Sabiá-pimenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carpornis melanocephala)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCarpornis melanocephala
Carpornis melanocephala.jpg
Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Cotingidae
Género: Carpornis
Espécie: C. melanocephala
Nome binomial
Carpornis melanocephala
(Wied, 1820)

Carpornis melanocephala vulgarmente conhecido com sabiá-pimenta é uma ave passeriforme da família Cotingidae, endêmica da Mata-Atlântica (espécie ameaçada de extinção devido ao desmatamento) numa faixa que se estende do Alagoas até o Paraná.

Tem em média aproximadamente 20cm de comprimento e apresenta em sua penugem cores verde-olivacéo nas costas e asas, cabeça e nuca na cor negra-azulada e tons amarelos no peito. As fêmeas são muito parecidas, porém sua cabeça possui uma cor olivacéa-escura.

É um pássaro bastante territorialista e se mostra agressivos ou cantos e voos invasores. Tem um habito alimentar frugífero, preferindo os frutos da palmeira-juçara. Geralmente é encontrada sozinha, tem hábitos sedentários e é muito seletiva com os locais que canta. Vivendo principalmente na restinga e em florestas primarias.

Espécie pouco vista, diante sua raridade, timidez e por possuir o canto consistente em um curto e relativamente baixo assobio. Toda via, responde ao play-back, motivo pelo qual atualmente, ante o desenvolvimento tecnológico permite mais facilmente a utilização de gravadores digitais e potentes microfones. Sua constatação tornou-se mais fácil com a utilização do sistema de atração. [1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International 2004. Carpornis melanocephala. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. Dados de 25 de Julho 2015
  • ICMBio - disponível em: http://www.icmbio.gov.br/biodiversidade/fauna-brasileira/lista-especies/1060-sabia-pimenta-carpornis-
  • http://www.redeprofauna.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=71&evento=3
  • CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2005.
  • CBRO. Lista das aves do Brasil (2010). 8ª edição (9 de agosto de 2009). Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, Sociedade Brasileira de Ornitologia. http://www.cbro.org.br . Acesso em 11 de outubro de 2018.
  • BENCKER,G.A,MAURÍCIO,G.N.,DEVELEY,P.F.,GOERCK,JM(2006).Áreas importantes para conservação das aves no Brasil parte I – estados do domínio da Mata Atlântica. São Paulo: SAVE Brasil.
  • BUZZETTI,D.R.C. (1996).Aves de floresta de restinga em Itanhaém, litoral sul do Estado de São Paulo,Brasil. Resumos do V Congresso Brasileiro de Ornitologia, Rio de Janeiro, p103.
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Sabiá-pimenta:
Commons Categoria no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. CBRO. Lista das aves do Brasil (2010). 8ª edição (9 de agosto de 2009). Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, Sociedade Brasileira de Ornitologia. http://www.cbro.org.br . Acesso em 11 de outubro de 2018.