Geon gon kwan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

건곤관합기도

Geon gon Kwan é uma forma de arte marcial coreana desenvolvida com preceitos Taoístas, usando movimentos circulares e direcionando a força do oponente contra ele mesmo. Geon Gon Kwan quer dizer Escola do Céu e da Terra.


o sigficado do nome Geon (건 ☰; geon (건; 乾))=Céu (天),Primavera(春),Leste(東),Virtude(仁)

Gon (곤 ☷; gon (곤; 坤))=Terra (地),Verão(夏),oeste(西),Justiça(義)

Kwan (관 Escola)


3 Princípios

Sam Dae Wolly GGK

삼대원리건곤관합기도

Não Resistência ("Hwa", 화 ou 和)

A não resistência, o sentir e absorver. Não se opor à força do oponente, mas sim, transforma-la. Nos treinos de HAPKIDO deve existir uma combinação simultânea de mente, corpo e espírito. A harmonia é o elemento crucial desse treinamento. Adquirindo harmonia consigo mesmo é possível harmonizar-se com o adversário. o momento crucial esta na respeiração, Harmonizar-se com a situação é o próximo passo. A tarefa final é combinar a harmonia desenvolvida em si próprio ao oponente e à sua técnica. Harmonia: harmonizar-se com o ambiente, com o oponente, e principalmente consigo mesmo é o objetivo fundamental do praticante de Hapkido. O domínio das emoções, a disciplina diante dos obstáculos e unir as ideias nos momentos difíceis são princípios que o praticante deve buscar atingir. Ou somente podemos dizer tem que ser uno com o universo.

Principio da circularidade ("Won", 원 ou 圓)

Utilizar e desviar a força do oponente através das ações e movimentos circulares. Seu princípio de movimentação natural e contínua simboliza na própria trajetória do praticante que objetiva a progressão em seus treinamentos retornando sempre às origens. Simbolicamente quando ele atinge seu objetivo, a faixa preta, deverá retornar ao mesmo ponto de partida (reinício), porém desta vez com mais conhecimento e experiência. Agora o aluno tende a formar novos círculos, porém menores, como espirais direcionadas, não para frente, mas para o alto. O Círculo é um principio universal, pois retrata o caminho que retorna ao seu próprio início. Não se trata de alcançar o fim, mas de caminhar sempre em direção aos seus objetivos, mais sábio e experiente hoje do que ontem. Tudo é arredondado no corpo: as pontas dos dedos, o nariz, joelhos, etc. Os movimentos de defesa pessoal do HAPKIDO devem ser circulares, semelhantes às forças centrifuga e centrípeta das Leis da Física, na intenção de redirecionar anular e orientar as energia do oponente.

Principio da Água ou Adaptação ("Yu", 유 ou 柳)

Penetração total na defesa do oponente de forma flexível e adaptável. A água simboliza muitas coisas na Coreia. Uma delas é a adaptabilidade. A água nunca luta contra qualquer obstáculo que encontra. Se ela não pode vencer o contato, não há conflito. Ela nunca perde a forma e ao mesmo tempo não tem forma definida. O homem deve aprender a se adaptar da mesma maneira se quiser sobreviver as discórdias enfrentadas ao longo da vida. Como bem coloca o dito popular: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". A não resistência da água lhe torna poderosíssima, capaz de se adaptar a qualquer circunstância. Se colocada em um recipiente, ela assume a sua forma ; se colocada em nas mãos, idem. Tente segurá-la e ela fluirá por entre seus dedos. O praticante de Hapkido deve desenvolver a virtude da adaptabilidade e fluidez em todas as características de sua vida.


Armas GGK

  1. Ssang Jeol Gon(쌍절곤),2 bastões articulados
  2. dan bong (단봉), bastao curto30cm
  3. joong bong (중봉), bastao medio 120cm
  4. jang bong (장봉), bastao longo 200cm
  5. Kom (검), espada (목검), espada de madeira
  6. Tie (띠), Faixa
  7. Kal (칼), Faca
  8. Ji Pangi, (지팡이), Bengala

Graduação

O aluno começa na faixa branca, onde começa a absorver os princípios da arte marcial, seu elemento o metal se liga aos pulmões, e é através deste órgão pela técnica de respiração que o aluno começará a acalmar a mente e o espírito para o treinamento. Seu pensamento deve ser livre de impedimentos,vazio branco,para receber a técnica e aprende-la de modo correto.

Ao passar para faixa amarela o aluno já possui algumas técnicas para sua defesa, ele já possui uma conexão com a terra, elemento que simboliza a proteção, raízes ele pode começar sua busca pela conexão entre céu e terra, percebendo seu lugar nesta interação.

A busca pela energia do universo deve ser seu objetivo, conjugando a técnica com esta.

Quando recebe a faixa verde o aluno começa a florescer, entender melhor os princípios das mutações, seu corpo deve ser forte e flexível como o bambu, deve ter crescido em paciência em retidão e perseverança. A madeira é seu elemento e ele deve procurar crescer e dar fruto, seu objetivo deve ser ajudar os mais novos na arte para que ele mesmo visualize melhor seu caminho.

Ao passar para faixa azul o aluno começa a entender o princípio maior da arte marcial que é a fluidez e adaptabilidade da água, assim ele deve ligar sua mente e intenção a este elemento e buscar suas características. Sua forma começará a se tornar uma expressão pessoal adaptada ao seu corpo.

Quando se gradua vermelha o aluno deve perceber que suas técnicas já estão em um nível onde se deve tomar cuidado ao realizar uma técnica, pois pode ferir seus colegas de treino, não deve mais do que nunca perder sua paciência nem sua marcial idade, respeitando a todos os indivíduos igualmente. Seu elemento o fogo deve representar a coragem que flui em seu sangue que é quente como o sol. Também ha o aprendizado de técnicas de KI Bup chi kung e hanbang