Clemência da Hungria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Clemência da Hungria
Clemência da Hungria
Rainha consorte de França e Navarra
Reinado 13151316
Coroação 24 de agosto de 1315 na Catedral de Notre-Dame de Reims
 
Nascimento 8 de fevereiro de 1293
  Nápoles, Itália
Morte 1328 (35 anos)
  Paris, França
Sepultado em Igreja dos Jacobinos, Paris, França
Cônjuge Luís X de França
Descendência João I de França
Casa Casa capetiana de Anjou
Capeto
Pai Carlos Martel de Anjou
Mãe Clemência de Habsburgo
Religião Catolicismo

Clemência da Hungria ou Clemência de Anjou (em italiano: Clemenza, em francês: Clémence; Nápoles, 8 de fevereiro de 1293 - Paris, 1328)[1] foi rainha consorte de França e de Navarra pelo seu casamento com Luís X de França, e mãe de João I de França, o Póstumo.

Família[editar | editar código-fonte]

Era filha de Carlos Martel de Anjou, rei titular da Hungria, e de Clemência de Habsburgo, por isso neta do Sacro Imperador Romano-Germânico Rodolfo I da Germânia. Carlos de Valois, pela sua primeira esposa Margarida de Anjou-Sicília, era assim seu tio.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Representação de João I de França, o Póstumo.

Assim que Luís X de França enviuvou de Margarida da Borgonha, a sua busca por uma esposa que lhe pudesse dar o tão desejado herdeiro varão levou-o para Clemência, provavelmente por recomendação do tio de ambos, Carlos de Valois. Casaram-se a 19 de agosto de 1315 e a nova rainha foi coroada a 24 de agosto, na Catedral de Notre-Dame de Reims.

Luís X morreu a 5 de junho de 1316, quando Clemência estava grávida. Filipe de Poitiers, irmão de Luís X, assumiu a regência, sob alegações de que a rainha grávida não podia assumir o governo do país. A criança, nascida na noite de 14 para 15 de novembro, acabaria por ser o ambicionado herdeiro varão, João I de França. Poucos dias depois, a 19 de Novembro, João I o Póstumo morreu de forma misteriosa durante a cerimónia de apresentação aos barões.

As coroas de França e de Navarra passaram então para Filipe V de França. Clemência abandonou a corte e foi para Avinhão. Em 1318 entrou para o convento dominicano de Aix-en-Provence. Alguns anos depois voltou a Paris, onde morreu, a 12 de outubro de 1328, com 35 anos de idade. Foi sepultada a 15 de outubro no convento dos Jacobinos.

Representações na cultura[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedida por
Margarida da Borgonha

Rainha consorte de França

1315-1316
Sucedida por
Joana II da Borgonha
Precedida por
Margarida da Borgonha

Rainha consorte de Navarra

1315-1316
Sucedida por
Joana II da Borgonha
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Clemência da Hungria

Referências