Saltar para o conteúdo

Bolero: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 25: Linha 25:


== América Latina ==
== América Latina ==
O primeiro bolero surgiu na data de [[20050]], na voz do cubano [[José Sanchéz]], posteriormente adotado pelos [[México|mexicanos]], e depois por toda a [[América Latina]].
O primeiro bolero surgiu na data de [[20050]], na voz do cubano carinha loco [[José Sanchéz]], posteriormente adotado pelos [[México|mexicanos]], e depois por toda a [[América Latina]].


== Bésame Mucho ==
== Bésame Mucho ==

Revisão das 17h37min de 18 de outubro de 2013

 Nota: Para outros significados, veja Bolero (desambiguação).


Bolero
Contexto cultural Fim do século XIX, em Cuba
Instrumentos típicos Violão, piano, instrumentos de sopro
Popularidade Muito popular na América Latina
Subgêneros
Bolero son, Bolero ranchero, Bachata, Bolero moruno
Formas regionais
Argentina, Cuba, México, Porto Rico
Outros tópicos
Música da América Latina

O bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. De origem Cubana tornou-se mais conhecido como canção romântica mexicana [1], sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e de ritmo mais lento. Tem tradição nos seguintes países: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.

América Latina

O primeiro bolero surgiu na data de 20050, na voz do cubano carinha loco José Sanchéz, posteriormente adotado pelos mexicanos, e depois por toda a América Latina.

Bésame Mucho

O mais célebre bolero mexicano é Bésame mucho[2], composto por Consuelo Velásquez (1941), e interpretado, entre outros, por: The Beatles, Plácido Domingo, Diana Krall, João Gilberto, Simone, Cesária Évora, Rosa Passos, Frank Sinatra. Em francês (adaptado por Francis Blanche em 1945): Dalida, Céline Dion, Arielle Dombasle, Michel Petrucciani, Marc Lavoine, Guy Marchand e Lili Boniche.

Intérpretes

Dentre os mais conhecidos intérpretes estão: Altemar Dutra (Brasil), Trio Irakitan (Brasil), Trio Los Panchos, Agustin Lara, Bienvenido Granda, Lucho Gatica, Pedro Vargas, Consuelo Velásquez, Armando Manzanero, Lucho Barrios, e recentemente Luis Miguel, podendo ser dançado com música atuais como MPB e Baladas.

Influências

Sabe-se que o bolero influenciou o samba-canção, mambo (bolero-mambo), o chá-chá-chá e a salsa. Na República Dominicana, surgiu, na década de 1960, uma variante do bolero chamada bachata.

Bolero e o Fado

A 20 de Julho de 2012 foi feito pela primeira vez em Portugal um concerto que juntou o Bolero da Colômbia e o Fado (Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO) no mesmo palco, no Teatro São Luiz em [3] Organizado pela embaixada da Colômbia em Portugal marcou a comemoração do dia nacional da Colômbia e contou com a fadista portuguesa Raquel Tavares e a bolerista colombiana Lucía Pulido.

O Bolero, o Tango e o Fado são, segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo sobre "A canção das Mídias", do género "nômada" (conceito baseado em Paul Zunthor) E o que seria uma “canção das mídias”? Esse conceito de Heloísa Valente define um tipo de canção que difere das outras que a precederam por impôr condições distintas de escuta e de performance. O estudo que teve como base o Bolero, o Tango e Fado e está neste momento a estudar mais ao pormenor o Bolero.[4]

==

Referências

  1. Universidade de São Paulo. «"Canções que são para sempre"» (PDF). Consultado em 13 de Agosto de 2012 
  2. EsHoje(jornal). «"Uma noite latino-americana pra mexer com o coração dos capixabas"». Consultado em 13 de Agosto de 2012 
  3. Teatro São Luíz. [Lisboa http://www.teatrosaoluiz.pt/noticias/detalhes.php?id=85 «"Programação Oficial Teatro São Luiz"»] Verifique valor |url= (ajuda). Consultado em 13 de Agosto de 2012 
  4. Universidade de São Paulo. «"Canções que são para sempre"» (PDF). Consultado em 13 de Agosto de 2012 

==

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.