Saltar para o conteúdo

Caril: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 10: Linha 10:


=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==
*[http://www.curry.com.br Curry]
*[http://carilde.blogspot.com/ Caril de frango]
*[[Caril japonês]]
*[[Caril japonês]]
*[[Caril de lulas|Caril de lulas de Goa]]
*[[Caril de lulas|Caril de lulas de Goa]]

Revisão das 17h39min de 5 de outubro de 2009

Frango de caril
Caril de lulas
Lata de molho de caril de Margão.

O caril ou curry é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos.

Pó de caril

Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril, etc.

A introdução da palavra caril na língua portuguesa remonta a 1563, data do primeiro registo escrito,[1] tendo tido como origem a língua tâmil. Apesar da sua antiguidade, a forma caril é pouco empregada no Brasil, onde são mais populares as formas inglesa curry ou japonesa carê, respectivamente para as culinárias indiana ou japonesa. A forma inglesa curry foi adaptada da forma portuguesa caril em 1598,[1] de acordo com registos escritos.

Ver também

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[[zh-yue:咖喱]

[1]