Berrioplano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Espanha Berrioplano

Berriobeiti

 
  Município  
Igreja de Oteiza de Berrioplano
Igreja de Oteiza de Berrioplano
Símbolos
Brasão de armas de Berrioplano
Brasão de armas
Localização
Berrioplano está localizado em: Espanha
Berrioplano
Localização de Berrioplano na Espanha
Berrioplano está localizado em: Navarra
Berrioplano
Coordenadas 42° 51' 9" N 1° 41' 33" O
Comunidade autónoma Navarra
Província Navarra
Comarca Cuenca de Pamplona
História
Fundação criação do município: 14 de março de 1991 (29 anos)
Alcaide José María Irisarri Ollacarizqueta (2011)
Características geográficas
Área total [1] 26,03 km²
População total (2019) [2] 7 256 hab.
Densidade 278,8 hab./km²
Altitude [1] 456 m
Código postal 31195
Prefixo telefónico 948
Sítio www.berrioplano.es

Berrioplano (em castelhano) ou Berriobeiti (em basco) é um município da área metropolitana de Pamplona, a capital da Comunidade Foral de Navarra, Espanha. Faz parte da merindade de Pamplona, da comarca da Cuenca de Pamplona. Tem 26,03 km² de área e em 2019 tinha 7 256 habitantes (densidade: 278,8 hab./km²).[2]

O município está dividido em 10 concelhos (concejos): Aizoáin, Añézcar, Artica, Ballariáin, Berrioplano (capital administrativa), Berriosuso, Elcarte, Larragueta, Loza e Oteiza de Berrioplano.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Num documento de 1205 aparece o topónimo "Berrio" associado a uma zona situada a noroeste da cidade de Pamplona. Esse topónimo é geralmente relacionado com a palavra castelhana barrio (bairro) e com a palavra basca berri (novo). O filólogo Alfonso Irigoyen propôs uma explicação antroponímica para o topónimo, pensando que poderá derivar do hipotético nome de um senhor primitivo chamado Ferrino (->Ferrio->Berrio), uma evolução fonética que é consistente e possível segundo os filólogos.

No Libro de Rediezmo[a] de 1268 são nomeadas três povoações com o nome de Berrio: Berruoçarr (atualmente Berriozar), Berrio de Sus (Berriosuso) e Berrio de Ius (Berrioplano). O nome de Berriozar provém de Berrio zahar (bairro velho em basco), pelo que se crê que foi a primeira das três povoações e quiçá foi a que se chamou simplesmente de Berrio até ao aparecimento das outras duas.

Berriosuso e Berrioplano situam-se uma junto à outra, estando a primeira a uma altitude ligeiramente maior que a segunda (465 m e 454 m, respetivamente). Suso é um advérbio castelhano caído em desuso que significa "acima", pelo que Berriosuso significa "Berrio de cima". O antónimo de suso é yuso (abaixo), mas no caso de Berrioplano, que aparece como "Berrio de Ius" a primeira vez que é mencionado em documentos escritos, o termo "yuso" ou "yus" foi substituído por "plano", que pode ter o mesmo significado que "yuso" e é típico do romance navarro. Os nomes bascos de ambas as localidades foram conservados no vale próximo de Ultzama, onde se encontram os topónimos Berriogoiti e Berriobeiti, literalmente "Berrio de cima" e "Berrio de baixo".

Em 1991, quando o município de Cendea de Ansoáin foi extinto para dar lugar a dois novos municípios, à falta de melhor nome optou-se por batizar como Berrioplano o município formado com 10 dos 12 concelhos do extinto, por ser esse o nome da localidade escolhida para o estabelecimento do ayuntamiento.

História[editar | editar código-fonte]

O município de Berrioplano foi criado a 14 de março de 1991. Até então o território que o constitui fazia parte do município de Cendea de Ansoáin, que agrupava 12 pequenas aldeias da periferia rural da cidade de Pamplona. A partir da década de 1960 começaram a ser criados bairros-dormitório da capital navarra nos terrenos de algumas dessas aldeias (Berriozar Nuevo e Ansoáin Nuevo). Isso trouxe grandes desequilíbrios dentro do municípiom que passou a incluir núcleos de tipo urbano cuja população superava largamente os núcleos rurais tradicionais da Cendea de Ansoáin.

No início da década de 1990 foi levada a cabo uma reorganização do município. O concelho de Ansoáin, que com os seus novos bairros tinha mais de 5 000 habitantes, foi separado do município de Cendea de Ansoáin e em outubro de 1990 foi convertido num município independente. As restantes localidades do município viram-se forçadas a mudar o nome do município, já que não era prático que ele se continuasse a chamar Ansoáin quando a povoação que tinha esse nome era precisamente a que se tinha separado. Além disso, Berriozar, também com mais de 5 000 habitantes, encontrava-se numa situação similar à da localidade de Ansoáin, já que a sua população era praticamente o dobro da do resto do município. Isso levou a que em março de 1991 fossem criados dois novos municípios (Berriozar e Berrioplano) extinguindo e dividindo o de Cendea de Ansoáin. O primeiro é composto pela localidade de Berriozar e o segundo pelas restantes localidades que formavam a Cendea de Ansoáin. O nome do segundo deve-se a que é em Berrioplano que se encontra a sede do ayuntamiento.

Apesar de ser a capital, Berrioplano não é a maior povoação do município. mas sim Artica, um enclave do município de Berrioplano dentro do município de Ansoáin. Por estar muito próximo de Pamplona, Artica assiste atualmente (2011) a um desenvolvimento urbanístico semelhante ao que ocorreu no passado em Berriozar e Ansoáin, pelo que é possível que a médio prazo se transforme num município independente.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Distribuição da população por núcleos populacionais (2019) [2]
Povoação População
Aizoáin  
Añézcar  
Artica  
Ballariáin  
Berrioplano  
Berriosuso  
Elcarte  
Larragueta  
Loza  
Oteiza de Berrioplano  
   
População de de Berrioplano (1996 – 2010) [2]
1996 1998200020022004200620082010
1 057 1 0381 2131 3451 6412 3473 6714 852
  Baixa 1,8% Aumento 16,9% Aumento 10,9% Aumento 22% Aumento 43% Aumento 56,4% Aumento 32,2%

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ O rediezmo era um "segundo dízimo", isto é, um imposto que se aplicava depois da dedução do (primeiro) dízimo.[3]
  1. a b «Datos de la entidad (Berrioplano<>Berriobeiti)». www.navarra.es (em espanhol). Governo de Navarra. Consultado em 11 de maio de 2011 
  2. a b c d «Cifras oficiales de población de los municipios españoles: Revisión del Padrón Municipal» (ZIP). www.ine.es (em espanhol). Instituto Nacional de Estatística de Espanha. Consultado em 26 de agosto de 2020 
  3. «Dicionario de la Lengua Española». buscon.rae.es (em espanhol). Real Academia Espanhola. Consultado em 11 de maio de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Berrioplano