Esporte de combate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Um desporto de combate (pt) ou esporte de combate (pt-BR) é um esporte de contato competitivo onde dois combatentes lutam um contra o outro usando as certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo-a-corpo verdadeiro. O boxe, as artes marciais de competição, as artes marciais mistas, a luta de braço e a esgrima são os exemplos de esportes de combate.

Boxe é um esporte de combate tradicional ocidental.

As técnicas usadas podem ser classificadas em três domínios:

  • Bater;
  • Agarrar;
  • Uso de arma.

Algumas regras do jogo se especializam em uma área, enquanto outros permitem a superposição.

Esporte de combate vs arte marcial[editar | editar código-fonte]

A noção de esporte de combate é diferente da de arte marcial, mesmo que algumas disciplinas coincidam.

Com efeito, uma arte marcial é por definição uma "arte de guerra", uma disciplina onde tudo é permitido. Por causa da periculosidade potencial, o estudo da arte marcial é muito definido em geral.

Em contraste, um esporte de combate a miúdo possui competições (de oposição), as normas destinadas, em particular, a garantir a integridade física e um árbitro para fazê-las respeitar. Por uma parte, o esporte de combate se afasta do combate real, mas por outra parte, permite enfrentar-se a um adversário que tem reações imprevisíveis e permite a boa esportividade (jogo limpo e o respeito).

Estes dois pontos de vista são fundamentalmente diferentes, mas historicamente vinculados. Nos países asiáticos, a aprendizagem de artes marciais se efetuava para enfrentar a um atacante. O corpo do indivíduo se transformava em uma verdadeira arma de guerra e serviu para opôr-se em caso de agressão de povos invasores. Assim, esta visão de uma disciplina marcial servia para defender sua vida durante a época feudal.

Estas técnicas marciais se transmitiram no curso da humanidade pelo mundo inteiro, e foram adaptadas às mentalidades das pessoas que serviam.

Popularidade por gênero[editar | editar código-fonte]

Esportes de combate são geralmente mais populares entre os homens, tanto como atletas e como espectadores. Por muitos anos, a participação em esportes de combate era praticamente exclusiva dos homens; o boxe feminino nos Estados Unidos era proibido até 1993.[1] Um estudo conduzido por Greenwell, Hancock, Simmons e Thorn em 2015 revelou que os esportes de combate tinham um público em grande parte do sexo masculino.[2]

Lista de esportes de combate[editar | editar código-fonte]

Esportes de combate olímpicos[editar | editar código-fonte]

Outros esportes de combate modernos[editar | editar código-fonte]

Esportes de combate antigos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «History of Amateur Boxing». Team USA (em inglês). Consultado em 21 de março de 2018 
  2. Greenwell, Hancock, Simmons, Thorn (2015). «The effects of gender and social roles on the marketing of combat sport.». Sport Marketing Quarterly. 24 (1): 19. ISSN 1061-6934