados à eventos e lutadores de MMA
  • Expandir a área do UFC, do Bellator e do Jungle Fight
  • Expandir a área de eventos extintos como PRIDE e Strikeforce.
  • Tentar destacar artigos/anexos
  • Desenvolver o conteúdo de MMA na Wikipédia lusófona (Wikipédia em Português), já que grande parte das páginas sobre o assunto não existem ou estão mal desenvolvidas.
 ver · editar Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
MMA no Commons MMA no Commons
Imagens e mídia
MMA no Wikcionário MMA no Wikcionário
Definições
MMA no Wikilivros MMA no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
MMA no Wikinotícias MMA no Wikinotícias
Notícias
MMA no Wikiquote MMA no Wikiquote
Citações
MMA no Wikisource MMA no Wikisource
Biblioteca
MMA na Wikiversidade MMA na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Purgar cache do servidor