Carlos Martel de Anjou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Martel de Anjou
Carlos Martel de Anjou
Nascimento 8 de setembro de 1271
Nápoles
Morte 19 de agosto de 1295
Nápoles
Sepultamento Catedral de Nápoles
Cidadania Reino de Nápoles
Progenitores
Cônjuge Clemência de Habsburgo
Filho(a)(s) Carlos I da Hungria, Clemência da Hungria, Beatriz da Hungria
Irmão(ã)(s) Maria de Anjou, Leonor de Anjou, Branca de Anjou, Margarida, Luís de Tolosa, Peter Tempesta, Roberto I de Nápoles, Raimundo Berengar de Andria, João de Gravina, Filipe I de Tarento
Ocupação político
Causa da morte peste

Carlos Martel de Anjou (em italiano Carlo Martello d'Angiò; Nápoles, 8 de setembro de 1271 – Nápoles, 19 de agosto de 1295) foi um membro da casa de Anjou, descendente do rei Luís VIII de França, e rei titular da Hungria.

Era o filho primogênito do rei Carlos II de Nápoles e de sua esposa Maria da Hungria, rainha de Nápoles, filha do rei Estêvão V da Hungria.

Após de seu tio Ladislau IV da Hungria, Maria reivindicou o trono da Hungria. Ela foi coroada por um legado papal em Nápoles, em 1291, mas transferiu seus direitos a Carlos. Enquanto isso, na Hungria, o arcebispo de Esztergom promoveu a candidatura do primo-irmão do falecido rei, André, o último herdeiro varão da dinastia de Árpád, que se elegeu como André III da Hungria. Assim, ele nunca conseguiu governar aquele reino, embora tenha conseguido ser reconhecido em partes da Croácia, um reino então unido sob união pessoal com a Hungria.

Carlos morreu aos 24 anos, em Nápoles, durante a vida de seus pais. Seu filho, Carlos Roberto, lhe sucederia como rei da Hungria após a morte de André III.

Família[editar | editar código-fonte]

Casou-se, em janeiro de 1281, em Viena, com Clemência de Habsburgo, filha do imperador Rodolfo I do Sacro Império, com quem teve três filhos:


Precedido por
Ladislau IV
Rei da Hungria
1291 - 1295
disputado com André III
Sucedido por
André III
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carlos Martel de Anjou