Catedral Nacional de Washington

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Catedral Nacional de Washington
A Catedral Nacional de Washington.
Estilo dominante Neogótico
Arquiteto George Frederick Bodley
Início da construção 1907
Fim da construção 1990 (26 anos)
Religião Anglicanismo
Diocese Diocese de Washington
Website Cathedral.org
Geografia
País  Estados Unidos
Região Avenidas Wisconsin e Massachusetts, NW.
Local  Distrito de Colúmbia
Coordenadas 38° 93′ N 77° 07′ W
The National Cathedral
Registro Nacional de Lugares Históricos
Superfície: 6 967,5 m² (área)
160,02 m (comprimento)
Adicionado ao NRHP: 3 de maio de 1974 (42 anos)
Registro NRHP: 74002170

A Igreja Catedral de São Pedro e São Paulo na Cidade e Diocese de Washington, mais conhecida como Catedral Nacional de Washington (em inglês: Washington National Cathedral), é uma catedral protestante estado-unidense localizada na capital federal, Washington, DC. É a sede da Diocese episcopaliana de Washington, que abrange outras regiões da Virgínia e de Maryland.[1] A construção da catedral foi iniciada em 29 de setembro de 1907 em estilo neogótico, quando a pedra fundamental foi colocada na presença do então presidente Theodore Roosevelt e de uma multidão de mais de 20 000 pessoas. A obra durou 83 anos. A última crista foi colocada na presença do então presidente George H. W. Bush em 1990.[2] Atualmente figura entre as 5 maiores estruturas de Washington.[3][4]

A catedral situa-se na área noroeste de Washington, na esquina das avenidas Massachusetts e Wisconsin. É a sexta maior catedral do mundo, e a segunda maior dos Estados Unidos.

A Catedral Nacional de Washington está afiliada com o Governo por una «carta» do Congresso, assinada em 6 de janeiro de 1893, mas não recebe quaisquer fundos da cidade ou do governo federal norte-americano. A Associação da Catedral Nacional recolhe donativos para a manutenção do edifício.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1792, o arquiteto Pierre L'Enfant reservou uma porção de terra em Washington, D.C. para a construção de uma catedral de "projeções nacionais". No entanto, no local foi erguida a National Portrait Gallery. Em 1891, um encontro foi realizado entre autoridades locais para a construção de uma catedral nacional. Em janeiro de 1893, dois anos após, a Fundação Protestante Episcopal da Catedral do Distrito de Colúmbia foi autorizada pelo Congresso a estabelecer uma catedral no local. O local escolhido pela organização foi o topo do Monte Saint Alban, nos arredores da capital estadunidense. Henry Yates Satterlee, o primeiro Bispo de Washington, nomeou George Frederick Bodley como arquiteto-chefe da construção. Henry Vaughan, por sua vez, foi nomeado arquiteto assistente.

A construção teve início em 29 de setembro de 1907 após um discurso cerimonial do Presidente Theodore Roosevelt, que também lançou a pedra fundamental. Em 1912, a capela "Bethlehem" foi inaugurada para serviços menores, e permanece assim até os dias atuais. Quando a construção foi reassumida após um breve hiato por conta da Primeira Guerra Mundial, ambos os arquitetos - Bodley e Vaughan - haviam morrido. O General John J. Pershing passou, então, a levantar recursos para a finalização da construção. O arquiteto estadunidense Philip Hubert Frohman assumiu o projeto e foi designado arquiteto-chefe da comissão.

Eventos nacionais[editar | editar código-fonte]

Serviços fúnebres e memoriais[editar | editar código-fonte]

Diversos eventos a nível nacional foram realizados na Catedral ao longo dos anos, incluindo:

Dados[editar | editar código-fonte]

Refração da luz nos vitrais da Catedral Nacional de Washington.
  • Metro: Cleveland Park ou Tenleytown (Metropolitano de Washington)
  • Telefone: 202 537 6207
  • Horário: de maio a setembro, dias úteis 10h-17h, sábados 10h-16h30m, domingos 8h-17h; de setembro a maio, diariamente 10h-17h
  • Visita: gratuita, doação sugerida
  • Serviços religiosos: domingos às 8h, 9h, 10h, 11h e 16h; oração diária às 16h30m

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A aparência atual da Catedral denota uma confluência de diversos estilos sob o Gótico, notável pela grande quantidade de arcos, arcobotantes, abóbodas, vitrais, esculturas sobre pedra nas paredes, e por suas três torres geminadas (duas na fachada oeste e uma sobre o transepto).

A Catedral Nacional de Washington consiste em uma nave longa e retangular, com a presença de amplos corredores e um presbitério, seccionado por um transepto. Acima do cruzeiro, a cerca de 91 metros de altura, ergue-se a Torre Gloria in Excelsis, sendo o ponto mais alto da cidade de Washington. A Galeria de Observação dos Peregrinos ocupa uma área de 3/4 do prédio e está localizada no topo das torres principais, garantindo uma ampla visão do skyline da cidade. No total, a Catedral ergue-se a 115 metros acima do nível do mar. Única em toda a América do Norte, a torre central abriga dois carrilhões de 53 sinos. A Catedral situa-se sobre uma elevação conhecida como Monte Saint Alban, numa área de 57 acres (23 hectares).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em 1980 foi decidido que a Catedral Nacional de Washington tivesse nas suas torres várias esculturas idealizadas por crianças e foi nesse sentido que foi lançado um concurso de desenho divulgado através da revista "O Mundo da National Geographic Magazine".
  • O jovem Christopher Rader ao conseguir alcançar o 3º lugar no concurso com um desenho de Darth Vader, teve direito a ter a sua arte materializada numa escultura que foi criada por Jay Carpenter e Patrick Plunkett, e colocada na torre da ala nordeste da catedral juntamente com os outros projectos vencedores deste concurso. Devido à altitude a que esta escultura está situada, ela só se consegue visualizar com a ajuda de binóculos.[7][8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catedral Nacional de Washington
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Catedral Nacional de Washington

Referências

  1. An Episcopal Dictionary of the Church (2011). «The Cathedral Church of Saint Peter and Saint Paul in the City and Diocese of Washington». The Episcopal Church. Consultado em 28 de abril de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  2. «National Cathedral celebrates Centennial Year». NPR.com. 23 de setembro de 2007. Consultado em 27 de abril de 2015. 
  3. «National Cathedral: Cathedral Figures». National Cathedral. Consultado em 27 de abril de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  4. «What is the tallest building in Washington, D.C.?». DC Like a Local. 17 de agosto de 2009. Consultado em 27 de abril de 2015. 
  5. «In Pictures: Reagan funeral». BBC Online. 12 de junho de 2004. Consultado em 28 de abril de 2015. 
  6. France-Press (20 de janeiro de 2013). «Barack Obama inicia segundo mandato presidencial neste domingo». Veja. Consultado em 28 de abril de 2015. 
  7. RAH (26 de fevereiro de 2012). «Catedral americana possui gárgula de Darth Vader». Nerdice.com. Consultado em 28 de abril de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  8. «The Star Wars Villain on the Northwest Tower». National Cathedral. Consultado em 28 de abril de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)