Comarcas de Navarra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2013)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Mapa das comarcas geográficas de Navarra

As comarcas de Navarra são divisões do território daquela comunidade foral (ou autónoma) da Espanha, as quais não têm grande significado administrativo. Não há uma divisão de comarcas única, mas pelo menos três: uma segundo as características geográficas, outra segundo as características agrícolas e outra mais generalista. O antigo Reino de Navarra era tradicionalmente dividido em seis merindades, um conceito semelhante ao das comarcas.[nt 1]

Comarcas geográficas[editar | editar código-fonte]

A divisão comarcal de Navarra de Alfredo Floristan e Salvador Mensua segue critérios relacionados com o relevo, clima, vegetação e, por vezes, História. Distingue duas zonas bem distintas: a norte, La Montaña ("A Montanha"), oceânica e alpina; a sul La Ribera ("A Ribeira", ou seja, vale no sentido alargado), mediterrânica e continental. Entre ambas situa-se a Navarra Média, uma zona de transição com características mistas da Montaña e da Ribera. Estas grandes zonas são consideradas regiões geográficas que por sua vez se dividem em comarcas. A Montaña é formada pela Navarra Húmida do Nordeste, os Vales Pirenaicos e as Bacias (cuencas) Pré-pirenaicas. A Zona Média está dividida na Navarra Média Ocidental, ou Tierra Estella, e a Navarra Média Oriental. A Ribera, constituída pelas terras a sul, próximas do rio Ebro, divide-se em Ribera Estellesa e Ribera Tudelana.

Região Comarcas
Montanha
  • Navarra Húmida do Nordeste
  • Vales Pirenaicos
  • Bacias Pré-pirenaicas
Zona Média
  • Navarra Média Ocidental, ou Tierra Estella
  • Navarra Média Oriental
Ribera
  • Ribera Estellesa
  • Ribera Tudelana

Montanha[editar | editar código-fonte]

A região de Montaña, situado a norte de Navarra, é uma zona de chuvas abundantes, que diminuem de norte para sil. Em toda a zona predominam as altitudes superiores a 600 metros. O curso superior do rio Arga separa os vales pirenaicos dos vales basco-cantábricos. Os rios escavaram vales estreitos e gargantas apertadas.

Navarra Húmida do Nordeste
Vales Pirenaicos
Bacias (cuencas) Pré-pirenaicas

Zona Média[editar | editar código-fonte]

É formada por vales e sopés montanhosos; está separada das áreas mais montanhosas pelas serras de Urbasa, Andia, Serra do Perdão, Alaiz, Izco e Leyre. A altitude é maior do que da Ribera. É dividida em duas partes pelo rio Arga, a Ocidental, ou Tierra Estella, e a Oriental.

Navarra Média Ocidental ou Tierra Estella
Navarra Média Oriental

Ribera[editar | editar código-fonte]

Constituída pela zona sul de Navarra. O clima é mediterrânico continental; é árida e seca, com vegetação pobre perene e xerófila. O limite entre a zona Média e a Ribera é difícil de raçar. O seu início é assinalado pela abundância de rochas gipsitas, amplos regadios e grandes povoações. A Ribera divide-se em duas partes, a Ribera Estellesa a oeste e a Ribera Tudelana, a leste.

Ribera Estellesa
  • Vale (Ribera) do Ebro
 
Ribera Tudelana

Zoneamento de 2000[editar | editar código-fonte]

Divisões comarcais conforme o Zoneamento de 2000

O" Zoneamento (zonificación) de 2000" é o nome dado à divisão comarcal definida no estudo "Navarra 2000", a qual é muito utilizada e inclusivamente aceite formalmente por instituições sem relação com o Governo de Navarra, como o ministério espanhol da Agricultura, Pesca e Alimentação, apesar de carecer de regulamentação adequada que permita o seu uso mais generalizado com uma nomenclatura homogénea. Este zoneamento não põe em causa outros já existentes nem os que os departamentos possam definir no futuro.

Zona Subzona Área
Noroeste:
  La Barranca ou Sakana
  Baztan
  Alto Bidasoa ou Malerreka
  Cinco Villas ou Bortziriak
Pirenéus:
  Aoiz
Pamplona:
Tierra Estella:
Navarra Media Oriental:
Ribera Alta:
Tudela:
  Tudela

Comarcas agrárias[editar | editar código-fonte]

Comarcas agrícolas de Navarra

Este zoneamento segue critérios principalmente baseados no uso do solo para atividades económicas.

  • Zona Noroeste: predomina a pecuária, quer em prados naturais quer em estábulos.
  • Pirenéus: pecuária e floresta
  • Pamplona: cereais, com algumas parcelas isoladas de vinha.
  • Tierra Estella: nas serras predomina a floresta e a pecuária, com grandes superfícies de pastagens; nas restantes áreas predominam os cereais, vinhas e olivais.
  • Navarra Média Oriental: as terras cultivadas são usadas sobretudo para cereais e, em menor escala, para vinhas; há regadios nas várzeas dos rios, onde se cultiva milho, alfafa e hortícolas.
  • Ribera Alta: cerca de 70% dos campos são cultivados; os terrenos de sequeiro usam-se para cereais e vinhas; nas várzeas dos rios produz-se milho girassol, alfafa e hortícolas.
  • Tudela: as culturas mais importantes economicamente são de regadio, produzindo-se uma grande variedade de produtos (tomate, pimento, alcachofra, fruta e grandes extensões de milho); em sequeiro são cultivados cereais, vinha, olival, espargo e, em áreas reduzidas, amendoeiras.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Trecho baseado no artigo «Comarcas of Navarra» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).