Benjamim (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Benjamim
Benjamim (filme)
Pôster oficial do filme.
 Brasil
2004 •  cor •  100 min 
Género drama
Direção Monique Gardenberg
Roteiro Chico Buarque (livro)
Jorge Furtado
Glênio Póvoas
Elenco Paulo José
Cléo Pires
Guilherme Leme
Danton Mello
Lançamento
  • 2 de abril de 2004 (2004-04-02) (Brasil)
[1]
Idioma português

Benjamim é um filme brasileiro de 2004, do gênero drama, dirigido por Monique Gardenberg e com roteiro baseado no livro homônimo de Chico Buarque.

A direção de fotografia é de Marcelo Durst, a direção de arte de Daniel Flaksman, a edição de João Paulo Carvalho e os figurinos de Marcelo Pies.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Benjamim Zambraia era um modelo fotográfico que viveu uma grande paixão com a colega de profissão Castana, filha de um milionário conservador. O romance terminara quando Castana o abandonou por se apaixonar por um professor universitário perseguido pela Ditadura Militar. Décadas depois, Benjamim vive solitário e ainda está na carreira artística. Ao avistar em um restaurante a bela Ariela Masé, com uma surpreendente semelhança com seu antigo amor, ele se apaixona novamente. Benjamim tenta namorar com Ariela, mas não sabe que a moça, além de ser casada com um policial, tem muitos problemas emocionais e psicológicos decorrente de um estupro e sua insistência em viver esse novo romance o levará a um trágico destino.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Recebeu o prêmio de melhor atriz (Cléo Pires), no Festival do Rio.

  • Recebeu quatro prêmios Lentes de Cristal no Festival de Cinema Brasileiro de Miami: melhor filme, melhor ator (Paulo José), melhor edição e melhor direção de arte.
  • Teve sete indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil: melhor ator (Paulo José), melhor atriz (Cléo Pires), melhor ator coadjuvante (Chico Diaz), melhor roteiro adaptado, melhor figurino, melhor maquiagem e melhor trilha sonora.

Referências

  1. «"Benjamim" revela o cinema para Cleo Pires». Folha de S.Paulo. 2 de abril de 2004. Consultado em 29 de junho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.