Birdo Studio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Birdo Studio
Indústria Animação
Fundação 2005
Proprietário(s) Luciana Eguti, Paulo Muppet
Obras Oswaldo (série de animação), Cupcake & Dino: Serviços Gerais, Vinícius e Tom

A Birdo é um estúdio de animação brasileiro. Com sede em São Paulo, foi criada pelos animadores Luciana Eguti e Paulo Muppet em 2005. Ambos começaram suas carreiras como animadores na década de 1990 e juntos fundaram a Birdo com o propósito de elevar a qualidade da animação de personagens no Brasil. Além de sócios, assinam créditos de produtores executivos, diretores e animadores de mais de 100 projetos.

Atualmente, o estúdio conta com mais de 60 funcionários, entre designers, animadores, diretores e produtores.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Em 2005, Luciana e Paulo decidem montar, eles mesmos, um estúdio focado em animação de personagens, voltado para o mercado publicitário. Durante alguns anos, a equipe da Birdo criou e produziu projetos para clientes como Mercedes-Benz, Fiat, Coca-Cola, Sony.

Paralelamente aos filmes publicitários, a Birdo também produziu uma série de curtas-metragens e outros conteúdos, apresentados em festivais como Anima Mundi (festival), Playgrounds, e Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand.

Mascotes Olímpicos Rio 2016[editar | editar código-fonte]

Em 2012, após a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, abriu-se uma competição de criação e desenvolvimento dos Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A proposta de Birdo foi a criação de dois mascotes, depois nomeados Vinícius e Tom[1], um representando a fauna e outro a flora brasileiras. Em agosto de 2013, o concurso confirmou os dois personagens criados pela Birdo como os vencedores do concurso. A partir disso o Cartoon Network encomendou uma série animada sobre o universo desses personagens[2]. Assim nasceu a série Vinícius e Tom - Divertidos por Natureza, composta de 32 episódios de 2 minutos de duração cada. Criada por Luciana Eguti e Paulo Muppet, a série de ação e comédia mostrava os Mascotes transformando qualquer tarefa numa engraçada competição esportiva e abrangeu temas e valores olímpicos, como as modalidades disputadas, cidades e locais de disputas, cerimônia de abertura, Revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016[3][4].

A série foi campeã de audiência no Cartoon Network no ano de 2016, segundo o IBOPE[5].

Além da série animada, a Birdo também elaborou um extenso styleguide para produtos de licenciamento dos mascotes. O faturamento do programa de produtos licenciados bateu todos os recordes de venda[6] estabelecidos nas edições anteriores dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 e Jogos Olímpicos Londres 2012[7][8].

Produção de Conteúdo Original[editar | editar código-fonte]

Após o sucesso dos projeto dos mascotes olímpicos, a Birdo se tornou uma produtora de conteúdo, voltado para o segmento de séries animadas. O primeiro projeto a ser produzido foi a série Oswaldo (série de animação), criada por Pedro Eboli. Em 2017, estrearam no Cartoon Network e TV Cultura[9] os 13 primeiros episódios da série que conta a história de um pinguim de 11 anos que vive no Rio de Janeiro. Com previsão de mais 39 episódios para 2019, Oswaldo se consolidou como o desenho animado brasileiro mais assistido no Cartoon Network em 2017.

Em 2016, a Birdo, em co-produção com a Entertainment One, começa a produção da série Cupcake & Dino: Serviços Gerais, outro projeto de Pedro Eboli. Com 52 episódios, a série conta as aventuras de um cupcake e um dinossauro que são irmãos e buscam ser os melhores dentro do ramo de serviços gerais da Cidadona. O projeto foi desenvolvido em parceria com Netflix e Teletoon (Canadá), e tem sua veiculação em todos os 190 países onde o Netflix atua, além de também ser exibido nos canais de televisão Teletoon Canadá e Disney Channel Brasil. A série estreou pelo catálogo do Netflix em 27 de julho de 2018[10] e previsão de estreia no Brasil para novembro de 2018.

Outros Projetos[editar | editar código-fonte]

Além da produção de conteúdo original, a Birdo também executa serviços de produção de animação. Em 2016, participou da produção da série animada Papaya Bull

da Boutique Filmes. Com 26 episódios, a Birdo assina a direção e produção de animação. Com exibição na Nickelodeon, o desenho narra as histórias de Cacupé e Sócrates, um menino e um boi que convivem na Ilha do Mamão. Criada pela 52 Animation Studio, Papaya Bull é inspirado nas lendas da região de Florianópolis, onde crianças e bois vivem juntos.

Outros dos projetos mais relevantes incluem a animação da segunda temporada da websérie Star Wars: Forces of Destiny, série do universo Star Wars exibida no YouTube, produzida pela Disney. Atualmente, o estúdio conta com alguns projetos em desenvolvimento e em produção, caso da série infantil da cantora Anitta, com previsão de exibição para outubro de 2018 no canal Gloob.

Referências

  1. «Rio 2016 Mascot Vinicius - Origin, Design and Photos». International Olympic Committee (em inglês). 7 de março de 2018 
  2. «Mascotes da Rio-2016, Vinícius e Tom ganham série no Cartoon Network - A Tribuna». www.atribuna.com.br. Consultado em 10 de agosto de 2018. 
  3. «Vinicius & Tom». Birdo (em inglês). Consultado em 10 de agosto de 2018. 
  4. «Mascotes olímpicos ganham série no Cartoon Network». Estadão Rio 
  5. «Rio-2016: A batalha dos mascotes». VEJA.com 
  6. Owen, David (5 de março de 2017). «Exclusive: Flip-flops help Rio to smash Olympic licensing record». Consultado em 13 de agosto de 2018. 
  7. «Rio-2016: A batalha dos mascotes». VEJA.com 
  8. «Vinicius se consagra como um dos mascotes mais queridos das Olimpíadas». VEJA RIO 
  9. «Animação brasileira Oswaldo estreia no Cartoon Network» 
  10. Lapin, Andrew. «New on Netflix: July 2018». Vulture (em inglês) 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]