Berrioplano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde maio de 2011).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Espanha Berrioplano

Berriobeiti

 
—  Município  —
Igreja de Oteiza de Berrioplano
Igreja de Oteiza de Berrioplano
Brasão de armas de Berrioplano
Brasão de armas
Berrioplano está localizado em: Espanha
Berrioplano
Localização de Berrioplano na Espanha
Berrioplano está localizado em: Navarra
Berrioplano
Coordenadas 42° 51' 9" N 1° 41' 33" O
Comunidade autónoma Navarra
Província Navarra
Comarca Cuenca de Pamplona
Fundação criação do município: 14 de março de 1991 (26 anos)
 - Alcaide José María Irisarri Ollacarizqueta (2011)
Área [1]
 - Total 26,03 km²
Altitude [1] 456 m
População (2016) [2]
 - Total 6 731
    • Densidade 258,6 hab./km²
Código postal 31195
Prefixo telefónico 948
Sítio www.berrioplano.es

Berrioplano (em espanhol) ou Berriobeiti (em basco) é um município da área metropolitana de Pamplona, a capital da Comunidade Foral de Navarra, Espanha. Faz parte da merindade de Pamplona, da comarca da Cuenca de Pamplona. Tem 26,03 km² de área e em 2016 tinha 6 731 habitantes (densidade: 258,6 hab./km²).[2]

O município está dividido em 10 concelhos (concejos): Aizoáin, Añézcar, Artica, Ballariáin, Berrioplano (capital administrativa), Berriosuso, Elcarte, Larragueta, Loza e Oteiza de Berrioplano.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Num documento de 1205 aparece o topónimo "Berrio" associado a uma zona situada a noroeste da cidade de Pamplona. Esse topónimo é geralmente relacionado com a palavra castelhana barrio (bairro) e com a palavra basca berri (novo). O filólogo Alfonso Irigoyen propôs uma explicação antroponímica para o topónimo, pensando que poderá derivar do hipotético nome de um senhor primitivo chamado Ferrino (->Ferrio->Berrio), uma evolução fonética que é consistente e possível segundo os filólogos.

No Libro de Rediezmo[a] de 1268 são nomeadas três povoações com o nome de Berrio: Berruoçarr (atualmente Berriozar), Berrio de Sus (Berriosuso) e Berrio de Ius (Berrioplano). O nome de Berriozar provém de Berrio zahar (bairro velho em basco), pelo que se crê que foi a primeira das três povoações e quiçá foi a que se chamou simplesmente de Berrio até ao aparecimento das outras duas.

Berriosuso e Berrioplano situam-se uma junto à outra, estando a primeira a uma altitude ligeiramente maior que a segunda (465 m e 454 m, respetivamente). Suso é um advérbio castelhano caído em desuso que significa "acima", pelo que Berriosuso significa "Berrio de cima". O antónimo de suso é yuso (abaixo), mas no caso de Berrioplano, que aparece como "Berrio de Ius" a primeira vez que é mencionado em documentos escritos, o termo "yuso" ou "yus" foi substituído por "plano", que pode ter o mesmo significado que "yuso" e é típico do romance navarro. Os nomes bascos de ambas as localidades foram conservados no vale próximo de Ultzama, onde se encontram os topónimos Berriogoiti e Berriobeiti, literalmente "Berrio de cima" e "Berrio de baixo".

Em 1991, quando o município de Cendea de Ansoáin foi extinto para dar lugar a dois novos municípios, à falta de melhor nome optou-se por batizar como Berrioplano o município formado com 10 dos 12 concelhos do extinto, por ser esse o nome da localidade escolhida para o estabelecimento do ayuntamiento.

História[editar | editar código-fonte]

O município de Berrioplano foi criado a 14 de março de 1991. Até então o território que o constitui fazia parte do município de Cendea de Ansoáin, que agrupava 12 pequenas aldeias da periferia rural da cidade de Pamplona. A partir da década de 1960 começaram a ser criados bairros-dormitório da capital navarra nos terrenos de algumas dessas aldeias (Berriozar Nuevo e Ansoáin Nuevo). Isso trouxe grandes desequilíbrios dentro do municípiom que passou a incluir núcleos de tipo urbano cuja população superava largamente os núcleos rurais tradicionais da Cendea de Ansoáin.

No início da década de 1990 foi levada a cabo uma reorganização do município. O concelho de Ansoáin, que com os seus novos bairros tinha mais de 5 000 habitantes, foi separado do município de Cendea de Ansoáin e em outubro de 1990 foi convertido num município independente. As restantes localidades do município viram-se forçadas a mudar o nome do município, já que não era prático que ele se continuasse a chamar Ansoáin quando a povoação que tinha esse nome era precisamente a que se tinha separado. Além disso, Berriozar, também com mais de 5 000 habitantes, encontrava-se numa situação similar à da localidade de Ansoáin, já que a sua população era praticamente o dobro da do resto do município. Isso levou a que em março de 1991 fossem criados dois novos municípios (Berriozar e Berrioplano) extinguindo e dividindo o de Cendea de Ansoáin. O primeiro é composto pela localidade de Berriozar e o segundo pelas restantes localidades que formavam a Cendea de Ansoáin. O nome do segundo deve-se a que é em Berrioplano que se encontra a sede do ayuntamiento.

Apesar de ser a capital, Berrioplano não é a maior povoação do município. mas sim Artica, um enclave do município de Berrioplano dentro do município de Ansoáin. Por estar muito próximo de Pamplona, Artica assiste atualmente (2011) a um desenvolvimento urbanístico semelhante ao que ocorreu no passado em Berriozar e Ansoáin, pelo que é possível que a médio prazo se transforme num município independente.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Distribuição da população por núcleos populacionais (2016) [2]
Povoação População
Aizoáin 389 
Añézcar 207 
Artica 2 659 
Ballariáin 18 
Berrioplano 644 
Berriosuso 704 
Elcarte 21 
Larragueta 81 
Loza 63 
Oteiza de Berrioplano 66 
   
População de de Berrioplano (1996 – 2010) [2]
1996 1998 2000 2002 2004 2006 2008 2010
1 057 1 038 1 213 1 345 1 641 2 347 3 671 4 852
  Baixa 1,8% Aumento 16,9% Aumento 10,9% Aumento 22% Aumento 43% Aumento 56,4% Aumento 32,2%

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ O rediezmo era um "segundo dízimo", isto é, um imposto que se aplicava depois da dedução do (primeiro) dízimo.[3]
  1. a b «Datos de la entidad (Berrioplano<>Berriobeiti)». www.navarra.es (em espanhol). Governo de Navarra. Consultado em 11 de maio de 2011 
  2. a b c d «Cifras oficiales de población de los municipios españoles: Revisión del Padrón Municipal». www.ine.es (em espanhol). Instituto Nacional de Estatística de Espanha. Consultado em 7 de abril de 2017 
  3. «Dicionario de la Lengua Española». buscon.rae.es (em espanhol). Real Academia Espanhola. Consultado em 11 de maio de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Berrioplano